.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1039

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ

Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


23/8/2012


1. I Workshop "Sustentabilidade no campo científico da Química: diálogos sobre experiências de IES paulistas, americanas e européias"

O evento objetiva reunir especialistas em Química Verde do Brasil e exterior para a apresentação de temáticas atuais da área, discussão e proposição de perspectivas para seu desenvolvimento, visando contribuir para a pesquisa e a formação de profissionais de química e educadores da área, sejam eles estudantes de graduação, pós-graduação, ou profissionais já formados e interessados em sua formação permanente.

Local: Universidade Federal de São Carlos (DQ-PPGQ-UFSCar)
Período: 29 a 31 de agosto de 2012

O evento é gratuito e conta com o apoio da FAPESP.

Mais informações


Fonte: Vânia Zuin (DQ-UFSCar)



2. CSI in Rio II – Seminário Internacional de Ciências Forenses

A segunda edição do CSI in Rio será realizada nos dias 4 e 5 de dezembro de 2012 na UFRJ. O evento tem como finalidade apresentar aos estudantes e profissionais interessados, os conhecimentos das várias áreas das ciências forenses aplicadas a casos de investigação criminal. Este ano, o CSI in Rio contará com conferencistas do Miami Police Department (Forensic Services Bureau), Medical Examiner Department (Miami Dade County), Departamento Geral de Policia Técnica Científica (Policia Civil do Estado do Rio de Janeiro) e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maiores informações


Fonte: Claudio C. Lopes (UFRJ)



3. Congresso Internacionalização da Ciência, Tecnologia e Conhecimento no Brasil Contemporâneo: Avanços e Desafios

A Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido (ABEP-UK), em parceria com a Cambridge University Brazilian Society (CUBS), têm o prazer de convidá-la(o) para o Congresso Internacionalização da Ciência, Tecnologia e Conhecimento no Brasil Contemporâneo: Avanços e Desafios. Esta será a quinta conferência realizada pela ABEP ao longo de seus 32 anos e constitui uma excelente oportunidade para networking e debate acadêmico sobre os vários aspectos da vida do pesquisador brasileiro de todas as áreas no Reino Unido.

Data: 10 de novembro de 2012
Local: Centre of Latin American Studies, University of Cambridge
          Alison Richard Building
          7 West Road
          CB3 9DT Cambridge, United Kingdom

Programação e mais informações: http://abep2012.eventbrite.co.uk


Fonte: Diretoria ABEP-UK



4. Curso de curta duração: "Water Oxidation and Dioxygen Activation"

O curso de curta duração: "Water Oxidation and Dioxygen Activation" acorrerá de 17 a 21 de setembro de 2012 das 14h00 às 18h00.

Dr. Aleksey E. Kuznetsov (Postdoctoral Associate, Chemistry Department, Duke University)

Inscrições e informações junto à secretaria do PPGQ/UFSCar: ppgq@ufscar.br


Fonte: Cristina Aparecida Motta (UFSCar)



5. Conferências Bienais Allen G. Debus

Para a 3ª Edição das Conferências Bienais Allen G. Debus, receberemos os historiadores da química: Prof. Dr. Hasok Chang, da Universidade de Cambridge, Reino Unido e o Prof. Dr. Paulo A. Porto, do Instituto de Química da USP.

Programação: 29 de Agosto de 2012

- 14 horas: Conferência Prof. Dr. Hasok Chang (Department of History and
                   Philosophy of Science University of Cambridge, Rhino Unido):
                   "Water: the long road from Aristotelian element to H2O"

- 16 horas: Conferência Prof. Dr. Paulo Alves Porto (IQ- USP): "O desenvolvimento
                   de novas substâncias na primeira metade do século XX:
                   o caso de Thomas Midgley Jr."

- 18 horas: Encerramento

Local: Auditório Principal, 1º Andar, Prédio Caio Prado, Campus Marquês de Paranaguá, PUC-SP Rua Caio Prado, 102 – São Paulo - SP

Maiores informações



Durante sua estada junto ao CESIMA- PUCSP, com apoio da FAPESP, o Prof. Chang participará da 3ª edição das Conferências Bienais Allen Debus e dará uma série de seminários, destinados aos pesquisadores associados ao CESIMA, aos estudantes do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência e ao público em geral. Se tiver interesse em participar das atividades, por favor, envie uma mensagem para cesima@pucsp.br.


Fonte: Marcia Helena Mendes Ferraz (CESIMA- PUCSP)



6. X Workshop em Física Molecular e Espectroscopia (WFME)

Inscreva seu trabalho no X Workshop em Física Molecular e Espectroscopia (WFME), a ser realizado em Recife-PE, no período de 11 a 14 de novembro de 2012. O evento visa propiciar um ambiente para discussão e difusão de pesquisa entre grupos ligados à espectroscopia e áreas afins, congregando teóricos e experimentais, em Física, Química e interfaces.

O prazo para envio de inscrições e resumos é 31/08/2012.

Confira mais detalhes no endereço http://www.ufpe.br/xwfme/.

E-mail de contato: 10wfme@gmail.com


Fonte: Hélcio José Batista (UFRPE)



7. Feira de composites e poliuretano - FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2012

A FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR 2012 - Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia acontecerá de 6 a 8 de novembro no Pavilhão Verde, do Expo Center Norte, em São Paulo, SP, Brasil. Paralelamente à exposição de produtos, haverá mais de 100 palestras técnicas sobre matérias-primas, equipamentos e outras tecnologias para a utilização e fabricação de peças em composites (plástico reforçado), poliuretano e plásticos de engenharia. A entrada é gratuita na exposição e nas palestras.

Maiores informações


Fonte: Mauricio Mino (Grupo Artsim)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299