.: Eventos :.
Boletim Eletrônico
Nº 1096

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ



Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ

/9/2013


1. IV Encontro Capixaba de Química – SBQ ES

O IV Encontro Capixaba de Química – SBQ ES ocorrerá entre os dias 05 e 08 de novembro de 2013 na UFES – Vitória (ES) e é fruto da parceria entre a UFES, o IFES e a SBQ/ES.

A programação envolverá minicursos, palestras e apresentação de trabalhos, entre outras atividades. O objetivo é apresentar e difundir temas atuais e novas tendências da área de Química, além de promover a integração entre os profissionais e estudantes.

O "IV ENCONTRO CAPIXABA DE QUÍMICA – SBQ ES" tem a finalidade de consolidar um evento científico de grande abrangência dentro do Calendário Científico do Estado do Espírito Santo. Esse evento tem como proposta discutir o tema "EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM QUÍMICA" através do qual se pretende refletir sobre o papel da Química dentro destas temáticas.

O público-alvo é formado por estudantes de curso técnico, graduação e de pós-graduação dos cursos de Química, Engenharia Química e afins, assim como por professores do ensino médio/superior e profissionais que atuam em indústrias, órgãos públicos etc.


Fonte: Valdemar Lacerda Júnior (DQUI/UFES)


2. Introdução a Fotofísica Molecular e Optoeletrônica com foco em Células Sensibilizadas por Corantes (DSSC´s) – Curso de curta duração na UFSC

Em Janeiro de 2014 o Prof. Ronald P. Steer do Departamento de Química da "University of Saskatchewan" – Canadá, visitará o Brasil, em projeto de colaboração com o Departamento de Engenharia Civil da UFSC (Prof. Ricardo Ruther), fruto do edital Ciência Sem Fronteiras – Categoria Pesquisador Visitante Especial, em projeto que visa o desenvolvimento de novos materiais orgânicos, suportados pelo aniquilamento tripleto-tripleto, para aplicação em OLEDs e confecção de Células Solares Orgânicas com eficiência na conversão de potência próximas a 40%.

Em 2013, o Prof. Steer foi laureado com o prêmio John C. Polanyi da Sociedade Canadense de Química, pela excelência em sua pesquisa nas áreas de Fotoquímica, Fotofísica e Espectroscopia Molecular Fluorescente, focado principalmente na compreensão do comportamento de moléculas orgânicas que absorvem luz e que estão desbravando novas fronteiras na área de energia solar.

Uma das atividades planejadas na visita do Prof. Steer ao Brasil, em janeiro/2014, será a realização de um curso de curta duração (6 horas a ser realizado na UFSC) de Introdução a Fotofísica Molecular e Optoeletrônica com foco em Células Sensibilizadas por Corantes (DSSC´s).

Os interessados podem entrar em contato com o Dr. Marcos Ribas

marcosrbribas@gmail.com
marcos.ribas@posgrad.ufsc.br


Fonte:
Marcos Ribas (UFSC)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299