.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1029

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ

Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


14/6/2012


1. III Jornada de Inverno de Química (III JOINQUI)

A III Jornada de Inverno de Química (III JOINQUI) ocorrerá em Belo Horizonte entre os dias 17-20 de julho de 2012. Trata-se de um evento bienal organizado pelo Departamento de Química da UFMG e voltado para os alunos de graduação e pós-graduação. A presença de especialistas altamente qualificados, responsáveis por palestras e minicursos que abrangem uma vasta área de conhecimentos relacionados à Química, tem contribuído de forma decisiva para o sucesso do evento, que nesse ano se encontra na terceira edição. O evento é caracterizado pelo elevado nível científico e pelo agradável clima mineiro de convivência entre os participantes.

A programação completa do evento encontra-se no site http://joinqui.qui.ufmg.br/


Fonte: Rossimiriam Pereira de Freitas (UFMG)



2. I Simpósio Temático do Instituto Eccen de Educação e Tecnologia: Cromatografia - Presente e Futuro

No "I Simpósio Temático do Instituto ECCEN®: Cromatografia – Presente e Futuro" serão enfocados e debatidos os conceitos e fundamentos das técnicas de separação da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) e da Cromatografia a Gás (CG), bastante empregadas em indústrias, laboratórios farmacêuticos, na área médica, em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, e em estudos acadêmicos.

Estas técnicas analíticas de separação hoje se constituem em importantes ferramentas para determinação de compostos orgânicos de grande relevância, como os agrotóxicos, contaminantes orgânicos emergentes, aromas, medicamentos e etc.

Por meio delas, compostos podem ser determinados, em níveis de µg/L ou ng/L (traços), e confirmados em matrizes complexas como água, solo, ar, alimentos, entre outros. O seu emprego permite estudos ambientais precisos sobre fontes de contaminação e o controle de qualidade de produtos industriais que garantem a saúde da população e a sua segurança alimentar.

Neste Simpósio, além das suas aplicações usuais, serão também apontadas as principais tendências no uso destas técnicas cromatográficas.


Benefícios do Simpósio:
- Para profissionais, técnicos e acadêmicos:
Apresentação dos conceitos e fundamentos das cromatografias líquida e a gasosa, atualização dos procedimentos e técnicas mais recentes e o compartilhamento de conhecimentos.

- Para as indústrias:
Profissionais melhor preparados e capacitados para o desenvolvimento de projetos industriais e acadêmicos, melhoria da qualidade do produto e da eficiência de processos, com conseqüentemente redução de custos e melhoria da capacidade produtiva.

- Para o mercado:
Profissionais capazes de agregar valores a novas técnicas e produtos, inserir no mercado produtos desenvolvidos com tecnologias mais avançadas e resguardar o Comércio Exterior, evitando o embargo de produtos exportados.

Palestrantes:
* Isabel Cristina Sales Fontes Jardim (Porfª. Dra. Titular MS-6 da UNICAMP)
* Fábio Augusto (Prof. Dr. Livre Docente da UNICAMP)

• Data do evento: 05 e 06 de setembro de 2012
• Duração: das 8:00 hrs às 18:00 hrs.
• Local: CIESP Campinas (Sala Azul) - Rua Padre Camargo Lacerda, 37 - Bonfim/Campinas-SP CEP: 13070-277.
• Inscrições e informações através do site: www.institutoeccen.org.br, e-mail: institutoeccen@institutoeccen.org.br


Fonte: Guilherme Gonçalves Capovilla (Instituto ECCEN)



3. V Escola de Inverno de Radiofarmácia e Radioquímica

Estão abertas no período de 04/06 a 15/06/2012 inscrições para a V Escola de Inverno de Radiofarmácia e Radioquímica, a ser realizada no Centro de Medicina Nuclear–InRad– HC–FMUSP, de 23 a 27/07/2012. O objetivo do curso é fornecer a alunos dos 3º e 4º anos de farmácia e química uma visão geral sobre radioatividade, proteção radiológica, métodos de produção de radioisótopos, síntese e marcação radioisotópica de moléculas e utilização destas no diagnóstico de doenças. Estão previstas aulas prático-expositivas sobre produção de kits liofilizados, marcação radioisotópica e ensaios de biodistri buição de radiofármacos em animais.

