.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1090

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

12/9/2013


1. 5th Meeting of the Pharmaceutical Sciences Graduate Program

The Graduate Program in Pharmaceutical Sciences – UFRGS organizes the fifth edition of its Annual Meeting. This year the 5th Meeting of the Pharmaceutical Sciences Graduate Program innovates by simultaneously organizing the Mercosur Meeting on Pharmaceutical Sciences aiming to integrate researchers and giving a great opportunity to scientific exchanges. Please visit our website for further information and to register. We look forward to seeing you in Porto Alegre at November 2013.

More information


Fonte: Vera Lucia Eifler Lima (UFRGS)


2. Simpósio Comemorativo 50 anos CPPN-NPPN-IPPN

Este ano o Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro completa 50 anos de existência (1963-2013). Para celebrarmos esta data, o IPPN irá promover um Simpósio entre os dias 27 e 29 de novembro que contará com a presença de diversos pesquisadores brasileiros ligados à área de Produtos Naturais ministrando palestras, mini-cursos e integrando uma mesa redonda.

Nossa unidade dedica-se ao estudo químico das micromoléculas naturais e análogos estruturais por intermédio de um programa diversificado de pesquisas dedicadas aos problemas relacionados aos produtos naturais: Fitoquímica, Síntese Orgânica, Metodologias Analíticas, Espectroscopia, Modelagem Molecular, Química Medicinal e, em parceria, Ecologia Química e atividade biológica de produtos naturais e análogos bioativos.

A Química dos Produtos Naturais se renova com o passar do tempo e, agregando a inter- e a multidisciplinaridade, permanece como um campo vigoroso e fundamental da Ciência.

O IPPN convida toda a comunidade científica para participar do Simpósio Comemorativo 50 anos CPPN-NPPN-IPPN e celebrar conosco essa data.

As inscrições são gratuitas e já se encontram abertas. Para maiores informações acesse: www.nppn.ufrj.br


Fonte: Alessandro Bolis Costa Simas (IPPN-UFRJ)


3. 2° Simpósio Nacional de Biorrefinarias

A segunda edição do Simpósio Nacional de Biorrefinarias (SNBr), promovido pela Embrapa Agroenergia em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e a Sociedade de Engenharia Química e Biotecnologia da Alemanha (Dechema), será sediada em Brasília- DF, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Brasil 21.

O evento conta também com o apoio institucional da Internacional Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), a Sociedade Ibero-americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (Siadeb), a Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), a Associação Brasileira da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Associação Européia para as Ciências Químicas e Moleculares (EuCheMS) e o Conselho Regional de Química do Estado de São Paulo (CRQ IV Região).

Com perfil internacional, o SNBr reunirá participantes e palestrantes de outros países, além do Brasil, entre eles: representantes da indústria, governo, instituição de pesquisa e academia. Sobre temática relacionada aos segmentos de agroindústria, de bioenergia, química, química fina, biotecnologia e papel e celulose, o principal objetivo é promover a discussão sobre o potencial e os desafios das biorrefinarias, de modo a contribuir para o desenvolvimento da economia verde.

Maiores informações


Fonte: Bárbara Calixto Mimura (F&B Eventos)


4. Workshop reúne, em outubro, especialistas em Polimorfismo e Nanofármacos

Evento, apoiado pela PUC-Rio, coloca em debate oportunidades, tendências e desafios na indústria farmacêutica, incluindo soluções técnicas e questões regulatórias ainda inexistentes no País

Representantes dos setores farmoquímico e farmacêutico são esperados no "II Workshop Polimorfismo e Nanofármacos: oportunidades, tendências e desafios na indústria farmacêutica", que vai acontecer nos dias 03 e 04 de outubro, no Parque Tecnológico São José dos Campos, São Paulo. O evento vai abordar temas de fundamental importância para essas indústrias, como soluções técnicas e questões regulatórias, e acontece em parceria entre o laboratório e-Diffraction Pharma (NanoBusiness), empresa incubada no Instituto Gênesis da PUC-Rio, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e conta também com o apoio do Departamento de Engenharia de Materiais da PUC-Rio (DEMa) e da Escola Médica de Pós-graduação da PUC-Rio (MED/PUC-Rio).

