.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 976

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/4/2011


Convite

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, por meio da revista Pesquisa FAPESP, e a Sociedade Brasileira de Química, SBQ, têm a satisfação de convidá-lo para a segunda conferência do Ciclo de Conferências Ano Internacional da Química – 2011.

NOVOS MATERIAIS

Coordenadora
Rosário Elida Suman Bretas
(CCET-UFSCar, São Carlos, SP)
Conferencistas
Fernando Galembeck (IQ-Unicamp, Campinas, SP)
Oswaldo Alves (IQ-Unicamp, Campinas, SP)
Henrique Toma (IQ-USP, São Paulo)

A era dos materiais nano, com o tamanho de algumas poucas centenas de átomos, já começou. Materiais são alicerces da tecnologia. Eles marcaram os vários estágios do desenvolvimento humano, desde a idade da pedra, do bronze e do ferro. Também revolucionaram a ciência com os vidros, materiais ópticos e lasers e mudaram o conceito da eletrônica moderna, com o planejamento molecular, sol-gel e deposição de vapores químicos.

Agora, velhos conhecidos tornaram-se novos materiais incorporando os avanços da miniaturização e da microtecnologia.

Com novos recursos de imagem e manipulação na escala nanométrica, o mundo dos biominerais começa a ser revelado ao mesmo tempo em que nanopartículas, nanofios, nanotubos e nanofilmes impulsionam a nanotecnologia, como aditivos de performance, sensores, transportadores e catalisadores, por meio de suas propriedades ópticas, magnéticas, biológicas e plasmônicas. Nanomateriais de segunda geração já incorporam funcionalidade; os de terceira geração, as nanoarquiteturas.

Em breve, teremos os nanomateriais de quarta geração, mais inteligentes e versáteis, imitando os biomateriais que a natureza vem aperfeiçoando nos últimos bilhões de anos. Nesta conferência será possível conhecer mais sobre esse novo mundo explorado pelos químicos.

Data
12 de maio 2011

Horário
13h30 às 18h00

Local
Espaço APAS – Rua Pio XI, 1200
Alto da Lapa – São Paulo – SP

Estacionamento
Valet no local

Informações atualizadas e inscrições: www.fapesp.br/eventos/aiq
Veja a programação completa das demais conferências que compõem o ciclo:
http://www.fapesp.br/materia/6168/eventos/programacao.htm

Contatos: 11.3838-4216/4362






©FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo



SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299