.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1093

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

03/10/2013


1.Especialistas debatem exploração do Pré-Sal em simpósio na FEI

Pesquisadores e representantes de respeitadas instituições do País discutirão questões que envolvem o aproveitamento das reservas nacionais, entre outros temas.

O Centro Universitário da FEI promoverá, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no campus São Bernardo do Campo, a 1ª edição do ChEFEI – Workshop of Chemical Engineering of FEI. O simpósio reunirá profissionais de Engenharia Química, especialistas, pesquisadores e representantes de órgãos governamentais para debater temas relacionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor petrolífero, em especial, o aproveitamento de reservas nacionais do Pré-Sal.

O evento é gratuito e estudantes de Engenharia Química, pesquisadores e professores, que atuam em pesquisas relacionadas ao setor de petróleo, podem se inscrever pelo site http://www2.fei.edu.br/chefei/. Mais informações e a programação completa também estão disponíveis no site.

Renomados especialistas e representantes de entidades e órgãos do setor confirmaram presença no I ChEFEI, entre eles: Elias Ramos de Souza, superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; Geraldo Nunes Sobrinho, coordenador Geral da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Júlio Cesar Castelo Branco Moreira, diretor de Patentes do INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial; Eduardo Buoer, presidente da ABEQ - Associação Brasileira de Engenharia Química, Fernando Figueiredo, presidente Executivo da ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química. O Simpósio con tará ainda com a participação de pesquisadores da UNICAMP, UFRJ, UFU, UFABC, USP, FEI e da Universidad de Los Andes da Venezuela.

Dividida em três dias, a programação do I ChEFEI inclui debates sobre as diretrizes da indústria do petróleo, com foco na política de desenvolvimento de Recursos Humanos; processos industriais envolvidos na pesquisa e na indústria do petróleo; e a pesquisa científica, com ênfase em P&D&I no setor de óleo e gás.

"Essa é uma oportunidade para posicionar a FEI no cenário nacional, em relação à pesquisa e ao desenvolvimento em petróleo, gás e combustíveis, um tema muito estratégico para o Brasil. A Engenharia Química vive um momento de grande evidência mundial pelo fato dela tratar de problemas diretamente relacionados com questões energéticas, ambientais e de sustentabilidade, temas fundamentais para o futuro da humanidade", diz o prof. dr. Ricardo Belchior Torres, chefe do Departamento e coordenador do curso de Engenharia Química do Centro Universitário da FEI.

Segundo a profa. Dra. Rivana Basso Fabbri Marino, vice-reitora de Extensão e Atividades Comunitárias do Centro Universitário da FEI, "com o I ChEFEI, buscamos atender a uma demanda regional e nacional de desenvolvimento de pessoas, pesquisas e conhecimentos para o setor de petróleo e gás. Além disso, esse workshop é parte do contexto institucional de estruturação do novo programa de pós-graduação stricto sensu em Engenharia Química da FEI, recém-aprovado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior".


Fonte: Márcia Campos (Press Services Soluções Integradas em Comunicação)


2. 1ª Semana Acadêmica de Química (I SEMAQ) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

A 1ª Semana Acadêmica de Química (I SEMAQ) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM (Uberaba/MG), acontecerá de 22 a 25 de outubro de 2013. A I SEMAQ tem como objetivo principal contribuir para a formação de estudantes de Química de Uberaba e Região e para a capacitação de professores da Rede Básica de Ensino, colocando-os em contato com temas atuais e relevantes de diversas áreas da Química, por meio de palestras e minicursos proferidos por profissionais renomados de instituições e empresas de excelência.

No evento serão abordados temas específicos da área de Ensino de Química, que buscarão fami liarizar o licenciando em Química com questões da Educação e desempenharão papel importante para a formação continuada de professores de Química e de Ciências da Rede Básica de Ensino. Além disso, a I SEMAQ possibilitará ao estudante de Química vislumbrar as diversas possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio do contato com profissionais inseridos na indústria e na academia, e constituirá em um meio de divulgação do Curso de Licenciatura em Química da UFTM.

Maiores informações: http://www.uftm.edu.br/semaq

Contato: semaq.uftm@gmail.com


Fonte:
Comissão Organizadora da I SEMAQ

3. 5º Congresso da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (5º BrMASS)

De 07 a 11 de Dezembro de 2013 se realizará o 5º. Congresso da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (5º BrMASS) no Hotel The Royal Palm Plaza (Campinas-SP). O 5º BrMASS é uma oportunidade única, no Brasil, de intercâmbio entre os especialistas e usuários da técnica. O congresso contar&a acute; com a participação de pesquisadores e profissionais de todo o mundo, além de muitos brasileiros que atuam em MS no exterior.

Cinco dos grandes nomes mundiais em MS já confirmaram a presença: Dr. Robert B. Cody (um dos pioneiros da MS Ambiental e inventor da técnica DART), Prof. Renato Zenobi (renomado pesquisador em proteômica e MS ambiental, e, editor associado do Analytical Chemistry), Dr. K.W. Michael Siu (brilhante pesquisador em proteômica e biomarcadores de câncer), Prof. Facundo M. Fernandez (célebre no desenvolvimento de pesquisas relacionadas a diversas áreas da bioanalítica), e o Dr. Raymond E. March (um dos mais renomados espectrometristas de massas, pioneiros de técnic as variadas e autor de diversos livros de MS).

O 5º BrMASS terá também vários Keynote speakers e apresentações orais e em poster. Já é um dos principais eventos mundiais em MS, e com a participação projetada, este ano, de cerca de 1200 congressistas, o 5º. BrMASS deverá se consolidar como o 3º maior congresso em espectrometria de massas. Não perca esta oportunidade única,

Maiores informações


Fonte:
Damila Rodrigues de Morais (Unicamp)

4. I Escola de Química UFAM-UFSCar

No período de 04 a 08 de novembro de 2013 será realizada no Departamento de Química da UFAM, em Manaus (AM), a I Escola de Química UFAM-UFSCar. A Escola será composta por mini-cursos e seminários, ministrados, respectivamente, por professores do PPGQ-UFSCar e PPGQ- UFAM. A ideia central do evento é apresentar aos alunos de mestrado e de graduação em Química, bem como de outros cursos afins, temas modernos que serão discutidos por cientistas ativos em diferentes temas da Química. Nesta primeira Escola, serão ministrados cursos nas seguintes áreas de conhecimento: Organocatálise, Quimiometria, Determinação de substância em nível de traço e Dispositivos Eletroquímicos para Conversão e Armazenamento de Energia. Cada mini-curso terá uma duração de 16 horas aula. Ao final de cada dia de trabalho, haverá um seminário que será apresentado por um professor do DQ-UFAM.

O evento é patrocinado pela CAPES e tem como Coordenador, o Prof. Dr. Ernesto C. Pereira, do PPGQ-UFSCar e Vice-coordenador, Prof. Dr. Leandro A. Pocrifka - Universidade Federal do Amazonas.

Maiores informações


Fonte: Maria Lúcia Belém Pinheiro (Secretária Regional da SBQ-AM)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299