.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1076

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

6/6/2013


1. II Simpósio de Educação Química de Sergipe (II - SEQSE)

No período de 04 a 06 de Junho na Faculdade Pio Décimo (Aracaju-SE) estará sendo realizado o II Simpósio de Educação Químca de Sergipe (II - SEQSE), e este ano tem como tema "Educação Química e Sustentabilidade". Na programação teremos: minicursos, palestras e aprsesentações de trabalhos.

Maiores informações


Fonte: Lenalda Dias dos Santos (Faculdade Pio Décimo)


2. Curso de Ressonância Magnética Nuclear Aplicada, intitulado como Escola Itinerante de Química Medicinal no RS

Esta atividade é uma iniciativa de professores de Química Farmacêutica e Medicinal do Rio Grande do Sul (UFRGS, UFSM, UNIPAMPA, UFPEL, CNPq) que foi aprovada em Edital da Divisão de Química Medicinal da Sociedade Brasileira de Química, o evento será realizado nos dias 15 a 19 de julho de 2013, onde abrangerá um número total de 130 alunos de graduação, pós-graduação e profissionais. Inscrições até o dia 31 de maio, através do link:

Contato e maiores informações
E-mail: eiqm2013@ufrgs.br
Facebook: Escola Itinerante de Química Medicinal


Fonte: Escola Itinerante de Química Medicinal no RS (UFRGS)


3. 17º Simpósio Brasileiro de Química Teórica (SBQT)

Estão abertas até 30 de Junho as inscrições para o 17º Simpósio Brasileiro de Química Teórica (SBQT) que ocorrerá no período de 24 a 28 de novembro de 2013 no aprazível hotel Vila Galé, localizado em Angra dos Reis (RJ). O SBQT reunirá pesquisadores renomados, estudantes e cientistas que apresentarão resultados de pesquisas teóricas e computacionais em variados campos da química, física e biologia. Os Proceedings do evento serão publicados em edição especial do Journal of Molecular Modelling, editado pela Springer. O 17º SBQT será uma oportunidade ímpar para variadas discussões e trocas de experiências em um ambiente inter e multidisciplinar.

Maiores informações


Fonte: Itamar Borges Jr. (IME)


4. Prorrogadas para o dia 7 de junho as inscrições para o II Curso de Ecologia Química Aplicada na Agricultura

Foi prorrogado para o dia 07 de junho de 2013, o prazo para se inscrever no II Curso de Ecologia Química Aplicada na Agricultura, promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, no período de 01 a 05 de julho de 2013. Estão sendo oferecidas 40 vagas para estudantes de pós-graduação das áreas de agronomia, química, biologia, entre outras relacionadas, além de técnicos agrícolas, extensionistas, pesquisadores, profissionais de empresas de insumos agrícolas, professores de universidades e tecnólogos.

O objetivo do Curso é capacitar os participantes em técnicas e metodologias de pesquisa para isolamento e identificação de semioquímicos, tais como feromônios, na avaliação comportamental de insetos e na aplicação no manejo de pragas agrícolas. Para melhor aproveitamento do curso, é necessário ter conhecimentos de química – no mínimo, o curso de química geral - e biologia. A inscrição pode ser feita através deste link.


Aulas serão ministradas por professores de universidades brasileiras e internacionais

A coordenação técnica do Curso está a cargo dos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - Miguel Borges, Maria Carolina Blassioli Moraes e Raúl Laumann. Além deles, participarão também como instrutores professores de universidades federais brasileiras - Lavras (UFLA), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Brasília (UnB), Martin Pareja, Josué Sant ́Ana e Carlos Kleber, respectivamente – e a professora da Universidade Federal da Argentina, Romina Barrozo.

O conteúdo programático será ministrado a partir de aulas teóricas, abrangendo os seguintes tópicos: Introdução a métodos químicos usados em Ecologia Química; bioensaios e outras técnicas de análise de atividade biológica de semioquímicos; estatística aplicada à Ecologia Química e aplicação da Ecologia Química no manejo de pragas.


Feromônios: aliados no controle biológico de pragas agrícolas

A ecologia química se baseia no estudo de sinais químicos emitidos por insetos e plantas para se comunicarem. Alguns destes sinais químicos, como os feromônios, são liberados pelos insetos e transportados na atmosfera, sendo, por vezes essenciais na comunicação e interação entre os indivíduos da mesma espécie, com os próprios predadores ou inimigos naturais e as plantas.

