.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 967

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


17/2/2011


Saiu o 4º número do Volume 2 da Revista Virtual de Química



1. Editorial

Regras de Nomenclatura Química: como proceder?

           A Revista Virtual de Química tem entre seus objetivos ser, além de um periódico científico, um instrumento ágil de ensino na formação de mestres e doutores, e de graduados em Química e áreas afins.

           Um dos aspectos críticos nos países de língua portuguesa, apesar dos esforços de uns poucos químicos portugueses e brasileiros, é a falta de regras oficiais de nomenclatura química. A questão da nomenclatura pode parecer, em princípio, ser de importância menor para alguns químicos, mas não é. Pelo contrário, deveria ser prioritária na pauta das discussões das Sociedades Portuguesa (SPQ) e Brasileira de Química (SBQ). Trata-se de uma questão que não ter sua discussão adiada, devido aos enormes prejuízos que a falta de regras oficiais de nomenclatura vem causando, tanto à academia como à indústria e ao setor químico, em geral, de Portugal e Brasil. Sem regras de nomenclatura é impossível, por exemplo, a criação de bancos de dados em português que envolvam nomes de compostos químicos e a edição de normas legais de regulação. Além do prejuízo financeiro que isto acarreta, há uma confusão generalizada na redação de dissertações, teses e artigos científicos, o que dificulta e compromete a leitura e a compreensão dos textos.

           Os editores da RVq, a partir de 2011, começarão a aceitar a submissão de manuscritos curtos e comentários que tratem de regras básicas de nomenclatura em todas as sub-áreas da Química. A ideia dos editores atuais é adotar nas normas da revista as regras publicadas pelo INMETRO: Resolução nº 01/82 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – CONMETRO, de 27 de abril de 1982; portaria nº 102 de 10 de junho de 1988 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, para unidades, constantes e para a nomenclatura química a literatura existente na Língua Portuguesa, particularmente a tradução portuguesa do livro Azul da IUPAC para a química orgânica (recomendações 1993) organizada por B. J. Herold e colaboradores, Lisboa, 1997; e a tradução brasileira do Compêndio de Nomenclatura Macromolecular, editado por C. T. Andrade e colaboradores, RJ, 2002.

          Os editores incluirão em cada número da RVq uma pequena seção para provocar o debate e ilustrar os diversos procedimentos de nomenclatura.

Capa: O quadro da capa é uma pintura abstrata, a óleo, do físico brasileiro José Leite Lopes, reconhecido internacionalmente por suas contribuições à física teórica, e um dos fundadores, juntamente com César Lattes, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).
Leite Lopes, entre os inúmeros prêmios e homenagens acadêmicas que lhe foram conferidos, recebeu em 2003 a Medalha Comemorativa dos 40 anos do Programa de pós-graduação de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Angelo C. Pinto
Ricardo Bicca de Alencastro


Fonte: Fernando de Carvalho da Silva (UFF)



Atualidades na Química Brasileira

Busca por Novos Complexos Ditópicos com Potencial Atividade Citotóxica Resumo PDF
Luana Magalhães Forezi 227-230

Artigos

Acoplamentos de Kumada-Corriu-Tamao catalisados por Ni e Pd: uma ferramenta importante para a síntese de biarilas Resumo PDF
Daniela de Luna Martins 231-261

Interação de campos elétricos de alta intensidade com membranas biológicas: eletroporação e eletrodeformação Resumo PDF
Alejandra I. de Eismann, Ricardo Bicca de Alencastro 262-270

Eletroporação e iontoforese para liberação de fármacos através da pele Resumo PDF
Damiana R. Vianna, Bárbara V. Silva, Lidilhone Hamerski 271-279

Cloretos de ácidos carboxílicos como agentes de arilação em reações de Heck catalisadas por paládio – Reação de Blaser Resumo PDF
Daniela de L. Martins, Heiddy M. Alvarez 280-297

A Síntese Fluorosa Assistida por Micro-ondas Resumo PDF
Vera Lucia Eifler-Lima, Patricia A Amaral 298-307


 

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299