.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1072

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

25/4/2013


1. Abertas as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Química Bioinorgânica

100 alunos do mundo todo terão sua participação custeada pela FAPESP

Estão abertas as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) a ser realizada de 30 de junho a 5 de julho de 2013 no Centro de Convenções da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Araquarara, interior de São Paulo. Este ano o tema a ser abordado é Química Bioorgânica, envolvendo aspectos de produtos naturais, química medicinal, síntese e métodos espectroscópicos.

Serão selecionados 50 estudantes estrangeiros e 50 brasileiros que terão suporte financeiro (transporte, acomodação e alimentação).

O evento contará com a presença de profissionais renomados como Paul Wender, Steve Ley e Christian Griesinger que discutirão as grandes contribuições da química para a medicina com palestras sobre terapias transformadoras para Aids, Alzheimer e câncer, química e oncologia, biologia e química medicinal, polímeros a serviço da medicina e produtos naturais a partir de estudos para a medicina.

A Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) é um programa de pesquisa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) que oferece cursos de curta duração em ciência e tecnologia avançada e contribui para o desenvolvimento acadêmico dos participantes e reune os principais cientistas do mundo. O programa é organizado pela UNESP e apoiado pela FAPESP que investe financeiramente na seleção de estudantes de todo o mundo.

Sobre a Unesp

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) foi criada em 1976 e está presente em quase todos os campos das ciências experimentais e teóricos, tais como: engenharia, saúde, comunicação, humanidades, ciências sociais e artes, entre outros. É uma das universidades mais importantes e maiores do Brasil.

A Unesp é também um modelo bem sucedido de universidade multicampus no Brasil. Esta característica única permite atividades intensas e diversificadas em São Paulo, o estado mais desenvolvido do país. Sua influência pode ser reconhecida pelo nível de desenvolvimento regional, onde seus campi estão localizados: um na capital e outras 22 unidades distribuídas estrategicamente em todo o Estado.

O Instituto de Química está localizado no Campus de Araraquara, no coração do Estado de São Paulo, a 270 km da capital.

Com uma população estimada em 200.000 habitantes, Araraquara tem um complexo industrial diversificado e se destaca por seu papel na cultura da cana-de-açúcar brasileira e na produção de frutos cítricos.

Mais informações e inscrições no site do evento.


Fonte: Marilena Furlaneto (Furla Comunicação)


2. 2ª Escola de Inverno em Ecologia Química

A 2ª Escola de Inverno em Ecologia Química ocorrerá no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e contará com a presença de grandes especialistas nessa área do conhecimento que ministrarão distintos cursos durante os dias do evento. A escola é destinada fundamentalmente para alunos de graduação e pós graduação, e tem como principal objetivo a capacitação, treinamento e fortalecimento dos estudantes nessa área notadamente multidisciplinar. A escola será realizada de 17 a 21 de Junho de 2013, e todas as informações podem ser obtidas no site www.eineq2013.com.br.


Fonte: Paulo H. G. Zarbin (UFPR)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299