.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 972

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


24/3/2011


Químicos na mídia

Revista Veja destaca avanços da pesquisa no país


           O crescimento da produção científica brasileira nos anos recentes, em quantidade e qualidade, levou a revista Veja a registrar esse avanço, em reportagem de cinco páginas de sua última edição. Apesar de os investimentos do país em ciência ainda serem modestos quando comparados aos dos EUA, Alemanha, Japão e Coreia, o Brasil passou a ocupar um novo patamar no cenário científico mundial, nota o semanário, à frente de países como Rússia e Israel. A base da avaliação é o número de artigos publicados por pesquisadores brasileiros em periódicos internacionais, que cresceu 84,5% durante o período de 2005 a 2009, frente ao quinquênio anterior, assim como o número de citações desses artigos.

           A revista realizou levantamento com universidades, agências de fomento, órgãos do governo federal e revistas científicas internacionais, consultando 24 fontes com as quais identificou cientistas brasileiros cujos trabalhos recebem maior reconhecimento por seus pares. A relação de oito pesquisadores elaborada por Veja inclui dois da área de química, Adriano D. Andricopulo, da Universidade de São Paulo, e Jairton Dupont, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

           Esses bons desempenhos individuais ocorrem em meio a um novo panorama no campo cientifico do país, lembra a revista, onde os pesquisadores mais jovens atuam em um ambiente “comparativamente mais amistoso à produção do conhecimento.” Na última década, constata, “dobrou o número de títulos de doutorado no Brasil” e registrou-se uma expansão expressiva na concessão de bolsas de pesquisa. Veja a íntegra da reportagem aqui.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)























SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299