.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1091

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

19/9/2013


1. Inscrições para XX Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal abrem em setembro

Químicos e farmacêuticos têm um motivo a mais para visitar a cidade do Rio de Janeiro. A partir de 02 de setembro estão abertas as inscrições para a XX Escola de Verão em Química Farmacêutica Medicinal. O evento acontecerá de 27 a 31 de janeiro de 2014, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Organizada há 20 anos pelo Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas (LASSBio/UFRJ), referência internacional da Química Medicinal brasileira, a Escola de Verão tornou-se um evento consolidado no calendário das Ciências Farmacêuticas no País. Durante uma semana, no período das férias acadêmicas de verão, o evento promove uma intensa jornada científica onde são oferecidos cursos e conferências, com renomados especialistas do Brasil e do exterior.

Criada em 1995 pelo Prof. Eliezer J. Barreiro (LASSBio/UFRJ), a Escola de Verão já reuniu mais de 2.500 participantes e recebeu célebres cientistas, responsáveis pelo desenvolvimento de medicamentos inovadores, como Simon Campbell (sildenafila/ Viagra™) e Robin Ganellin (cimetidina), que contaram a história de suas descobertas ao vivo e a cores.

Para comemorar os seus 20 anos, a Escola de Verão preparou uma programação especial. Em 2014, o evento irá acontecer em conjunto com a II Escuela Internacional de Química Medicinal y Farmacologia para promover o intercâmbio científico com os "hermanos" da América Latina e propiciar novas colaborações.

O evento está oferecendo bolsas para estudantes que vêm de fora do Rio de Janeiro. Os interessados devem verificar a documentação necessária no site do evento e fazer o pedido da bolsa junto com a sua inscrição.

Para maiores informações: http://www.evqfm.com.br/xx_evqfm/


Fonte: Lúcia Beatriz Torres (UFRJ)


2. XI Workshop em Física Molecular e Espectroscopia (WFME)

Temos o prazer de anunciar e convidar para a inscrição de trabalhos para o XI Workshop em Física Molecular e Espectroscopia (WFME), a ser realizado em Feira de Santana-BA, no período de 08 a 11 de dezembro de 2013. O evento visa propiciar um ambiente para discussão e difusão de pesquisa entre grupos ligados à espectroscopia e áreas afins. Confere especial atenção à necessidade de congregar pesquisadores e estudantes, teóricos e experimentais, em Física e Química e áreas de interface.

O prazo para envio de inscrições e resumos é 06/10/2013.

Confira mais detalhes no endereço: http://xiwfme.uefs.br/

Contato: wfme2013@gmail.com


Fonte:
Ana Carla Peixoto Bitencourt (UEFS)

3. II Simpósio: Plantas Medicinais em Psiquiatria – CEBRID

O principal objetivo do II Simpósio: Plantas Medicinais em Psiquiatria – CEBRID será reunir estudantes, pesquisadores e outros profissionais interessados na pesquisa de plantas medicinais para discutir os principais avanços do uso de plantas medicinais na área de Psiquiatria. Nesse sentido, o simpósio pretende ser um ambiente propício para debates e trocas de informação, contato entre estudantes e pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e do exterior.

Outros objetivos serão promover a divulgação das pesquisas com plantas medicinais utilizadas na psiquiatria; discutir as dificuldades encontradas pelos pesquisadores brasileiros para a obtenção, identificação taxonômica e estudos fitoquímicos, etnofarmacológicos e farmacológicos de plantas medicinais brasileiras; e contribuir para a produção de fitoterápicos ou novos fármacos obtidos de plantas medicinais. Informar os participantes sobre as Políticas e Programas Nacionais relacionados à pesquisa de Plantas Medicinais além de promover um debate construtivo sobre o Projeto de Lei de acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado.


Maiores informações


Fonte:
Ricardo Tabach (Presidente da Comissão Organizadora do evento)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299