31/3/2011
Lançamento do livro ”Cientista, brasileiro e cidadão - coletânea de artigos do cearense pacatubano que deixou os gramados e driblou a face elitista da Academia”, do professor Raimundo Braz Filho
Coletânea “Cientista, brasileiro e cidadã”' registra aspectos significativos da trajetória de um dos principais nomes da ciência brasileira contemporânea
Um cearense que driblou toda sorte de obstáculos durante a sua infância, em Pacatuba (CE), e se tornou um consagrado cientista, isto depois de ter uma passagem como jogador profissional de futebol. Esta inusitada trajetória pode ser conferida em detalhes no livro “Cientista, brasileiro e cidadão - coletânea de artigos do cearense pacatubano que deixou os gramados e driblou a face elitista da academia”, do professor Raimundo Braz Filho.
Lançado pela editora Quartet, com apoio financeiro da Faperj, o livro compila artigos publicados pelo professor Braz durante sua gestão como reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), de 2003 a 2007. A Uenf foi o último projeto acadêmico de Darcy Ribeiro. Seu pioneirismo, que incluiu exigir o doutorado de 100% dos professores, acabou lhe conferindo inicialmente um indesejável ar aristocrático. Uma das marcas de Braz como reitor foi justamente a quebra deste estilo, mediante a abertura da instituição para o diálogo com a sociedade e o Poder Público. Para tanto, o então reitor se valeu de suas convicções, de sua visão de mundo e de um estilo pessoal marcado pelo gosto em contar e ouvir histórias que cabem na boca e no ouvido do cidadão comum. O organizador da coletânea é o jornalista Gustavo Smiderle, doutorando em Sociologia Política e servidor da Assessoria de Comunicação da Uenf.
O livro reúne artigos publicados entre 2005 e 2007 no jornal Folha da Manhã, de Campos (RJ), além de contribuições do professor e cientista político Sérgio de Azevedo (“Cientista, reitor e cidadão politicamente comprometido: considerações pontuais sobre a trajetória de um vencedor”) e do próprio organizador, Gustavo Smiderle (“'Uenf e Campos dos Goytacazes: uma questão sociológica”). Os artigos do professor Braz são organizados em quatro capítulos temáticos: “O cientista, o Estado e o mercado”'; “O brasileiro inquieto”; “Cidadão do planeta e do milênio”; e “Cidadão fluminense”.
Mais informações
Fonte: Carlos Gustavo Sarmet Moreira Smiderle (UENF)
|