.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1087

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

22/8/2013


1. II Simpósio Nacional de Biorrefinarias

Estratégias para adicionar valor à cadeia de biomassa
24 a 26 de setembro de 2013 - Brasília – DF


O Simpósio Nacional de Biorrefinarias (SNBr) é um encontro bianual cujo objetivo é promover a discussão sobre o potencial e os desafios das biorrefinarias, de modo a contribuir para o desenvolvimento da economia verde.

Promovido pela Embrapa Agroenergia em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e a Sociedade de Engenharia Química e Biotecnologia da Alemanha (Dechema), o II SNBr será realizado nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília.

O evento conta também com o apoio institucional da Internacional Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), a Sociedade Ibero-americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (Siadeb), a Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), a Associação Brasileira da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Associação Européia para as Ciências Químicas e Moleculares (EuCheMS) e o Conselho Regional de Química do Estado de São Paulo (CRQ IV Região). São esperados participantes vindos da indústria, governo, instituições de pesquisa e academia. Com perfil internacional, o simpósio reunirá participantes e palestrantes do Brasil e de outros países, tendo o português e o inglês como idiomas oficiais.

A temática proposta será relacionada aos segmentos de agroindústria, de bioenergia, química, química fina, biotecnologia e papel e celulose. Os tópicos de discussão são:

i) Matérias-primas;
ii) Avanços em processos de produção;
iii) Avanços em técnicas e métodos analíticos;
iv) Potencial econômico de novos produtos e sua sustentabilidade.

O II Simpósio Nacional de Biorrefinarias apresenta uma nova ferramenta que ajudará a identificar e conhecer parceiros comerciais durante o evento. Seis semanas antes do simpósio você poderá solicitar reuniões com outros participantes bem como receber propostas de reunião. Nossa ferramenta de parcerias on-line ajuda a identificar de forma rápida potenciais contatos e organizar reuniões de 30 minutos com eles durante o SNBR. Este novo serviço é totalmente gratuito para todos os participantes. Junte-se às atividades de parceria e encontre novas formas de cooperação e parceiros de negócios.

Encontre mais informações em www.snbr.lifepartnering.com


Fonte: Sílvio Vaz Jr. (Embrapa)


2. Workshop do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFC promove worshop para discutir os desafios e perspectivas da pós-graduação em Química: a formação discente, inovação tecnológica e áreas estratégicas. O evento ocorrerá nos dias 02 e 03/09/2013 no Hotel Mareiros em Fortaleza e contará com a presença de vários pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Dentre estes Prof. Francesco Molinari (Universidade de Milano-Itália), Prof. Ralph Sturgeon (Institute for National Measurement Standards-Canadá), Prof. Francisco M. Goycoolea (Universidade de Munster-Alemanha), Prof. Ronaldo Pilli (IQ-Unicamp, membr do CA CNPq), Prof. Adriano Monteiro (DQ-UFRGS, coordenador adjunto do CA Química - CAPES), Prof. Joaquim Araújo Nóbrega (DQ-UFSCar) e Prof. Mário Palma (UNESP), além de pesquisadores locais.

Maiores informações: rpaula@dqoi.ufc.br


Fonte: Luiz Gonzaga de França Lopes (UFC)


3. XI Jornada Paulista de Plantas Medicinais

A UNIBAN, uma universidade privada ligada ao grupo Anhanguera Educacional, através da equipe do Mestrado Profissional em Farmácia em conjunto com professores dos cursos de graduação em Farmácia e Biomedicina, bem como com participação de professores de outras instituições privadas como Unip e Uninove, assumiram a Jornada Paulista de Plantas Medicinais com o compromisso de manter seu alto nível em termos de divulgação de pesquisas e temas da área de nosso interesse.

Como evento paralelo, que se soma aos esforços de realização de um grande evento, ocorrerá também o 1º Congresso Paulista de Fitoterapia, organizado pela diretoria da APFIT – Associação Paulista de Fitoterapia, que busca agregar à área de plantas medicinais também o necessário aspecto terapêutico expresso nos fitoterápicos a serem desenvolvidos, prescritos e utilizados em benefício da saúde dos pacientes. Realizaremos, ainda, o 1º Encontro Paulista de Estudantes de Farmácia, promovido pela Coordenação do curso de graduação da Uniban, que pretende congregar estudantes de Farmácia de todas as instituições paulistas num amplo debate sobre temas técnicos e profissionais.

Na busca de um assunto relevante e relacionado ao perfil de nossas instituições, a Comissão Organizadora do evento escolheu o tema "A relação universidade-empresa e a geração de medicamentos fitoterápicos no Brasil", objetivando aprofundar a discussão dos impasses que retardam o efetivo aproveitamento da flora nativa com o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos inovadores e geradores de renda no país.

Nossa programação seguirá o tema, trazendo pesquisadores e empresas farmacêuticas para, num cenário aberto e construtivo, conhecer casos de sucesso, aprender com as dificuldades existentes e buscar, juntos, caminhos para efetivar este cenário de grande necessidade e interesse de todos.

As inscrições já estão abertas, com valores promocionais, facilitando assim o planejamento antecipado dos participantes.

Maiores informações


Fonte: Maria Cristina Marcucci Ribeiro (UNIBAN-Brasil)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299