.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1082

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

18/7/2013


1. pDynamo Workshop & Molecular Simulation symposia - 2013

O workshop da biblioteca Dynamo e o simpósio Molecular Simulation 2013 que serão realizados de 21 a 23 de novembro no Instituto de Química da USP, São Paulo.

Ambos eventos contarão com apresentações por palestrantes convidados e membros da comunidade do pDynamo, ao lado de seções práticas usando a biblioteca. Estudantes e aqueles novos ao pDynamo são especialmente bem vindos. No entando, esperamos que os participantes já tenham alguma familiaridade com simulação molecular. Uma seção de posters aberta a todos participantes também será oferecida.

Os eventos serão um encontro satélite ao XVII Simpósio Brasileiro de Química Teórica (SBQT).

A lista de palestrantes convidados é:
Daniel Zuckerman (Pittsburgh, USA)
Fernando Bachega (USP, Brazil)
Gerd Rocha (UFPE, Brazil)
Gerhard Hummer (NIH, USA)
Luis Rego (UFSC, Brazil)
Marius Retegan (MPI-CEC, Germany)
Martin Field (IBS, France)
Pengyu Ren (Texas at Austin, USA)
Ramon Crehuet (IQAC, Spain)
Troy Wymore (ORNL, USA)

Maiores informações


Fonte: Guilherme Menegon Arantes (IQUSP)


2. FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia

No próximo ano, de 11 a 13 de novembro, será realizada a oitava edição da FEIPLAR COMPOSITES & FEIPUR – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano e Plásticos de Engenharia, no Expo Center Norte, em São Paulo, SP.

Este evento aborda os plásticos de desempenho diferenciado (composites, poliuretano e plásticos de engenharia), que oferecem alta performance em peças destinadas a diversos mercados como automotivo, construção civil, químico e petroquímico, isolamento térmico, aeroespacial, moveleiro, energia eólica, esporte e lazer, calçadista, ferroviário, médico-hospitalar, infraestrutura esportiva, náutico e naval, sustentabilidade (reciclagem e matérias-primas de fontes renováveis), mineração, entre outros.

Durante este evento, além da feira com exposição de matérias-primas, equipamentos e produtos, são apresentadas mais de 100 palestras técnicas e mercadológicas, focando soluções para os mercados descritos acima. Estas palestras são ministradas através de seminários e um destes seminários é voltado exclusivamente ao mercado de atuação de sua instituição.


Fonte: Tamara Leite (Grupo Artsim)


3. 13º Congresso Internacional de Tintas mostrará estudos inovadores

Está definida e já pode ser consultada no website do evento a programação do 13º Congresso Internacional de Tintas, que se realiza de 16 a 18 de setembro como parte da ABRAFATI 2013.

Serão 72 palestras ao longo dos três dias, além de mais de 50 trabalhos mostrados na Sessão Pôster e apresentações de especialistas conceituados nas 4 Sessões Plenárias, permitindo uma visão panorâmica sobre os rumos atuais e futuros da cadeia de tintas. O Seminário ABRAFATI-RadTech, composto por um painel e 11 palestras, será mais uma atração de peso, em função da crescente importância do sistema de cura por radiação para os avanços tecnológicos do setor.

Pesquisas e desenvolvimentos recentes de caráter inovador estarão em grande destaque, envolvendo os mais variados aspectos relacionados à formulação, à produção e à aplicação das tintas, alinhados à tendência de focar em produtos e processos cada vez mais amigáveis ao meio ambiente e que permitam oferecer respostas às necessidades da sociedade e do mercado.

"A sustentabilidade é um tema chave no evento e os trabalhos refletem isso. Entre os grandes drivers da pesquisa atual relacionada às tintas, podem ser destacadas a redução de VOCs e as inovações nos sistemas base água, que aparecem em inúmeros estudos", afirma Jorge Fazenda, consultor científico da ABRAFATI, lembrando ainda que as aplicações da nanotecnologia seguem sendo outra importante vertente do trabalho dos profissionais que se dedicam a pensar e viabilizar a tinta do futuro.

Inscrições e informações


Fonte: Fabio Humberg (ABRAFATI)


4. Encontro da Sociedade Portuguesa de Química Analítica: SPQ-Analítica-2014

A Divisão de Analítica da Sociedade Português de Química (Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), organiza regularmente o Simpósio da Divisão Analítica. Simpósio O SPQ-Analítica-2014 acontecerá de 14-15 abril de 2014, no Departamento de Química, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal. Simpósio O SPQ-Analítica-2014 inclui uma ampla variedade de abordagens acadêmicas que levam a uma melhor compreensão de todos os aspectos da área altamente interdisciplinar da química analítica. O Simpósio apresenta contribuições das disciplinas de métodos de validação, eletroanalítica, biossensores e Bioelectrónica, análise de fluxo, biofísica e aplicações de biotecnologia, e espera reunir cientistas que trabalham nas fronteiras da pesquisa da química analítica.

O programa científico incluirá plenária, palestra, palestras convidadas, bem como comunicações orais e pôsteres, em tópicos recentes analíticas, com especial ênfase em novas áreas e metodologias futuras. os desafios trazidos pelas novas metodologias analíticas para quantificar as espécies da poluição ambiental, bem como o desenvolvimento de sensores e novas estratégias de miniaturização em alimentos e análises clínicas serão discutidos. SPQ-Analítica-2014 começa às 10:00 segunda-feira, abril 14, 2014, e termina às 18h00 de terça - feira, 15 de abril, 2014.

Maiores informações


Fonte: Silvia Helena Pires Serrano (IQ-USP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299