Clique aqui para maiores informações ou através do e-mail radiofarmacia@hcnet.usp.br


Fonte: Fabio Luiz Navarro Marques (FMUSP)



4. XIX Encontro de Química da Região Sul

"A contribuição da Química para o desenvolvimento tecnológico e sustentável"

O tema selecionado para o XIX Encontro de Química da Região Sul é "A Contribuição da Química para o Desenvolvimento Tecnológico e Sustentável". A escolha deste assunto busca avaliar a importância da Química na nossa sociedade considerando três aspectos importantes, Desenvolvimento, Tecnologia e Sustentabilidade. Neste contexto, pretende-se fomentar debates e encontrar soluções para problemas comuns. Além disso, outro objetivo importante do evento é promover o intercâmbio científico entre professores, pesquisadores e alunos das instituições envolvidas.

O evento será realizado de 07 a 09 de Novembro de 2012.

Público alvo: acadêmicos, professores, profissionais da área e empresas.

Maiores informações


Fonte: SBQ Sul



5. 6ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ

O evento será realizado de 30 de Julho de 2012 a 03 de Agosto de 2012, no Auditório Horta Barbosa (Bloco A, CT-Fundão-UFRJ) e laboratórios no Campus da Ilha do Fundão.

O objetivo da Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ é oferecer aos estudantes de graduação, do Brasil e exterior, uma visão abrangente da área, destacando seu caráter multi- e interdisicplinar. Para tanto, conta com a sólida experiência de vários grupos de pesquisa da UFRJ que vêm desenvolvendo pesquisas em nanociência e nanotecnologia.

A união de esforços dos grupos de diferentes áreas do conhecimento no sentido de organizar esta Escola representa uma iniciativa pioneira, que visa atender às exigências de recursos humanos de alto nível de formação. Por sua vez, reflete o espírito natural que permeia a pesquisa em nanociência e a nanotecnologia e a ciência como um todo, que é a multidisciplinariedade e as ações coletivas entre áreas e expertises variadas.

Estamos na 6ª Edição da Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ. A programação desta edição compreende conferências, palestras e atividades hands-on com atividades práticas, oferecidos por professores e pesquisadores da UFRJ. Desta forma os estudantes terão oportunidade de adquirir uma visão mais próxima e direta não somente com o pesquisador mas também com as atividades de pesquisa neste campo da ciência e tecnologia, nos próprios ambientes acadêmico-científicos onde as mesmas são desenvolvidas nesta Universidade.

A Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ é dirigida a alunos de curso de graduação e pós-graduação de quaiquer áreas, do Brasil e exterior, e que tenham motivação para aprender, disseminar e discutir os conhecimentos na dimensão nano. áreas tecnológicas, ciências básicas, ciências da saúde.

A 6ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ abordará questões relacionadas a nanobiotecnologia, nanotoxicologia, nanometrologia, nanomateriais, e muito outros temas da atualidade.

Maiores informações


Fonte: Luis Mauricio T. R. Lima (UFRJ)



6. IV International Workshop on Layered Materials

A UNICAMP abrigará de 26 a 28 de novembro de 2012, a quarta edição do Workshop Internacional de Materiais Lamelares. O tema do encontro, "Nature teaches, Science improves" demonstra que os trabalhos de interesse versarão sobre materiais lamelares sintéticos especialmente aqueles que representam avanços em relação aos materiais naturais e argilas. Minerais e argilas naturais quimicamente modificados também são de interesse neste evento. O Workshop acolherá contribuições orais e em forma de painéis além de apresentações convidadas e keynotes ministradas por pesquisadores de projeção na área.

O dia 29 de novembro será dedicado à Escola de Técnicas Avançadas de Caracterização de Materiais Lamelares, com seis intervenções relacionadas à técnicas convencionais e não tão convencionais de análise de materiais lamelares.

As inscrições de trabalhos devem ser feitas até 31 de julho.

Veja aqui as instruções sobre a elaboração de contribuições e outros detalhes sobre o Workshop.


Fonte: Heloise de O. Pastore (IQ-UNICAMP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299