.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1042

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ

Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


13/9/2012


1. 6th ChemComm International Symposium

The 6th ChemComm International Symposium will take place in Brazil in November 2012, the first ever RSC Journal Roadshow to take place in South America. The purpose of RSC journal symposia is to bring together scientists in a stimulating and friendly environment that will foster collaborations between the researchers and the universities involved in the meetings.

The symposium will feature two one-day meetings. Each one day meeting will feature a selection of stimulating lectures reflecting the academic and industrial breadth of green chemistry, biofuels, sustainable energy, bioprocess including photosynthesis and catalysis (organic chemistry), delivered by internationally recognised researchers. The first one-day meeting will be held at FAPESP, São Paulo. The second one-day meeting will be held in COPPE-UFRJ, Rio de Janeiro. The symposium is organised by Chemical Communications, the Royal Society of Chemistry and the local host organisations.

The symposium will appeal to academic and industrial scientists with an interest in organic chemistry, green chemistry or catalysis towards sustainable energy. Attendance at the symposium is free of charge and student participation is strongly encouraged.

We welcome and encourage posters at all two events, please contact the Editor for more information.

The 6th International ChemComm symposium will take place as follows:

  • Monday 5th November 2012 - FAPESP, São Paulo

  • Thursday 8th November 2012 - COPPE-UFRJ, Rio de Janeiro.

More information


Fonte: Elizabeth Magalhães (Royal Society of Chemistry)



2. Congresso Argentino de Fisicoquímica y Química Inorgánica

O Congresso será realizado em Rosario, na provincia de Santa Fe, Argentina, de 9 a 12 de abril de 2013 no Centro de Eventos y Convenciones Metropolitano e contará com a participação de profissionais da área de Fisico-química e Química Inorgánica de nosso pais e também do exterior, além de ter como público alvo os estudantes de pós-graduação. As atividades previstas propiciam a interdisciplinaridade com outros campos da Ciência, alentando a discussão de temas de interesse comuns da Química, Física e Biología.

Maiores informações


Fonte: Gabriela Ledesma (Universidad Nacional de Rosario)



3. Seminários Temáticos sobre Técnicas de Determinação de Mecanismos de Reações

Os seminários ocorrerão no Departamento de Química, ICEX/UFMG nos dias 15 e 16 de Outubro. Os participantes conhecerão algumas das técnicas e métodos utilizados na determinação de mecanismos de reações. O número de participantes será limitado para criar um ambiente com melhor aproveitamento dos assuntos abordados.

Os interessados devem solicitar a inscrição via e-mail (tasb@ufmg.br) até 05/10/2012. O número de participantes será limitado.

Maiores informações


Fonte: Lucas Ferreira de Paula (IQUFU/UFU)



4. I Escola Internacional de Corantes: Análise, Degradação e Toxicidade

É com prazer que o grupo de pesquisadores do projeto temático FAPESP n° 2008/10449-7 convida todos para participar do I Workshop do Projeto Temático "Avaliação da Ocorrência, Toxicidade/Genotoxidade e Processos para Degradação de Corantes em Efluentes e Águas Superficiais", que será realizado no dia 21 de setembro de 2012 no Instituto de Química da UNESP em Araraquara/SP.

Este 1° Workshop visa abrir um fórum de discussão na área de corantes sob a perspectiva da Química, Ciências Ambientais e Toxicologia. Para isto pretende propiciar a discussão dos resultados obtidos nos dois anos de desenvolvimento do projeto, motivar novas perspectivas de trabalho, colocar as diversas áreas envolvidas em contacto, propiciar o avanço destas áreas no projeto, bem como discutir os temas com pesquisadores da comunidade Brasileira e estrangeiros O evento é de grande importância, pois além de promover a discussão sobre a contaminação e problemas toxicológicos e ecológicos de corantes em geral no ambiente, trará soluções de tratamento dando subsídios para o fortalecimento da regulamentação vigente sobre qualidade das águas e o controle e prevenção da poluição aquática.

Os participantes do evento serão os professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como bolsistas de treinamento técnico do Instituto de Química de Araraquara/UNESP, Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP, Faculdade de Tecnologia/UNICAMP e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP, além do público externo como profissionais da indústria, saneamento e governo, além de pesquisadores e alunos de outros grupos de pesquisa interessados no tema.

Para o evento foram convidados pesquisadores estrangeiros de reconhecida competência que já vêm cooperando com o projeto temático, que irão expor suas visões sobre o tema e também os resultados de suas pesquisas mais recentes na área de estudo sobre corantes.

Maiores informações


Fonte: Guilherme Julião Zocolo (IQ-UNESP)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299