.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1033

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ

Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


12/7/2012


1. 3rd Brazil-Spain Workshop on Organic Chemistry (3rd BSWOC)

O 3rd Brazil-Spain Workshop on Organic Chemistry (3rd BSWOC) será realizado durante o período de 3 a 5 de setembro de 2012 no Instituto de Química da Unicamp.

O evento contará com a presença de 16 palestrantes de destaque internacional, sendo 8 pesquisadores espanhóis e 8 brasileiros.

A programação nesses 3 dias será intensa e diversificada, com temas atuais da Química Orgânica. O programa também inclui uma sessão de pôsteres aberta a estudantes, professores e pesquisadores, em uma oportunidade de apresentação do estado da arte de pesquisas brasileiras na área do evento.

As inscrições já estão abertas e maiores detalhes sobre o evento podem ser obtidas no site do 3rd BSWOC ou com o prof. Carlos Roque D. Correia no email: roque@iqm.unicamp.br


Fonte: Carlos Roque Duarte Correia (UNICAMP)



2. IX Workshop sobre Preparo de Amostras

Estão abertas as inscrições para o IX Workshop sobre Preparo de Amostras. Esse importante evento será realizado no período de 23 a 26 de outubro de 2012 no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG. Vagas limitadas!

Maiores informações


Fonte: Clésia Cristina Nascentes (DQ/UFMG)



3. IV International Workshop on Layered Materials

A UNICAMP abrigará, de 26 a 28 de novembro de 2012, a quarta edição do Workshop Internacional de Materiais Lamelares. O tema do encontro, "Nature teaches, Science improves" demonstra que os trabalhos de interesse versarão sobre materiais lamelares sintéticos especialmente aqueles que representam avanços em relação aos materiais naturais e argilas. Minerais e argilas naturais quimicamente modificados também são de interesse neste evento. O Workshop acolherá contribuições orais e em forma de painéis além de apresentações convidadas e keynotes ministradas por pesquisadores de projeção na área. Veja abaixo:


Invited Lectures:

NANOCOMPOSITES FOR ENERGY APPLICATIONS AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT.
Emmanuel P. Giannelis (Cornell University, EUA)

EXFOLIATION OF LAYERED HOST COMPOUNDS INTO INORGANIC NANOSHEETS AND DESIGN OF FUNCTIONAL NANOSTRUCTURED SYSTEMS USING THEM.
Takayoshi Sasaki (International Center for Materials Nanoarchitectonics, National Institute for Materials Science, Japan)

USE OF ADVANCED CHARACTERIZATION TOOLS FOR THE DEVELOPMENT OF DETAILED STRUCTURE/PROPERTY CORRELATIONS IN LAYERED DOUBLE HYDROXIDES(LDH).
Christine Taviot-Gueho (Université Blaise Pascal, CNRS, France)


Keynote Lectures:

PROMOTING MULTI-FUNCTIONALITY IN LAYERED HYDROXIDES: FROM LUMINESCENT MAGNETS TO BIO CONJUGATES.
Pierre Rabu (University of Strasbourg, CNRS, France)

MODELING LAYERED MATERIALS BY CLASSICAL AND QUANTUM MECHANICAL APPROACHES.
Piero Ugliengo (Università di Torino, Italy)


Escola de Técnicas Avançadas de Caracterização de Materiais Lamelares

O dia 29 de novembro será dedicado à Escola de Técnicas Avançadas de Caracterização de Materiais Lamelares, com seis intervenções dedicadas à técnicas convencionais e não tão convencionais de análise de materiais lamelares. Veja abaixo as aulas do evento:

STRUCTURE ANALYSIS: NEW DEVELOPMENTS IN STRUCTURE SOLUTION, STRUCTURE REFINEMENT AND DIFFRACTION INSTRUMENTATION AND THE IMPACT ON THE SCIENCE OF LAYERED MATERIALS.
Herman Gies (Ruhr-Universität Bochum, German)

APPLICATIONS OF AUTOMATED ELECTRON DIFFRACTION TOMOGRAPHY – FRONTIERS IN NANO PARTICLE STRUCTURE SOLUTION.
Ute Kolb (Johannes Gutenberg University, German)

QUANTUM MECHANICAL SIMULATION OF LAYERED MATERIALS.
Piero Ugliengo (Università di Torino, Italy)

CHARACTERIZATION OF LAYERED MATERIALS BY X-RAY SPECTROSCOPIES.
Daniela Zanchet (Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brazil)

MULTIDISCIPLINARY APPROACH FOR THE PHYSICO-CHEMICAL CHARACTERIZATION OF SYNTHETIC LAYERED MATERIALS.
Leonardo Marchese (Università del Piemonte Orientale "A. Avogadro", Italy)

SURFACE AND PORE STRUCTURE CHARACTERIZATION OF NANOPOROUS MATERIALS.
Matthias Thommes (Quantachrome Headquarters, EUA)

As inscrições de trabalhos devem ser feitas até 31 de julho. Instruções sobre a elaboração de contribuições e outros detalhes sobre o Workshop são encontrados em www.iwlm2012.iqm.unicamp.br


Fonte: Heloise de O. Pastore (IQ-UNICAMP) e Vera Regina L. Constantino (IQ-USP)



4. 1º Simpósio Fluminense de Eletroquímica e Eletroanalítica (I SiFEE)

O 1º Simpósio Fluminense de Eletroquímica e Eletroanalítica (I SiFEE) será realizado na Escola de Engenharia da UFF, em Niterói, entre 03 e 05 de outubro de 2012 e terá por objetivo a divulgação dos trabalhos de diferentes grupos de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro nas áreas de Eletroquímica e Eletroanalítica, visando uma maior comunicação, interação e fortalecimento da área no estado.

O Simpósio consistirá de palestras e apresentações de painéis, sendo que trabalhos completos poderão ser submetidos sob a forma de artigos a um volume especial da Revista Virtual de Química. A submissão de resumos para o I SiFEE encontra-se aberta até o dia 17 de agosto e pode ser realizada na página do evento.


Fonte: Comissão Organizadora do I SiFEE






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299