.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 974

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


7/4/2011


CNPq abre inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica



O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) abre as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

Os principais objetivos são: contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, colaborar para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional e para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação, além de possibilitar o acesso e a integração do estudante à cultura científica. A bolsa tem duração de até 12 meses.

O programa é destinado a instituições públicas, comunitárias ou privadas, com ou sem curso de graduação, que efetivamente desenvolvam pesquisa e tenham instalações próprias para tal fim. Para participação no PIBIC, a instituição proponente deverá estar previamente cadastrada no Diretório de Instituições (DI) do CNPq, disponível em (http://di.cnpq.br/di/) e ter uma política para iniciação científica.

As inscrições devem ser feitas por intermédio da Plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/) até o dia 02 de maio. Serão avaliadas por mérito, com o auxílio de especialistas atuantes nos vários campos do conhecimento científico e tecnológico. A divulgação dos resultados está prevista para junho e o início da implementação das bolsas para agosto.

Para mais informações: http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/pibic.htm




Fonte: Assessoria de Comunicação do CNPq (link para a matéria)


















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299