.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1056

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

20/12/2012


1. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (VII EPPEQ)

O VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (VII EPPEQ) será realizado entre os dias 23 e 25 de outubro de 2013, em Santo André (SP), na Universidade Federal do ABC (UFABC) e terá como tema "A interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na formação de professores de química". O evento tem como finalidade articular os pesquisadores da área de Ensino de Química de todo o país, especialmente do Estado de São Paulo, criando espaços para discussão e consolidando grupos que possam contribuir para o fortalecimento da área. Além da participação os professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino médio e fundamental, o evento será aberto à participação da comunidade acadêmica em geral. Para 2013, nossa expectativa é receber por volta de 400 inscrições.

Maiores informações


Fonte: Maisa Helena Altarugio (UFABC)



2. Smart Coatings 2013

A conferência Smart Coatings acontecerá entre os dias 20-22 de fevereiro em Orlando na Florida.

Trata-se de um simpósio dedicado a materiais inteligentes, revestimentos, e polímeros funcionalizados.

Entre os tópicos abordados:
Stimuli responsive materials
Polymer brushes and nano-composite coatings
Bio-active polymers and par ticles
Self-assembling polymers and coatings
Nano-particles and nanopaterning
Superhydrophobic and antifouling coatings
Advanced functional polymers and coatings
Self-healing, self-cleaning and self-stratifying polymers
Autonomous corrosion detection and prevention

e-mail para contato: admin@smartcoatings.org - Dr. Jamil Baghdachi

Maiores informações


Fonte: Adriana Freire Lubambo (UFPR)



3. Minicurso de Cristalografia Básica e de Método de Rietveld - 2013

O Laboratório Computacional de Análises Cristalográficas e Cristalinas (LabCACC) do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e a Empresa NOX Consultoria e Treinamento LTDA estão organizando um minicurso de 4 dias sobre o Método de Rietveld (MR2013), sendo um dia para ensino de cristalografia, onde serão fornecidos os conceitos básicos para a compreensão do método de Rietveld. O minicurso será entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2013 no Instituto de Química – UNESP, campus Araraquara. O período de inscrições vai de 19 de novembro de 2012 a 8 de fevereiro de 2013.

Serão 5 instrutores de grande experiência com o método de Rietveld e em minicursos sobre o método. Carlos de Oliveira Paiva Santos - Instituto de Química – UNESP, Fabio Furlan Ferreira - Centro de Ciências Naturais e Humanas - UFABC – SP, Flavio Machado de Souza Carvalho - Instituto de Geociências - USP-SP, Selma Gutierrez Antonio - Instituto de Química - UNESP e Vera Lucia Mazzocchi - IPEN – SP. Alguns monitores servirão de elo entre os instrutores e os participantes, resolvendo dúvidas básicas ou levando aos instrutores as questões para o melhor esclarecimento.

Maiores informações


Fonte: Diego Luiz Tita (IQ-UNESP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299