.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1068

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

28/3/2013


1. XII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais

Está aberta a submissão de trabalhos para o XII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), que será realizado em Campos do Jordão, no Convention Center, de 29 de setembro a 3 de outubro de 2013.

O evento aceita propostas de trabalhos nas áreas de seus 16 simpósios, que cobrem os mais variados temas da pesquisa em materiais e suas aplicações (materiais orgânicos, inorgânicos, metálicos e híbridos; sol-gel; materiais para energia renovável e meio ambiente; biomateriais; nanociência e nanotecnologia; modelagem teórica de materiais; técnicas avançadas para caracterização de materiais; ensino em materiais, e engenharia e comercialização de materiais eletrônicos e biomateriais). Pesquisadores que atuam em áreas não relacionadas às dos simpósios poderão participar com trabalhos na forma de painéis na sessão "P". A submissão de resumos pode ser realizada pelo site do evento até o dia 20 de maio.

O encontro anual da SBPMat é um fórum tradicional dedicado aos recentes avanços e perspectivas em ciência e tecnologia de materiais. O evento vem reunindo uma quantidade crescente de participantes. Na sua edição de 2012, congregou mais de 1.700 participantes das cinco regiões do Brasil e de outros 26 países.

Mais informações, inscrições e submissão de resumos, no site: http://sbpmat.org.br/12encontro/.


Fonte: Verónica Savignano (SBPMat)



2. 8ª Escola de Eletroquímica

A 8ª Escola de Eletroquímica foi transformada neste ano na "São Paulo School of Advanced Sciences on Electrochemistry, Energy Conversion and Storage (SPASECS)" com o apoio financeiro da FAPESP e será realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo do 7 a 14 de dezembro de 2013, em São Paulo. O evento é destinado a alunos de doutorado, recém-doutores e profissionais de indústria. Neste ano teremos a presença de professores do Reino Unido, Estados Unidos, França e Alemanha participando como conferencistas, motivo pelo qual a escola será em inglês. Considerando que neste curso será desenvolvida parte teó rica e experimental, o número máximo de participantes será de 80.

Será realizada uma seleção prévia dos inscritos. Aqueles que forem selecionados e não residam na cidade de São Paulo receberão um auxílio que inclui passagem, alojamento e refeições. As inscrições serão aceitas até o 28 de julho de 2013. A programação completa, assim como outras informações pode ser encontrada na página do evento.


Fonte: Roberto Manuel Torresi (IQUSP)



3. IV Bionatural e III Workshop de Química de Microorganismos

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFPA e a Rede SISBIOTA/LaBioMMi/UFSCar realizaram o IV Bionatural e III Workshop de Química de Microorganismos no período de 09 a 12 de abril de 2013 no "Beira Rio Hotel", Belém - PA. O evento contará com a presença de professores renomados do Brasil na área de Química de Produtos Naturais e também com a presença do professor Dr. Gary Strobel da Montana State University/USA, sumidade em Fungos Endofíticos.

Maiores informações


Fonte: Patrícia Santana Barbosa Marinho (UFPA)



4. Conferencia Internacional sobre Comunicación Pública de la Ciencia y la Tecnología (PCST)

La Conferencia Internacional sobre Comunicación Pública de la Ciencia y la Tecnología (PCST), llega a América Latina por primera vez en 2014 y se llevará a cabo en Salvador, Brasil, del 5 al 8 de mayo. Las conferencias anteriores han sido celebradas en cada uno de los otros continentes. El tema principal de PCST 2014 es "Divulgación de la Ciencia para la inclusión social y el compromiso político".

Visite nuestro sitio en http://www.pcst-2014.org/index.php/es/


Fonte: Luisa Massarani (Presidenta de la PCST-2014)


5. III Workshop em Microfluídica 2013

O III Workshop em Microfluídica 2013 será realizado nos dias 18 e 19 de julho de 2013, no auditório do Anel, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas. A microfluídica possui aplicações em muitos setores industriais, cobrindo áreas tão diferentes como a Biologia, Medicina, Química, Engenharia de Processos, Transportes, Ciências Ambientais, Microeletrônica, dentre outras. O objetivo desse evento é fomentar a cooperação no domínio da microfluídica, reunindo pesquisadores que trabalham nesta área fortemente multidisciplinar.

Maiores informações podem ser obtidas na homepage do evento.


Fonte: Wendell Karlos Tomazelli Coltro (IQ-UFG)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299