Os feromônios emitidos e captados no meio ambiente por indivíduos da mesma espécie apresentam grande influência no comportamento destes animais na captura de alimentos e no processo reprodutivo, como dispositivo de atração sexual.

Os cientistas da Embrapa reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para compreender melhor o mecanismo comportamental dos insetos visando, assim, o desenvolvimento de novas metodologias a serem utilizadas no controle e manejo de insetos-praga.

O trabalho de pesquisa desenvolvido na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em parceria com outras unidades da Embrapa - Amazônia! Ocidental, Arroz e Feijão e Clima Temperado - envolve o estudo de diferentes tipos de insetos-praga, dentre os quais podem ser citados: percevejos da soja e arroz, mariposas do milho, coleópteros de algodão e a broca do fruto do cupuaçu.

Segundo o pesquisador Miguel Borges, um dos coordenadores do curso, o controle biológico de pragas é um método racional e sadio! . Essa tecnologia tem como premissa básica o investimento no uso de dispositivos naturais para o controle de insetos-praga de culturas agrícolas e, consequentemente, reduzir ao máximo o uso de defensivos químicos nas lavouras.

O resultado desta pesquisa tem como proposta disponibilizar para a agricultura familiar e o agronegócio uma tecnologia limpa e impactante tanto do ponto de vista socioambiental como do econômico.

Neste contexto, os produtos de uso agrícola, derivados de feromônios têm se apresentado como fortes aliados da sustentabilidade na agricultura e têm um mercado crescente frente à economia mundial, com 30% do mercado de biopesticidas no mundo, atrás apenas dos inseticidas bacterianos e botânicos.

No Brasil, as tecnologias baseadas no uso de feromônios já resultaram em mais de 15 produtos registrado s e outros em fase de registro. A aplicação de! ssas tecnologias está em expansão para o controle de insetos-praga de diversas culturas agrícolas, como o dendê, a maçã, a goiaba, a uva, a cana-de-açúcar dentre várias outras, no Brasil e no exterior.

Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br


Fonte: Maria Fernanda Diniz Avidos (Embrapa)


5. VI Escola Temática em Química da UFRJ

A VI Escola Temática em Química acontecerá no período de 13 a 15 de agosto de 2013 e tem como tema central Biodiversidade, Química e Biologia. Nessa edição será homenageado o Professor Antonio Paes de Carvalho, Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O Professor Paes de Carvalho fundou em 1983 e presidiu até 1990 a primeira empresa brasileira de biotecnologia vegetal (Biomatrix S.A., incorporada ao Grupo Agroceres em 1985). Foi fundador e presidente da ABRABI - Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia (1986-2006). Foi o idealizador (1986-8), secretário geral (1988-1997) e presidente (1997-2000) da Fundação Bio-Rio, gestora do Pólo de Biotecnologia do Rio de Janeiro. Foi fundador e é o presidente da EXTRACTA Moléculas Naturais S/A (1998-presente).

O professor Paes de Carvalho é membro titular da The World Academy of Sciences (TWAS), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Academia Nacional de Medicina (ANM). É Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Doctor Honoris Causa da Universidad de Buenos Aires, Professor Visitante de Columbia University (Department of Pharmacology, College of Physicians and Surgeons, New York) e de Harvard-MIT. Entre os vários prêmios recebidos, merece destaque a Medalha Pius XI da Academia de Ciências do Vaticano e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (Brasil).

Maiores informações


Fonte: Michelle Rezende (Coordenadora do LEMAE-IQ/UFRJ)


6. I Curso online do Método Rietveld (pré-inscrição)

Os interessados devem preencher o formulário que se encontra em: https://bitly.com/112PYAQ

contato: sasaki@fisica.ufc.br


Fonte: Jose Marcos Sasaki (UFC)


7. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia

Estão abertas as inscrições para o XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE LIMNOLOGIA que acontecerá de 08 à 12 de Setembro de 2013, em Bonito – MS.

Todas as informações podem ser acessadas através deste link.


Fonte: Secretaria da Associação Brasileira de Limnologia - ABLimno


8. 3° Congresso Farmacêutico da UNESP

De 17 a 23 de agosto ocorrerá o 3° Congresso Farmacêutico da UNESP na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, em Araraquara. O Congresso abrange os mais diversos temas relacionados a profissão farmacêutica.

Para mais informações, consulte www.jfunesp.com.br


Fonte: Victor Augusto da Silva (FCFAR/UNESP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299