.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 967

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


17/2/2011


A SBQ no lançamento do Ano Internacional da Química
27 e 28 de janeiro, 2011, UNESCO, Paris


           A SBQ esteve representada no lançamento do Ano Internacional da Química, nos dias 27 e 28 de janeiro de 2011, na sede da UNESCO, em Paris, pelos Profs. Claudia Rezende (UFRJ), Vanderlan da S. Bolzani (UNESP), Carol Collins (UNICAMP), Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA), Fernando Galembeck (UNICAMP) e César Zucco (UFSC). Gislaine Regina Rossetti (BASF) representou o Setor Industrial.

           A programação do evento foi muito intensa e de alto nível. A abertura colocou à mesa as autoridades da UNESCO, da IUPAC, do Governo Francês e de convidados de diversas partes do mundo. As falas, em sua maioria, trataram de temas voltados à necessidade de acelerar a educação em Química e à indispensabilidade da Química para o desenvolvimento sustentável.

           O Prof. Jean-Marie Lehn proferiu a excelente palestra From Matter to Life: Chemistry, enfatizando que a Química é a ciência da estrutura e da transformação das entidades vivas e não-vivas. A ela seguiram-se duas palestras envolvendo a Química e o progresso da civilização: Do início ao século 18: o exemplo da China e Do século 18 aos nossos dias: grandes nomes e grandes avanços.

           As mulheres na Química foi tema de palestras Marie Sklodowska Curie, a mulher cientista desfazendo o mito, pela Profa. Hélène Longvin-Joliot, neta de Marie Curie, e O surpreendente ribossomo, seus pequenos inimigos e dicas de sua origem, pela não menos surpreendente Profa. Ada Yonath, laureada com o Prêmio Nobel de Química de 2009.

           Em Tendências globais e perspectivas: Química e o desenvolvimento sustentável, foram incluídos os temas Meio-ambiente e Clima, Nutrição e Água, Saúde, Energia, Materiais e Aspectos Econômicos e Sociais. Foi um belo conjunto de palestras, dentre as quais destacaram-se a do Prof. Yuan Lee, Nobel de Química de 1986, Os desafios do nosso planeta; a do Diretor Executivo da BASF, Hans-Ulrich Engel, Química: soluções para os desafios globais; Montando a cena: mudança climática, proferida pelo também Prêmio Nobel (2007), Rajendra K. Pachauri; Gerardo M. Ramos Tombo, Diretor de Desenvolvimento da Syngenta, Agricultura, soluções de colheitas, água e produção de alimentos; o Diretor de Divisão de Reservas de Água, Kuwait, Muhammad Al Rashed, Reservas de Água no Oriente Médio: convencionais ou não-convencionais – quais vencerão?; o Prof. Marcel Tanner, Instituto Suíço de Saúde Pública e Tropical, Basel, apresentou Saúde e doença: grandes desafios globais e o Vice-presidente da GlaxoSmithKline R&D, Dave Alle, Contribuição da indústria à saúde global. Thierry Le Hénaff, Arkema, falou sobre Química e os materiais do amanhã, deixando entendido que não haverá energia renovável, moradias, medicamentos, alimentos – e muito mais – sem Química.

           Relativamente aos aspectos econômicos e sociais, destaque seja dado à mesa redonda (sete participantes) Impactos da Química: emprego, economia e sociedade. Foram horas de muita imaginação e criatividade (às vezes um pouco de futurismo), durante as quais foram debatidos temas que respondessem aos questionamentos: “como será a Química no futuro”, especialmente no que diz respeito ao bem-estar social, e “como será o químico” nesse meio. A sustentabilidade, a Química verde, o pesquisador envolvido com a Universidade, mas também com a indústria, a inter- e multidisciplinaridade, os equipamentos e as análises em tempo real foram tópicos abordados. Nesse contexto, ficou evidente que o químico deverá ser, mais e mais, um sujeito com entusiasmo, paixão, curiosidade, criatividade, espírito empreendedor...

           Além das palestras, aconteceram apresentações (filmes) de curta duração e exposições da indústria e de setores voltados à educação em Química.

           A delegação da SBQ encontrou-se com os executivos da IUPAC e tratou de vários assuntos, entre os quais, a realização do Congresso Mundial de Química da IUPAC e a reunião do Comitê Executivo ou do Bureau da IUPAC, no Brasil. As negociações estão bem encaminhadas.

           Na Sorbonne, estava ocorrendo a Jornada Marie Curie, com vídeos, fotos e exposições sobre energia nuclear, medicina nuclear e outros afinidades. Contatos foram feitos com o Prof. Robert Guillaumont sobre essas mídias, com o objetivo de serem disponibilizadas no Brasil. As negociações continuam.

           Junto à European Schoolnet, Projeto Equality Xperimania, com atividades para educação em ciências, sobretudo para os jovens, foram iniciadas ações para projetos em conjunto com a SBQ. O nosso DVD em comemoração ao AIQ-2011 teve uma enorme aceitação.

           O filme sobre o AIQ-2011, lançado em Paris, será traduzido para o português, com a devida permissão (http://www.youtube.com/user/epca2011iyc).


Fonte: César Zucco, Claudia Rezende e Jailson B. Andrade





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299