.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1073

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

2/5/2013


1. II Semana da Pós-Graduação em Química da UFSC

A II Semana da Pós-Graduação em Química da UFSC está com as inscrições abertas até 31 de maio. Com o tema "42 anos Formando Profissionais de Excelência", o evento será realizado entre os dias 17 e 21 de junho de 2013, no Departamento de Química da Universidade. A programação científica e as inscrições (gratuitas) estão disponíveis no site: www.spgquimica.ufsc.br.

O objetivo do evento é divulgar os avanços da Química nas suas áreas de concentração e as pesquisas desenvolvidas em seu Programa de Pós-Graduação (PPGQMC) e no Brasil, bem como incentivar a troca de conhecimentos, estabelecimento de parcerias e convênios de cooperação entre os participantes.

O encontro contará com a realização de palestras e minicursos oferecidos por pesquisadores de destaque internacional. Além de sessões coordenadas com apresentação oral dos pós-graduandos, as quais tratarão sobre os trabalhos científicos desenvolvidos nas diferentes áreas do conhecimento e grupos de pesquisas do PPGQMC.


Fonte: Iolanda Cruz Vieira (UFSC)


2. Semana da Química Ambiental

A Semana da Química Ambiental foi criada com o propósito de complementar a formação dos alunos de graduação e pós-graduação do curso de Química e Química Ambiental, mostrando um leque de possibilidades de atuação profissional por propiciar parcerias com outras áreas do conhecimento.

Participam da Semana alunos e docentes da UNESP (de São José do Rio Preto e outros campi) e de outras universidades, assim como egressos, profissionais da área e interessados pelos temas abordados. Esse ano a X Semana de Química Ambiental completa uma década de atividades e terá como tema "Trans[formando] Profissionais para o Futuro", e apresentará as possíveis áreas de atuação para os futuros profissionais de química, de forma a contemplar a recente reestruturação do curso, oferecido como Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Ambiental.

Os participantes contaram com Minicursos, Palestras, Mesas Redondas e Atividades Socioculturais.

A Semana de Química Ambiental do IBILCE - UNESP é organizada por uma comissão de alunos, que contam com a assessoria de docentes e funcionários do Departamento de Química e Ciências Ambientais.

O evento ocorre de 20 a 24 de maio deste ano, na UNESP - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) - Câmpus de São José do Rio Preto.

Todas as informações e inscrição estão disponíveis no site do evento.


Fonte: Monica Sanção Ferreira (UNESP-IBILCE)


3. Inscrições abertas para o Fórum de Educação em Química 2013

CTC/PUC-Rio promove evento voltado para professores de Química do Ensino Médio interessados em aumentar o interesse pela matéria

Todo professor tem o mesmo objetivo: fazer com que seus alunos se encantem por sua matéria. Pensando nisso, o Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) realiza o "Fórum de Educação em Química 2013". Na edição deste ano, que acontece no dia 09 de julho na Universidade, o foco está nas Olimpíadas de Química como estratégia para um ensino mais atraente da matéria.

O evento, que será no Auditório Padre Anchieta, na PUC-Rio, das 9h às 18h, segue as recomendações da União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) e da UNESCO de se realizar atividades que aumentem o interesse e gerem entusiasmo para o futuro criativo da Química. Ao mesmo tempo, a PUC-Rio pretende contribuir para o sucesso do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, incentivando professores e alunos do Rio de Janeiro a participarem com mais alunos e todos cada vez mais competitivos.

Composto por palestras, seminários e mesa redonda, o encontro contará com a presença de profissionais qualificados na área. A abertura será feita por André Silva Pimentel, professor da PUC-Rio e coordenador do Fórum. O evento contará ainda com a participação do Prof. Sérgio Maia Melo, Coordenador Geral da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), do Prof. Ademar Celedônio Guimarães Jr., Diretor de Ensino do Colégio Ari de Sá (o colégio brasileiro mais vitorioso em todas as Olimpíadas de Química), do Prof. José Guerchon, Professor do Depto. de Química da PUC-Rio e coordenador do premiado projeto Mídias Digitais, do MEC, além dos professores Francisco Ferreira Dantas Filho, Coordenador da Olimpíada de Química do Sertão Paraibano, responsável pelo engajamento de 14 mil alunos na competição, e Ivano Gutz, grande incentivador da carreira de Química no Estado de São Paulo.

