.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1077

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

13/6/2013


1. I Congresso Regional dos Estudantes de Química do Nordeste (I COREQUI)

Entre os dias 30 de julho e 03 de agosto de 2013 acontecerá na Universidade Federal do PIuaí (campus de Teresina) o I Congresso Regional dos Estudantes de Química do Nordeste (I COREQUI), cujo o tema será "O Papel da Química no Desenvolvimento Sustentável". Na ocasião, serão discutidos aspectos relacionados ao avanço de novas tecnologias, sociedade, crescimento econômico e ações para preservação do meio ambiente. Neste sentido, diversas atividades acadêmicas foram previstas como minicursos, palestras, sessões coordenadas e apresentações de trabalhos científicos em áreas como Bionanotecnologia, Bioinorgânica Medicinal, Química Forense, Biocombustíveis, Geoquímica Orgânica, Inovação Tecnológica, entre outras.

Informamos que as palestras de abertura do I COREQUI serão proferidas por pesquisadores de reconhecida competência nacional e internacional, a saber: Diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE, UFPE) – Prof. Dr. André Galembeck e pelo membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e também vencedor do Prêmio Química Nova para Jovens Doutores da SBQ (2013) , Prof. Dr. Frank Nelson Crespilho (USP).

Demais informações poderão ser encontradas no site oficial do evento www.ufpi.br/corequi2013.


Fonte: Welter Cantanhêde da Silva (UFPI)


2. Minicurso de Cristalografia Básica e Método de Rietveld

O Laboratório de Cristalografia e Caracterização Estrutural de Materiais (LCCEM) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Laboratório Computacional de Análises Cristalográficas e Cristalinas (LabCACC) do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), estão organizando um minicurso de 4 dias sobre o Método de Rietveld (MR2013), sendo um dia para ensino de cristalografia, onde serão fornecidos os conceitos básicos para a compreensão do método de Rietveld. O minicurso será entre os dias 29 de outubro a 01 de novembro de 2013 no câmpus de Santo André da UFABC. As inscrições já se encontram abertas e se encerrarão no dia 15 de outubro de 2013.

Serão 5 instrutores de grande experiência com o método de Rietveld e em minicursos sobre o método. Carlos de Oliveira Paiva Santos - Instituto de Química – UNESP, Fabio Furlan Ferreira - Centro de Ciências Naturais e Humanas - UFABC – SP, Flavio Machado de Souza Carvalho - Instituto de Geociências - USP-SP, Selma Gutierrez Antonio - Instituto de Química - UNESP e Vera Lucia Mazzocchi - IPEN – SP.

Alguns monitores servirão de elo entre os instrutores e os participantes, resolvendo dúvidas básicas ou levando aos instrutores as questões para o melhor esclarecimento.

Ao final de cada dia haverá uma discussão sobre os problemas resolvidos até então e sobre problemas individuais dos participantes. Os problemas poderão ser desde pequenas estruturas, como óxidos, como grandes estruturas, como fármacos, todos eles contendo uma ou mais fases cristalinas.

Mais detalhes podem ser obtidos no site do evento: http://lccem.ufabc.edu.br/mr2013/


Fonte: Diego Luiz Tita (UNESP/Araraquara)


3. IV Jornada de História da Ciência e Ensino

4 a 6 de julho de 2013

O Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência e o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da PUCSP convidam para a IV Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces.

Contribuições da história da ciência na educação tem sido bastante valorizadas, como expressam as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes curriculares para o Ensino Superior. Com isso, propostas de interação entre essas duas áreas, pautadas em diferentes correntes pedagógicas e em algumas perspectivas historiográficas, tem sido apresentadas tanto no exterior como em nosso país.

Entretanto, as possibilidades de construção de interfaces entre história da ciência e ensino apenas começaram a ser delineadas. Acreditamos que um caminho para explorar essas possibilidades em profundidade seria estreitar o diálogo entre educadores e historiadores da ciência. Assim, pensando num primeiro momento desse diálogo, surgiu a proposta das Jornadas de História da Ciência e Ensino, agora em sua quarta edição. Mais um momento para professores, educadores, historiadores da ciência, estudantes de graduação e de pós-graduação apresentarem suas propostas de trabalho, suas reflexões, as atividades que estão desenvolvendo em sala de aula, e também as dificuldades e inseguranças que enfrentam.

