.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 976

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/4/2011


CNPq completa 60 anos a serviço do desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil


No último domingo (17/4) o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) completou 60 anos de existência. Apesar de ter sido criado em 15 de janeiro de 1951, por meio da Lei nº 1.310, a primeira reunião do Conselho Deliberativo do novo órgão aconteceu apenas em 17 de abril do mesmo ano, sendo essa a data considerada como aniversário da agência.

Nestes 60 anos, o CNPq tem alcançado expressivos avanços. Em 2011, apoiará com bolsas mais de 14 mil pesquisadores de Produtividade em Pesquisa; aproximadamente 20 mil bolsistas de Mestrado e Doutorado e 7 mil bolsistas apoiados nas diferentes modalidades de fomento tecnológico, a maioria em atividades de pesquisa e desenvolvimento diretamente nas empresas; cerca de 46 mil estudantes de graduação e do ensino médio, envolvidos em projetos de Iniciação Científica e Tecnológica, além de financiar milhares de projetos de pesquisa.

A solenidade de comemoração acontece no dia 27 de abril, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, com a presença de diversas autoridades. Na ocasião ocorre o lançamento da XXV edição do Prêmio Jovem Cientista com o tema "Cidades Sustentáveis", por meio da assinatura do acordo de cooperação entre o CNPq, a Gerdau, a Fundação Roberto Marinho e a General Electric do Brasil (GE), a mais nova parceira do Prêmio. Outra novidade é o lançamento da 1ª edição do Prêmio de Fotografia Ciência e Arte.

Durante a cerimônia também acontece a outorga do título de Pesquisador Emérito e Menção Especial de Agradecimento, respectivamente concedida a pesquisadores que prestaram relevantes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico do país, e instituições colaboradoras que incentivaram o crescimento, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação do CNPq na missão de fomento a pesquisa e formação de recursos humanos para a pesquisa em todas as áreas do conhecimento.

Em 2011 foram cinco agraciados. O sociólogo Gabriel Cohn, o engenheiro Evando Mirra de Paula e Silva e o médico Zilton de Araújo Andrade receberão o título de Pesquisador Emérito. Já a Fundação Conrado Wessel (FCW) e a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) receberão Menção Especial de Agradecimento da agência.

Os 19 servidores do CNPq que completaram 25 anos de serviços prestados ao Conselho em dezembro de 2010, também serão homenageados. Vão receber a placa comemorativa "Prata da Casa" como reconhecimento à fundamental contribuição dos servidores do CNPq para a excelência dos resultados da agência.


Pesquisadores Eméritos

Gabriel Cohn possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1964) e doutorado em Sociologia pela USP (1971). Sua trajetória acadêmica divide-se em duas fases. Na primeira (1965 a 1987) dedicou-se inteiramente à Sociologia, na qual sua atenção passou da análise do desenvolvimento social e político aos fundamentos teóricos. Na segunda (1988-2008) passou a dedicar-se à Ciência Política, com crescente atenção aos problemas da Sociologia Política.

Evando Mirra é formado em Engenharia Mecânica e Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1965, possui vasta experiência nas áreas de transformações de fase nos materiais, interação gás-metal e engenharia de superfícies. Obteve o Doutorado em Ciências em 1972 na Universidade de Paris/Orsay, e trabalhou na École des Mines de Paris e no Centre de Recherches Nucléaires de Saclay, sobre evoluções estruturais e propriedades mecânicas dos metais de estrutura hexagonal-compacta.

Zilton de Araújo Andrade diplomou-se em Medicina em 1950, pela Faculdade de Medicina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre 1951 a 1953 fez treinamento como Residente no Departamento de Patologia da Universidade de Tulane, na cidade de Nova Orleans, USA. Em 1956, obteve título de doutor pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Foi Pesquisador Visitante (1961) no Hospital Mount Sinai Hospital e Professor Visitante (1971) da Cornell University Medical College, ambos em New York, e Pesquisador Titular da FIOCRUZ, no período de 1984-1994.


Instituições

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), criada em 2001, estabelece políticas públicas que contribuem para a melhoria da vida de todas as brasileiras. Percorrendo uma trajetória transversal para enfrentar as desigualdades e diferenças sociais, raciais, sexuais, étnicas e das mulheres deficientes, a SPM tem como principal desafio à incorporação das especificidades das mulheres nas políticas públicas e o estabelecimento das condições necessárias para a sua plena cidadania.

A Fundação Conrado Wessel foi constituída em 1994, a pedido, em testamento, do fotógrafo, cientista e empresário Ubaldo Conrado Augusto Wessel. Seus objetivos são o de incentivar a Arte, a Ciência, a Medicina e a Cultura por meio do Prêmio FCW, considerado no meio acadêmico como o "Nobel Brasileiro". O perfil da Fundação Conrado Wessel se complementa com as doações efetuadas, anualmente, a entidades assistenciais sem fins lucrativos.



Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq (link da matéria)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299