.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1045

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ

Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


4/10/2012


1. II Simpósio de Pós-Graduação em Química e I Simpósio Integrado da Graduação e Pós-Graduação em Química

O tema deste Simpósio surgiu da necessidade da abordar temas importantes e atuais no meio acadêmico, com o objetivo principal de complementar a formação do graduando e pós-graduando em Química, por meio de uma discussão ampla envolvendo as diferentes áreas do conhecimento.

O Simpósio está sendo organizado por uma comissão composta de docentes, pós–graduandos, graduanos e funcionários do Departamento de Química e Ciências Ambientais. O Simpósio tem como público alvo os docentes, discentes e funcionários da UNESP (de São José do Rio Preto e outros campi) e de outras universidades, bem como ex-alunos, profissionais da área e interessados pelos temas. Aos inscritos são oferecidos palestras e eventos socioculturais. O I Simpósio da Pós – Graduação em Química ocorreu em agosto de 2010. Desde então, a proposta é realizá-lo bianualmente, dessa forma em 2012 ocorrerá mais uma edição com a integração dos alunos de graduação e pós-graduação.

O tema central do Simpósio será "Ética na Pesquisa e Energia Renovável" tendo como foco principal a abordagem da ética frente às áreas científicas e sociais, pela abrangência e a importância do tema.

As pesquisas visando novas fontes de energia sustentáveis são uma necessidade no cenário mundial. Um ponto particularmente importante é mitigar os impactos negativos das fontes já existentes e desenvolver novas tecnologias que se enquadrem no formato sustentável, tendo a ética como compromisso.


Fonte: Márcia Cristina Bisinoti (UNESP-SJRP)



2. Biofuels : current issues and environmental implications

At 245th ACS National Meeting & Exposition New Orleans, Louisiana
April 7 – 11, 2013
Abstract Deadline: October 15, 2012

Description:

This symposium invites presentations on *biofuels*, including bioethanol, biodiesel, fuels from other renewable sources and their co-products.

Topics of interest include, but are not limited to, recent research on:
Biofuel vs. food issues,
Life cycle analysis and sustainability,
Biodiesel production methods and promising uses of co-products,
Chemistry of biofuels: molecular composition and oxidative stability,
Environmental impacts: air (emissions and atmospheric chemistry), water and soil.

Please submit your abstracts using the ACS Abstract Submission System (PACS). Any other inquiries should be directed to the Symposium organizers: Jailson B. de Andrade (jailsondeandrade@gmail.com) e Daniel Grosjean (danielgrosjean77@gmail.com)

National Institute of Science & Technology for Energy and Environment, Federal University of Bahia, Salvador, Bahia, Brazil.


Fonte: Jailson de Andrade (UFBA)



3. I Curso em Criotécnicas

O I Curso em Criotécnicas: Métodos modernos de visualização de células e antígenos - Criotécnicas: criofixação, crioultramicrotomia, crio-substituição: Teoria e Treinamento visa capacitar pesquisadores e técnicos das diversas universidades baianas e institutos de pesquisa nas mais modernas técnicas de microscopia eletrônica. O curso será realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia, durante o período de 19 a 23 de novembro de 2012.

Maiores informações estão disponíveis no sitio da UESC.


Fonte: Pedro Mangabeira (UESC)



4. Workshop "Identificação, síntese e aplicação de semioquímicos de insetos"

O Workshop "Identificação, síntese e aplicação de semioquímicos de insetos" faz parte do Projeto PROCAD - CAPES entre os Departamentos de Química da UFSCar, UFPR e UFS e é aberto a todos os interessados. Não é necessário fazer inscrição. Será realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2012, no Auditório 1, DQ-UFSCar.

Programa

25/10
9:00 h, Profa. Dra. Arlene G. Corrêa, LSPN-UFSCar
9:45 h, café
10:00h, Dras. Andreia P. Matos e Ana Paula Terezan, PN-UFSCar
12:00h, almoço
14:00h, Anna M. Deobald e Marcelo M. de Paiva, LSPN-UFSCar
15:00h, café
15:30h, Dra. Rosylaine A. Pereira, UNESP - Botucatu
16:30h, Profa. Dra. Mara C. Pinto, UNESP - Araraquara

26/10
9:00h, Profa. Dra. Valeria R. S. Moraes, DQ-UFS
10:00h, café
10:15h Profa. Dra. Beatriz H. L. N. S. Maia, DQ-UFPR
11:15 h, Prof. Dr. Francisco de Assis Marques, DQ-UFPR
12:15h, encerramento e almoço

Para maiores informações: agcorrea@ufscar.br


Fonte: Arlene G. Corrêa (DQ-UFSCar)







SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299