.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1095

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

17/10/2013


1.1ª Semana de eletroquímica Ambiental que irá ocorrer no Instituto de Química da UFRN

Estão abertas as incrições para a 1ª Semana de eletroquímica Ambiental que irá ocorrer no Instituto de Química da UFRN, entre os dias 06/11 a 08/11, no anfiteatro "B" do CCET.

O objetivo deste evento será apresentar os avanços alcançados na área de eletroquímica ambiental, referentes a tratamento de águas residuais, produção de agentes desinfectantes, cloração eletroquímica, técnicas emergentes (eletro-fenton e foto-eletrofenton) para tratamento de efluentes industriais e domésticos, desenvolvimento de sensores para detecção e quantificação de poluentes, avanços em eletrocatalisadores para células combustíveis, aplicação da tecnologia eletroquímica para tratamento de água produzida derivada da indústria do petróleo, e outros temas. O evento contará com a presença de professores/pesquisadores (Nacionais e internacionais), estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da área de eletroquímica e afins.

Diante da necessidade de divulgação do evento, gostaríamos que fosse publicado na página da SBQ, a fim de informar toda a comunidade acadêmica e pesquisadores.

Mais informações: (84) 9161-3617.
E-mail (para envio de resumo e formulário de inscrição):
leaa_ufrn@yahoo.com.br


Fonte: Prof. Dr. Carlos Alberto Martinez Huitle (UFRN)


2. Applications of Synchrotron Radiation for Enviromental and Earth Sciences

Estão abertas as inscrições para o workshop "Applications of Synchrotron Radiation for Enviromental and Earth Sciences", a ser realizado nos dias 13 e 14 de Março de 2014 em Campinas-SP.

O workshop é voltado tanto para a pesquisadores que já usam técnicas síncrotron em suas pesquisas, como para aqueles que querem entender como estas podem ser úteis em suas pesquisas.

Incrições abertas até 10 de Janeiro de 2014 e aplicações para pedido de auxílio financeiro para participação até dia 20/10/2013.


Fonte:
Fabio Rodrigues (LNLS/CNPEM )

3. SBPMat convida a comunidade científica a submeter propostas de simpósios em temas de Engenharia e Ciência de Materiais para seu XIII Encontro.

Está aberta, até o dia 14 de novembro, a chamada de propostas de simpósios temáticos para o XIII Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat). O evento será realizado em João Pessoa (PB), no Centro de Convenções, de 28 de setembro a 2 de outubro de 2014.

As propostas de simpósios podem ser apresentadas por qualquer pessoa com título de doutor ligada a uma instituição de ensino e/ou pesquisa do Brasil ou do exterior. Todos os temas da área de Ciência e Engenharia de Materiais podem ser objeto de uma proposta de simpósio. As propostas devem ser realizadas mediante o preenchimento do formulário disponível no site da SBPMat com a descrição do escopo do simpósio, a relação dos temas abrangidos, a lista tentativa de palestrantes convidados e os nomes e contatos dos organizadores do simpósio. O formulário deve ser enviado para o e-mail secretaria@sbpmat.org.br até o dia 14 de novembro de 2013.

As propostas apresentadas serão avaliadas pela Comissão de Eventos da SBPMat, juntamente com os organizadores do XIII Encontro, e submetidas à diretoria da Sociedade. A previsão de definição da lista de simpósios aprovados para o XIII Encontro da SBPMat é em dezembro de 2013.

Os simpósios temáticos são, tradicionalmente, o eixo principal da programação dos eventos anuais da SBPMat. Neste ano, no encontro anual, realizado em Campos do Jordão de 29 de setembro a 3 de outubro, foram apresentados cerca de 1.800 trabalhos, entre orais e pôsteres, dentro dos 16 simpósios sobre temas como materiais para eletrônica e fotônica, materiais para energia, biomateriais, nanomateriais, estruturas supramoleculares, materiais orgânicos, técnicas de caracterização, teoria e simulação, entre outros.

Formulário de proposta de simpósio para download



Fonte:
Verónica Savignano (SBPMat)

4. 12º SIMPEQ

O SIMPEQ é um evento dirigido para professores que dão aulas de Química no ensino médio e está em sua 12a edição no Instituto de Química da UNICAMP. É uma iniciativa para promover a necessária interação entre membros da universidade e professores do ensino médio, que vem acontecendo desde 2001.

Maiores Informações


Fonte: Adriana Vitorino Rossi (UNICAMP)






SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299