.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1088

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

29/8/2013


1. 2º Curso em PAT (Tecnologia Analítica de Processos)

O 2º Curso em PAT (Tecnologia Analítica de Processos) será realizado de 14 a 18 de Outubro de 2013 no Park Hotel em Recife - PE. O folder e a programação preliminar estão disponíveis através do link: http://www.inctaa.iqm.unicamp.br

Tecnologia Analítica de Processos (PAT) pode ser definida como: "um sistema para planejar, analisar e controlar o processo de manufatura através de medidas ao longo do tempo (isto é, durante o processo) de parâmetros críticos de qualidade e desempenho, de matérias-primas e de produtos intermediários e finais, com o objetivo de assegurar a qualidade do produto final". É importante ressaltar que o termo PAT é visto de forma ampla para incluir análises químicas, físicas, microbiológicas, matemáticas e de risco, de uma maneira integrada. A metodologia baseia-se em princípios bem estabelecidos em outras áreas científicas (química analítica de processo, quimiometria, controle estatístico multivariado de processos, sistemas de gestão da qualidade, etc), mas utilizado s de forma integrada ao longo de ciclo de vida de um produto.

Os principais professores deste curso, Dr. José Cardoso Menezes do IST-LISBOA e Dr. Alberto Ferrer da UPV- Valencia, têm larga experiência em PAT e atuam neste tema tanto no meio acadêmico como no setor produtivo.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas com Ellis Maia, da Internacional Turismo (ellis@internacionaltur.com.br)

Para solicitar esclarecimentos, por favor, enviar um e-mail para Profa. M. Fernanda Pimentel – UFPE (iicursopat@gmail.com)


Fonte: Maria Fernanda Pimentel (UFPE)


2. Workshop on Drug Design and Neglected Tropical Diseases

Local: auditório Sérgio Mascarenhas no Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) em São Carlos-SP
Data: de 28/10 a 01/11/13

O evento consiste em uma semana de curso (carga horária = 40h) que contará com a participação de renomados pesquisadores internacionais e nacionais. O programa do curso abordará desde tópicos básico a avançados na área de planejamento de fármacos e doenças negligenciadas. Temas como: bioquímica, purificação de proteínas, síntese de fármacos, cristalografia e planejamento baseado na estrutura do alvo receptor serão abordados e discutidos pelos palestrantes.

O público alvo do evento são estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores com interesse em aperfeiçoar os conhecimentos nos temas abordados bem como estabelecer novas colaborações no amplo campo do planejamento de fármacos e doenças negligenciadas.

Esse evento é uma iniciativa conjunta dos pesquisadores do Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar-CEPID) e do Laboratório Nacional de Biociências. Não haverá taxa de inscrição.

Os organizadores solicitam apenas a contribuição dos participantes através da doação de um pacote de fraldas geriátricas que serão doadas para o asilo municipal de São Carlos.

Maiores informações


Fonte: Rafael V. C. Guido (IFSC-USP)


3. 10° Encontro Nacional de Química Orgânica e 1° Simpósio Luso-Brasileiro de Química Orgânica

Decorrerá entre os dias 4 e 6 de setembro de 2013, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), o 10º Nacional de Química Orgânica e 1° Simpósio Luso- Brasileiro de Química Orgânica.

Com um programa científico de elevada qualidade, o evento abrangerá vários temas relacionados com a química orgânica moderna, dedicando especial atenção à ligação entre esta área científica e as ciências biológicas. Esta conferência terá como convidados oradores internacionalmente reconhecidos e as comunidades portuguesa e brasileira de química orgânica.

Para além da Faculdade de Farmácia, o evento conta com o apoio da Sociedade Portuguesa de Química, Sociedade Brasileira de Química, Universidade de Lisboa, do centro de investigação da FFUL iMed.UL e também de várias empresas.

Esta iniciativa tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa.

Mais informações: Carlos A. M. Afonso, Professor Catedrático da FFUL e Presidente da Conferência carlosafonso@ff.ul.pt

Programa


Fonte: Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa


4. II Workshop Polimorfismo e Nanofármacos

Após o sucesso do primeiro evento, A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em parceria com e-Diffraction Pharma organizam o II Workshop Polimorfismo e Nanofármacos para discutir oportunidades, tendências e desafios na Indústria Farmacêutica nesta área inovadora. Durante o evento a ser realizado nos dias 03 e 04 de outubro de 2013 no Parque Tecnológico São José dos Campos, serão debatidos temas de fundamental importância para a indústria farmoquímica e farmacêutica brasileira, com a participação de renomados especialistas e consultores nacionais e internacionais do setor farmacêutico.

Consultores internacionais confirmados:

Prof. Dr. Joel Bernstein
Ben-Gurion University of the Negev (Israel) / New York University in Abu Dhabi (EAU)
Consultor em processos e propriedades do estado sólido de polimorfos em fármacos, Difraçãode Raios-X, cristais moleculares, formas cristalinas hidratadas, solvatos, entre outros.
Patentes e litígios relacionados com polimorfismo de fármacos
Assessor das empresas: Pfizer, Johnson & Johnson, GlaxoSmithKline, Roche, Abbot,Sanofi-Aventis, Organon e Astra Zeneca.

Prof. Dra. Nair Rodriguez Hornedo
University of Michigan (EUA)
Consultora da Food and Drug Administration (FDA) e laboratórios farmacêuticos de EE.UU. em processos de cristalização, propriedades do sólido e correlação com a dissolução de co-cristais de fármacos.
Participação especial de ANVISA
Polimorfismo de fármacos: Visão regulatória.

Mais informações


Fonte: Thaciana Valentina Malaspina Fileti (ICT-UNIFESP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299