.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1083

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

26/7/2013


1. XXVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química

Entre os dias 08 e 10 de Novembro de 2013, no Campus Santo Antonio da Universidade Federal de São João del-Rei, será realizado o XXVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química – Minas Gerais. As diferentes áreas da Química estabelecidas em Minas Gerais estarão representadas no Evento, como Ensino de Química, Química Orgânica, Química Inorgânica, Físico-Química, Química Analítica, Química de Materiais e Tecnológica, Química Medicinal e Biológica, Química de Produtos Naturais, Química Teórica, Química Ambiental, Eletroquímica e Eletroanalítica, oferecendo às comunidades acadêmica, científica e industrial um am biente rico em trocas de experiências com a apresentação de pesquisas de elevado nível científico. Trabalhos na forma de pôster e conferências de pesquisadores de reconhecida competência nacional e internacional comporão o ambiente ideal para a troca de ideias e a criação de oportunidades para o desenvolvimento de novos projetos entre pesquisadores, bem como para o repasse de tecnologia ao setor produtivo. Este evento regional, já consagrado, é considerado um dos Encontros Regionais da Sociedade Brasileira de Química que mais reúne participantes da área da Química e afins, fato este comprovado pelos últimos encontros os quais reuniram mais de 1.000 participantes. O XXVII Encontro Regional Mineira da Sociedade Brasileira de Química: "Integração das Potencialidades do Estado de Minas Gerais" contará com! 20 Palestrantes convidados, sessões coordenadas contando com 50 apresentações orais, 10 minicursos e com aproximadamente 800 painéis. Haverá ainda uma mesa redonda cujo tema focará a discussão da Química em Minas Gerais e no Brasil.

Maiores informações


Fonte: Comissão Organizadora do XXVII ERSBQ-MG 2013


2. IV Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterapia e XV Encontro da Rede Fitocerrado

O IV Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterapia e XV Encontro da Rede Fitocerrado é uma realização da Rede Fitocerrado e a Universidade Federal de Uberlândia e tem como objetivo reunir os vários segmentos da sociedade com objetivo de promover discussões sobre as perspectivas da pesquisa e inovação no âmbito das plantas medicinais e dos fitoterápicos e ações para incentivo ao uso da Fitoterapia no Sistema Único de Saúde. O evento contribuirá para o estabelecimento de novas Parcerias entre Universidades, viabilizando o fortalecimento da pesquisa com plantas medicinais, além de divulgar os trabalhos realizados em nossos programas de pós-graduação.

O evento contará com a participação de conferencistas, que pesquisam sobre Plantas Medicinais, de várias instituições (Unifesp, UFC, UFMG, UFV, UNIFAL, UFU, EPAMIG, UFJF e etc). Isso propiciara a discussão tanto para alunos de graduação e pós-graduação sobre o que está sendo pesquisado na área por estas instituições de pesquisa. Além disso, teremos discussão sobre o tema Farmácia Viva onde se pode contribuir para a integração de conhecimentos científicos e populares a fim de promover discussões sobre as perspectivas da pesquisa e inovação no âmbito das plantas medicinais e fitoterápicos e ações para incentivo ao uso da Fitoterapia no Sistema Único de Saúd e. Nesta edição do nosso evento integram-se as atividades de ensino/pesquisa/extensão e inovação em temáticas sobre plantas medicinais e frutos do Cerrado em modelos experimentais de diabetes e estresse do Instituto de Genética e Bioquímica e sobre produtos naturais do Instituto de Química. Participam e apoiam este evento os Programas de Pós-Graduação destas Unidades bem como de outras Unidades Acadêmicas da UFU Isso faz com que possamos ao longo do evento proporcionar discussões de grande importância para o ensino, pesquisa e extensão e inovação. Além disso, vários palestrantes são bolsistas de produtividade do CNPq, além de participantes provenientes de empresas.

a) Estabelecer colaborações para apoio à pesquisa, desenvolvimento de novos projetos e produtos, bem como a inter-relação com empresas e Instituições Pública; b) Aumentar a interação com a comunidade através dos profissionais vinculados a esta área;c) Interagir multidisciplinarmente agregando recursos humanos e materiais das Pós-Graduações da UFU: Agronomia, Ciência da Saúde, Ecologia , Engenharia Química, Genética e Bioquímica, Imunologia e Parasitologia Aplicadas, Biologia Celular e Estrutural Aplicadas e Química; d) Estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa em Fitoterapia, com aplicações clínicas no sistema de sa&uacut e;de; e) Proporcionar o debate para implementação e consolidação da fitoterapia como modalidade terapêutica no sistema de saúde; f) Proporcionar aos diversos profissionais de saúde que atuam na área e os educadores em geral a oportunidade de atualização do estado da arte das pesquisas, do conhecimento acadêmico, das políticas públicas e das perspectivas da Indústria.

Maiores informações


Fonte: Welington de Oliveira Cruz (UFU)


3. II Curso de Análise de Minerais/Minérios pelas Técnicas de DRX e FRX

A difração e fluorescência de raios-X são técnicas indispensáveis na determinação das fases cristalinas e quantificação de elementos químicos, respectivamente. Suas potencialidades serão discutidas em profundidade durante os 5 dias de curso. Além da introdução teórica, será enfatizado o uso dos equipamentos (DRX e FRX) pelos participantes e a utilização do programa de identificação de fases cristalinas HighScore da Panalytical. Terão aulas de análises petrográficas e petrológicas. O curso será destinado a profissionais que atuam nas indústrias, alunos de pós-graduação, geólogos e técnicos.

Maiores informações


Fonte: Jose Marcos Sasaki (UFC)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299