.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1080

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

4/7/2013


1. 17º Simpósio Brasileiro de Química Teórica (SBQT)

O 17º Simpósio Brasileiro de Química Teórica (SBQT) teve o prazo de inscrições e submissão de trabalhos prorrogado até o dia 20 de julho.

Maiores informações podem ser obtidas no site do evento: http://sbqt2013.net.br/


Fonte: Itamar Borges Jr. (IME)


2. VII Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (VII SBOE)

Ciência, Tecnologia & Inovação na Amazônia

É com grande satisfação que convidamos a todos a participar do VII Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (VII SBOE) a ser realizado no período de 15 a 18 de outubro de 2013 em Santarém - Pará, sob a organização da UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará, CPQBA-UNICAMP).

O VII SBOE constará de conferências, mesas-redondas, apresentações orais, sessão de painéis e visitas técnicas.

Serão discutidos as oportunidades e entraves da sustentabilidade da cadeia produtiva das Plantas Aromáticas e Medicinais, Pesquisa e Desenvolvimento & Inovação, legislação, cultivo, produção, processamento, controle de qualidade e o mercado dos óleos essenciais. Neste evento os óleos vegetais (fixos =Andiroba, Castanha do Pará...) da Amazônia também serão considerados.

O evento tem por público alvo estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais e interessados no tema deste evento.

A programação completa se encontra em: www.sboe.net.br


Fonte: Lauro E. S. Barata (Presidente do VII SBOE)


3. I Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer

Estão abertas as inscrições para o I Simpósio Iberoamericano de Investigação em Câncer, atividade formativa da Rede RIBECANCER/CYTED/CNPq.

O evento irá ocorrer em Campinas-SP dias 24 e 25 de Setembro, 2013.

Acesse o site e conheça a Programação e maiores detalhes.


Fonte: Valdir Cechinel Filho (UNIVALI)


4. Últimos dias para se inscrever no Fórum de Educação em Química 2013

CTC/PUC-Rio promove dia 09 de julho evento voltado para professores de Química do Ensino Médio interessados em aumentar o interesse pela matéria

Ao custo de apenas R$ 50,00, até dia 08 de julho, é possível se inscrever no "Fórum de Educação em Química 2013", que reúne educadores para discutirem e trocarem ideias de como fazer com que seus alunos se encantem cada vez mais por sua disciplina. Na edição deste ano, que acontece no dia 09 de julho na PUC-Rio, o foco está nas Olimpíadas de Química como estratégia para um ensino mais atraente da matéria. A iniciativa é do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e voltada para professores do ensino médio das escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro.

O evento, que será no Auditório Padre Anchieta, na PUC-Rio, das 9h às 18h, segue as recomendações da União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC) e da UNESCO de se realizar atividades que aumentem o interesse e gerem entusiasmo para o futuro criativo da Química. Ao mesmo tempo, a PUC-Rio pretende contribuir para o sucesso do Programa Nacional de Olimpíadas de Química, incentivando professores e alunos do Rio de Janeiro a participarem com mais alunos e todos cada vez mais competitivos.

Composto por palestras, seminários e mesa redonda, o encontro contará com a presença de profissionais qualificados na área. A abertura será feita por André Silva Pimentel, professor da PUC-Rio e coordenador do Fórum. O evento contará ainda com a participação do Prof. Sérgio Maia Melo, Coordenador Geral da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), do Prof. Ademar Celedônio Guimarães Jr., Diretor de Ensino do Colégio Ari de Sá (o colégio brasileiro mais vitorioso em todas as Olimpíadas de Química), do Prof. José Guerchon, Professor do Depto. de Química da PUC-Rio e coordenador do premiado projeto Mídias Digitais, do MEC, além dos professores Francisco Ferreira Dantas Filho, Coordenador da Olimpíada de Química do Sertão Paraibano, responsável pelo engajamento de 14 mil alunos na competição, e Ivano Gutz, grande incentivador da carreira de Química no Estado de São Paulo.

As inscrições estão limitadas a 150 vagas e podem ser feitas até 08 de julho por meio do site http://www.dctc.puc-rio.br/forumquimica. O valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) deve ser pago via depósito bancário em nome de Faculdades Católicas, CNPJ 33.555.921/0001-70, Banco Itaú, agência 1108, conta-corrente 21.210-9. Com o comprovante em mãos, basta enviá-lo para piuespuc@puc-rio.br para confirmar a inscrição.

Programa


Fonte: Maria Estrella (Approach Comunicação Integrada)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299