As inscrições estão limitadas a 150 vagas e podem ser feitas até 08 de julho por meio do site do evento. Ao custo de R$ 50,00 (cinquenta reais), o valor deve ser pago via depósito bancário em nome de Faculdades Católicas, CNPJ 33.555.921/0001-70, Banco Itaú, agência 1108, conta-corrente 21.210-9. Com o comprovante em mãos, basta enviá-lo para piuespuc@puc-rio.br para confirmar a inscrição.

Inscrições e programação


Fonte: Maria Estrella (Approach Comunicação Integrada)


4. Conferência "Modern Topics in Magnetic Resonance"

O Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQUSP) organiza, entre os dias 15 e 17 de maio, a conferência "Modern Topics in Magnetic Resonance", que será realizada no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária em São Paulo.

No encontro, que faz parte das Conferências USP, especialistas brasileiros e estrangeiros debaterão novidades em métodos de ressonância magnética nuclear e ressonância paramagnética eletrônica aplicados ao estudo estrutural de macromoléculas.

Entre os palestrantes com presença confirmada estão Rafael Brüschweiler (Florida State University e National High Magnetic Field Laboratory, Estados Unidos), Christian Griesinger (Max Planck Institute für Biophysikalische Chemie, Alemanha) e Jack Freed (Cornnel University, Estados Unidos).

Para maiores informações, programação e inscrições, clique aqui.


Fonte: Roberto Kopke Salinas (IQUSP)


5. 1ª Escola de Inverno de Quimiometria

A partir de 12 de maio de 2013 estarão abertas as inscrições para a 1ª Escola de Inverno de Quimiometria que será realizada de 26 a 30 de agosto de 2013 no Departamento de Química da UFSCar (São Carlos - SP).

Maiores informações


Fonte: Edenir Rodrigues Pereira Filho (UFSCar)


6. Seminário Emergência Química - Risco, Saúde e Meio Ambiente na Produção, Manejo e Transporte de Produtos Químicos

Programação: sábado, 18/05/2013 - 08h00 - 17h00

08h00 - Entrega de credenciais e inscrições no local.

08h30 - Abertura.
Dr. Milton Chagas - Presidente da Associação Paulista de Medicina de Tráfego


08h40 - O risco e a percepção do risco da exposição a substâncias químicas.
Prof. Dr. Flavio A. D. Zambrone - IBTox.

09h00 - Programas de Saúde Ocupacional: Obrigações e recomendações. Responsabilidade: o que fazer e como fazer.
Prof. Dr. Luiz Carlos Morrone - FMSCSP.

09h20 - Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) na indústria do Petróleo e Gás. A prospecção, produção, transporte e distribuição.
Dr. Leonardo Mitidiero - Petrobrás.

09h40 - O atendimento ao Acidente de Tráfego no transporte de Produtos Perigosos.
Capitão Luciano Luiz - Corpo de Bombeiros de São Paulo.

10h00 - Coffee break

10h30 - Informações necessárias para os médicos (Toxicologia X FISPQ e FE).
Luiz Shizuo Harayashiki - ABIQUIM

10h50 - Cloro e seus derivados: produção, manejo e transporte.
Elias de Oliveira - Abiclor

11h10 - A logística paradoxal no transporte de produtos perigosos e produtos alimentícios.
Dr. Henrique Naoki Shimabukuro - Abramet.

11h30- Almoço

13h30 - O Transporte de nitrato de amônio, nitrato de potássio e nitrato de sódio nas estradas paulistas.
Dr. André Ramos Barbosa – Vale Fertilizantes

13h50 - Transporte, Risco, Saúde e Meio Ambiente na produção de químicos - Responsabilidades.
Leila Zuccari - Rhodia / Solvay/ABICLOR.

14h10 - O atendimento médico ao acidentado no transporte de produtos químicos.
Falta palestrante

14h30 - coffee break

15h00 - O Estado e as Emergências Químicas.
Dra. Maria Cecilia Damasceno - Secretaria Estadual da Saúde.

15h20 - Atendimento ao acidente no transporte terrestre de Produtos Perigosos: a visão do órgão ambiental.
Jorge Luis Nobre Gouveia - CETESB.

15h40 - 0800 médico. Apresentação do projeto de informações de saúde para emergências químicas.
Prof. Dr. Flavio A. D. Zambrone - IBtox.

16h20 - Proposta e discussão.
Prof. Dr. Flavio A. D. Zambrone e Dr. Henrique N. Shimabukuro e Dra. Maria Cecilia Damasceno.

16h40 - Confraternização.

17h00 - Encerramento.

Maiores informações


Fonte: Monique Duarte (APM)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299