Maiores informações


Fonte: Maria Helena Roxo Beltran (PUC-SP)


4. Curso: Tópicos especiais em biodiversidade "Abordagens Espectrais Modernas para a Identificação Fenotípica de Micro-organismos e Validação por Análises Genômicas"

19 – 25 de junho de 2013 - Manaus (AM) – Brasil

Informações:
Secretaria Estadual do PPG- Bionorte

Informações e inscrições:
Av. Carvalho Leal, 1777
4º andar do Prédio Anexo
Cachoeirinha, Manaus - AM
CEP: 69065-001 Fone/Fax: 55 92 3878-4365
E-mail: mbt@uea.edu.br

Comissão Organizadora:
Antonia Q. L. de Souza (ESA, UEA, Manaus, Brasil)
Cledir Santos (UMinho, Braga, Portugal)
Cleiton Fantin (ENS, UEA, Manaus, Brasil)
Jair Maia (ENS, UEA, Manaus, Brasil)
Sérgio Duvoisin Júnior (EST, UEA, Manaus, Brasil)


Fonte: Cledir Santos (Universidade do Minho)


5. 10º Portuguese National Meeting of Organic Chemistry and the 1st Portuguese-Brazilian Organic Chemistry Symposium

The Organic Chemical Division of the Portuguese Chemical Society cordially invites you to attend the 10º Portuguese National Meeting of Organic Chemistry and the 1st Portuguese-Brazilian Organic Chemistry Symposium. The meeting will be held in the beautiful city of Lisbon at the Pharmacy Faculty of the Lisbon University from 4-6 of September 2013.

This is a unique event that will blend internationally recognized speakers, and the Portuguese and Brazilian organic chemistry communities. The scientific program will be of high quality, spanning over the many aspects of modern organic chemistry, though with a particular focus on the interface with biological sciences.

Important dates:
Abstract submission until: June 18th
Registration Until: July 12th

International Plenary Speakers
Benjamin List - Max-Planck-Institut für Kohlenforschung, Germany
Jeffrey W. Bode - ETH Zürich, Swiss
Dean Toste - Uni. of California, USA
Chao-Jun Li - McGill Uni., Canada
Darren J. Dixon - Uni. of Oxford, UK
Karl Gademann - Uni. of Basel, Swiss

1º SLB-QO Speakers
Antonio L. Braga - Uni. Federal de Santa Catarina
Carlos R. D. Correia – Uni. Campinas
José Cavaleiro - Uni. de Aveiro
Rui Moreira - Fac. de Farmácia, Uni. de Lisboa
Diogo Ludtke - Uni. Federal do Rio Grande do Sul
Pierre M. Esteves - Uni. Federal do Rio de Janeiro
Antonio C. B. Burtoloso - Uni. de São Paulo
Maria M. M. Raposo - Uni. Minho
Paula Gomes - Uni. Porto
Teresa Melo - Uni. Coimbra
Amélia Pilar - Fac. Ciências, Uni. Lisboa
Maria Ferreira - Fac. de Farmácia, Uni. de Lisboa


Fonte: Luiz Fernando Silva Jr. (IQ-USP)


6. 20 anos da Faculdade de Química - PUC-Campinas

O Presidente do Conselho Regional de Química (CRQ) 4ª região e o presidente da Associação Brasiliseira da Indústria Química serão os palestrantes convidados no evento da comemoração dos 20 anos da Faculdade de Química da PUC -Campinas.

Dia: 18/06/2013
Horário: 19h00
Local: Auditório Dom Gilberto - Campus I - PUC- Campinas, Campinas-SP
Inscrições: www.puc-campinas.edu.br/eventos


Fonte: Alessandra Borin Nogueira (PUC-Campinas)


7. III Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman (III ENBRAER)

O Encontro Brasileiro de Espectroscopia Raman (ENBRAER) é um evento que tem por finalidade aproximar as comunidades de pesquisadores, que empregam a técnica de espectroscopia Raman em suas atividades de pesquisa. A terceira edição do ENBRAER será organizada pelo grupo de espectroscopia Raman do Departamento de Física da Universidade Federal de Ceará entre os dias 27 e 30 de outubro de 2013. As inscrições estão abertas.

Todas as informações podem ser encontradas no site do evento: www.fisica.ufc.br/3enbraer


Fonte: Antonio Gomes de Souza Filho (UFC)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299