Os nanofármacos são capazes de armazenar em seu interior a molécula de uma droga ou o princípio ativo de um medicamento, oferecendo uma melhor eficiência no transporte pelo organismo para que a liberação do composto específico ocorra na região de interesse. Em função das características dos nanofármacos, torna-se possível reduzir os efeitos colaterais quando comparados com os medicamentos convencionais. Desse modo, apresentam-se como uma das apostas da indústria farmacêutica para o desenvolvimento de produtos inovadores nos próximos anos.

Polimorfismo, por sua vez, é a capacidade de uma substância, no estado sólido, existir em mais de uma estrutura cristalina. No caso das indústrias farmoquímica e farmacêutica, ele pode ocorrer nas diferentes fases do desenvolvimento de novos medicamentos e durante sua produção em larga escala (comprimidos e drágeas). Sem um controle de qualidade e pesquisa adequados dos fármacos que apresentam este fenômeno do polimorfismo, os remédios podem apresentar eficácia terapêutica inadequada ou até mesmo tornarem-se perigosos para o consumo. No Brasil, não há uma legislação madura a respeito do seu controle — como existe na Europa e nos EUA, por exemplo — e o workshop pretende justamente sensibilizar a sociedade para a importância desta regulamentação. A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) está atenta ao caso e vem criando portarias a respeito. Está em jogo a saúde das pessoas.

Após o sucesso da primeira edição, realizada em 2010, o evento deste ano pretende dar continuidade às discussões acerca do impacto do polimorfismo na indústria e seus aspectos relativos à legislação, questões de patente e controle de qualidade de fármacos e medicamentos produzidos no país. O encontro é voltado para os agentes inseridos na cadeia produtiva dos setores farmoquímico e farmacêutico, ou seja, profissionais da indústria, escritórios de propriedade intelectual, representantes de instituições reguladoras e meio acadêmico em geral, como professores e alunos de Engenharia, Farmácia, Direito, Química, Biologia, Física e Medicina.

Um dos palestrantes é o professor Ronaldo Pedro da Silva, do DEMa, coordenador Técnico do Laboratório de DRX e SAXs, da PUC-Rio, diretor da e-Diffraction Pharma (NanoBusiness) e integrante do comitê organizador do evento. Prof. Ronaldo Silva falará sobre o consumo colaborativo de tempo de Luz Síncrotron a favor da competitividade da indústria farmacêutica. Segundo o palestrante, "o Brasil não deixa nada a dever a outros países, pois conta com mão de obra e pesquisadores qualificados a prestarem este serviço de controle de qualidade e pesquisa, além de uma infraestrutura de equipamentos e laboratórios adequada".

O evento conta ainda com a apresentação do Prof. Dr. Joel Bernstein, referência mundial na área de polimorfismo e patentes no setor farmacêutico e consultor de diversas empresas como Pfizer, Johnson & Johnson, GlaxoSmithKline, Roche, Abbot, Sanofi-Aventis, Organon e Astra Zeneca. Além dele, está confirmada a palestra da Dra. Nair Rodrigues Hornedo, consultora da Food and Drug Administration (FDA) em processos de cristalização de co-cristais de fármacos.

O "II Workshop Polimorfismo e Nanofármacos: oportunidades, tendências e desafios na indústria farmacêutica" também é apoiado pela Associação Brasileira de Indústria Química (ABIQUIM), pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Produtos Farmacêuticos (IPD-Farma) e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Maiores informações


Fonte: Maria Estrella (Approach Comunicação Integrada)


5. Curso Teórico-Prático: Métodos de Análises Microbiológicas em Alimentos

O Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA) do ITAL divulga a abertura das inscrições no site e convida a todos para o evento: Curso Teórico-Prático: Métodos de Análises Microbiológicas em Alimentos.

Data: 23 a 27 de setembro de 2013
Local: ITAL – Av. Brasil, 2880, Jd. Chapadão, Campinas – SP

Prazo final para inscrições: sexta-feira, 13/09.

Informações e Inscrições através do site: http://www.ital.sp.gov.br/ccqa


Fonte: Anita Évola (ITAL)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299