.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1027

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ

Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


17/5/2012


1. I Semana da Pós-Graduação em Química da UFSC

A I Semana da Pós-Graduação em Química da UFSC com o tema Ensino e Pesquisa de Excelência, será realizada entre os dias 18 e 22 de junho de 2012 no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina. A programação científica inclui 7 palestras e 4 mini-cursos abordando os mais diversos temas da Química, além de 4 sessões coordenadas com apresentação oral dos trabalhos científicos desenvolvidos pelos pós-graduandos desse Programa e apre sentação de painéis.

Detalhes sobre a programação e inscrições estão disponíveis no site www.pgquimica.ufsc.br


Fonte: Iolanda Vieira (UFSC-CFM)



2. Reuniões científicas em química medicinal e produtos naturais em Portugal no mês de novembro

Três eventos nas áreas de química medicinal e produtos naturais ocorrerão em Portugal no mês de novembro. A Terceira Reunião Nacional em Química Medicinal (The 3rd National Meeting on Medicinal Chemistry) ocorrerá em Portugal entre os dias 28 e 30 de novembro. No último dia deste evento, haverá o 1st Portuguese-Spanish-Brazilian Meeting on Medicinal Chemistry. Precedendo estes eventos, haverá também o "Natural Products and related Redox Catalysts: Basic Research and Applications", nos dias 25-27 de novembro.

Maiores informações


Fonte: Andrei Leitão (IQSC-USP)



3. Prêmio L'Oréal: inscrições prorrogadas até 18 de junho

Prêmio para Mulheres na Ciência ABC-L'Oréal-UNESCO 2012

ATENÇÃO: em função de problemas técnicos, foi prorrogado o prazo de inscrição até o dia 18 de junho


Iniciativa da L'Oréal Brasil em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Comissão Nacional da UNESCO (IBECC), o Programa "Para Mulheres na Ciência" nasceu em 2006 com a missão de ceder espaço e apoio à participação das mulheres brasileiras no cenário científico do país ao laurear o trabalho de sete jovens pesquisadoras por ano, com uma bolsa-auxílio grant no valor equivalente a vinte mil dólares.

Além de considerar os critérios fundamentais de qualidade, incentiva-se na edição de 2012 a submissão de pesquisas ligadas a sustentabilidade, em função de realização da Conferência Rio +20. Não será dada, no entanto, exclusividade para os projetos sobre o tema.

Increva seu projeto de pesquisa até 18 de junho. Você pode ser selecionada para ganhar uma Bolsa-auxílio Grant no valor, em reais, equivalente a US$ 20.000,00.

Serão Oferecidas 7 Bolsas-auxílio Grant divididas entre as seguintes áreas de pesquisa:

Ciências Físicas (1 Bolsa)
Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde (4 Bolsas)
Ciências Matemáticas (1 Bolsa)
Ciências Químicas (1 Bolsa)

Maiores informações


Fonte: Notícias da ABC



4. Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ

A Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ é uma iniciativa institucional que conta com a participação de grande número de unidades da UFRJ.

O objetivo da Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ é oferecer aos estudantes de graduação, do Brasil e exterior, uma visão abrangente da área, destacando seu caráter multi- e interdisicplinar. Para tanto, conta com a sólida experiência de vários grupos de pesquisa da UFRJ que vêm desenvolvendo pesquisas em nanociência e nanotecnologia.

A união de esforços dos grupos de diferentes áreas do conhecimento no sentido de organizar esta Escola representa uma iniciativa pioneira, que visa atender às exigências de recursos humanos de alto nível de formação. Por sua vez, reflete o espírito natural que permeia a pesquisa em nanociência e a nanotecnologia e a ciência como um todo, que é a multidisciplinariedade e as ações coletivas entre áreas e expertises variadas.

Estamos na 6ª Edição da Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ. A programação desta edição compreende conferências, palestras e atividades hands-on com atividades práticas, oferecidos por professores e pesquisadores da UFRJ. Desta forma os estudantes terão oportunidade de adquirir uma visão mais próxima e direta não somente com o pesquisador mas também com as atividades de pesquisa neste campo da ciência e tecnologia, nos próprios ambientes acadêmico-científicos onde as mesmas são desenvolvidas nesta Universidade.

A Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ é dirigida a alunos de curso de graduação e pós-graduação de quaiquer áreas, do Brasil e exterior, e que tenham motivação para aprender, disseminar e discutir os conhecimentos na dimensão nano. áreas tecnológicas, ciências básicas, ciências da saúde.

A 6ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ: "Nano, subnano e além", abordará questões relacionadas a nanobiotecnologia, nanotoxicologia, nanometrologia, nanomateriais, e muito outros temas da atualidade.

Data do Evento: 30 de Julho de 2012 a 03 de Agosto de 2012
Local (auditório a confirmar): Auditório Hélio Fraga/CCS e laboratórios no Campus da Ilha do Fundão

Maiores informações


Fonte: Luis Mauricio T. R. Lima (UFRJ)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299