.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 972

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


24/3/2011

Lançamento do Ano Internacional da Química (AIQ-2011)


A cerimônia do lançamento do Ano Internacional da Química (AIQ) ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 23 de março, na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Centro do Rio de Janeiro, e contou com grande público e com presenças ilustres de representantes da comunidade científica, empresarial e do governo.

A convite da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) compareceram diversas entidades representativas da Química Brasileira, como os Conselhos Regionais de Química de São Paulo, Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina e do próprio Rio de Janeiro. Ao lado destes, representantes das indústrias químicas como a BASF, BRASKEM, CLARIANT e DOW, entre outras que apóiam o projeto do AIQ, esteve presente a ABIQUIM- Associação Brasileira das Indústrias Químicas. A cerimônia contou ainda com a presença de representantes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, da Associação Brasileira de Química (ABQ), da Embrapa e do INPI. Pela Academia, estiveram presentes muitos professores, não somente da comunidade carioca, mas de diversos outros estados. A SBQ esteve representada pela sua diretoria e conselho, bem como contou com a presença de ex-presidentes como os professores Hans Viertler e Oswaldo Luiz Alves.

(da esq. para a dir.) Vitor Ferreira (Vice-Presidente da SBQ), Jailson B. Andrade (Ex-Presidente e atual Conselheiro da SBQ), Hans Viertler (Ex- Presidente da SBQ), Vanderlan da S. Bolzani (Ex-Presidente e atual Conselheira da SBQ), Oswaldo L. Alves (Ex-Presidente da SBQ), Fernando Galembeck (Ex-Presidente e atual Conselheiro da SBQ), Claudia M. Rezende (Tesoureira da SBQ), César Zucco (Presidente da SBQ) e Adriano D. Andricopulo (Secretário Geral da SBQ).

Com uma programação representativa de toda a cadeia Química, a cerimônia teve uma início com a composição de uma mesa rica em personalidades, e foi aberta com a palavra de nosso presidente. O professor César Zucco agradeceu a todos em nome da SBQ e fez um interessante discurso sobre a importância da Química no desenvolvimento e bem-estar da sociedade moderna, ressaltando que “ ...sem a Química, a vida seria chata, curta e dolorida.” Destacou três personalidades da história da Química, Dimitri Mendeleev, Robert Woodward e Linus Pauling, por suas marcantes contribuições. Em seguida, as indústrias químicas se fizeram representar pelo Dr. Fernando Figueiredo, que falou sobre o estágio atual da Química brasileira, a oitava no ranking mundial e as perspectivas traçadas para alcançar, em poucos anos, a quinta posição. Fez um apelo aos representantes governamentais e à Academia para a necessidade de formação de Químicos, em grande número e de boa qualidade, de modo a atender ao crescimento econômico do País.

(da esq. para a dir.) Jorge Fleming (Presidente do CRQ-3ª região - RJ), Jerson Lima (Diretor Científico da FAPERJ), Jacob Palis (Presidente da ABC), Glaucius Oliva (Presidente do CNPq), Hernan Chaimovich (Vice-Presidente da ABC), Fernando Figueiredo (Abiquim) e César Zucco (Presidente da SBQ).

A sua fala, seguiram-se às intervenções do presidente do CRQ-3ª região, RJ, Sr Jorge Fleming, do presidente e vice-presidente da ABC, professores Jacob Palis e Hernan Chaimovich, que agradeceram a escolha da ABC para a abertura do AIQ e, juntamente com o diretor científico da FAPERJ, professor Jerson Lima, parabenizaram a SBQ pelas atividades em desenvolvimento. Em seguida, o presidente do CNPq, professor Glaucius Oliva, representando o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, falou das várias conquistas da ciência brasileira e alertou para os desafios que precisam ser rapidamente alcançados, como a inserção da produção científica brasileira no topo da ciência mundial. Chamou a atenção para a importância da inovação para o crescimento da economia brasileira, do compromisso com os problemas brasileiros e com a divulgação ampla e efetiva do trabalho dos pesquisadores perante a sociedade em geral.

Desfeita a mesa de abertura, ocorreram as conferências do professor Carlos Alfredo Joly, da UNICAMP, representando o MCT, que falou sobre as perspectivas e desafios do Departamento de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT, do qual está participando pelo novo governo.

Jailson B. Andrade

Em seguida, o conselheiro da SBQ professor Jailson B. Andrade iniciou sua conferência ressaltando a incrível capilaridade da Química por todas as áreas da ciência, a importância dos fóruns de gradução e pós-graduação promovidos pela SBQ ao longo dos últimos anos, com a valiosa contribuição da professora Solange Cadore, da UNICAMP e do professor Cezar Zucco, da UFSC, e exemplificou a excelência da pesquisa brasileira através ações, incluindo os ICNTs e as publicações da SBQ.

Claudia M. Rezende

Por fim, a coordenadora do Ano Internacional da Química, professora Claudia Rezende, tesoureira da SBQ, fez considerações sobre o andamento do projeto do AIQ no Brasil, descreveu as ações já implementadas e convidou todos a divulgarem o primeiro concurso nacional de vídeos e fotos sobre a Química, que pode ser vizualizado no portal do AIQ: www.quimica2011.org.br. A professora informou que várias exposições sobre a Química no Cotidiano já se encontram em apresentação em todo país, com o apoio das secretarias regionais da SBQ e da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências. Em seguida, os presentes foram convidados para um coquetel oferecido pelo 3º CRQ-RJ e pela ABIQUIM.

O resultado deste projeto inovador e empreendedor da SBQ foi elogiado pelos presentes, especialmente pela aproximação efetiva da SBQ com as indústrias brasileiras e as diversas representações da Química no Brasil, bem como pela abertura de um canal direto com as escolas através do portal do AIQ, que entram diariamente em contato com a equipe na busca de parcerias para a comemoração do Ano.



Claudia M. Rezende
Coordenadora do AIQ-2011
Tesoureira da SBQ




Fotos: Fabricio Cruz

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299