.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 977

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


28/4/2011


CTC/PUC-RIO comemora Ano Internacional da Química com atividades voltadas a alunos do ensino médio


Universidade prepara estudantes para a Olimpíada Brasileira de Química e oferece iniciação científica na área

Para comemorar o Ano Internacional de Química, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), por meio do seu Departamento de Química, deu início a uma série de atividades voltadas para os alunos do ensino médio. Isso inclui aulas na PUC-Rio para alunos que irão participar da Olimpíada Brasileira de Química e inserção de estudantes em projetos iniciação científica, o chamado projeto PROVOC (Programa de Vocação Científica) oferecido pela PUC-Rio, contemplando, nas duas iniciativas, cerca de 30 alunos.


Os 20 melhores da olimpíada estadual se preparam para a competição nacional

Pela primeira vez em sua história, a PUC-Rio decidiu oferecer a alunos de destaque do Rio de Janeiro o apoio necessário para conquistas maiores. Desde março, professores da PUC-Rio, Colégio Pedro II e do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) deram início ao projeto "PUC por um semestre", em que preparam os 20 melhores colocados na Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ) realizada ano passado para disputarem a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que acontece dia 27 de agosto e vai reunir candidatos de todos os estados da federação.

Com a experiência de seis anos na organização da competição estadual de química, os professores montaram um programa exclusivo direcionado a alunos do ensino médio. Neste ano, a PUC-Rio, Colégio Pedro II e o IFRJ estão à frente da organização do curso e da OQRJ, que acontece em agosto.

As aulas preparatórias para a competição nacional acontecem aos sábados, das 14 às 17h, reunindo alunos do IFRJ, Pedro II, Cefet, Colégio Militar e Santa Marcelina. Os estudantes, alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio, contam com aulas teóricas, palestras e aulas práticas nos laboratórios do Departamento de Química da PUC-Rio. Os melhores colocados na Olimpíada Brasileira de Química estarão aptos a competir na Olimpíada Internacional de Química. Além das aulas, o IFRJ oferece ainda ônibus de ida e volta à universidade. "Aproximar alunos desse gabarito às atividades que a PUC-Rio oferece na área de Química é uma oportunidade positiva para nós e para eles", declara André Pimentel, coordenador de graduação do Departamento de Química.


Alunos mostram determinação na hora de competir

Victor Nunes, Yan Fonseca e Rayssa Oliveira cursam o segundo ano do ensino médio no IFRJ e pretendem seguir carreira na área. Todos estão empolgados com a oportunidade de se preparar para a Olimpíada Brasileira de Química, uma vez que tiveram bons resultados na Olimpíada de Química do Rio de Janeiro. O aluno Victor, 17 anos, se mostra determinado. "Estou me preparando para dar o meu melhor na competição", diz o estudante. O objetivo de Yan, 16 anos, é alcançar a Olimpíada Internacional de Química. "Minha expectativa é conseguir classificação para participar na Olimpíada Internacional de Química. Para mim, esse é o grande prêmio da Olimpíada Brasileira, vou me preparar com essa visão", declara Yan, medalha de ouro na OQRJ 2010. A menina Rayssa, 16 anos, faz o curso técnico em química pelo próprio IFRJ e também está otimista com a competição. "Pretendo estudar nas férias reunindo exercícios antigos, acho que todos vão estar bem preparados", comenta a medalhista de prata que deseja fazer o curso de bacharelado em Química.

Todos ressaltam a importância da oportunidade oferecida pelo "PUC por um semestre". Os estudantes acreditam que essa base é fundamental para a preparação de uma grande prova e destacam o papel dos professores. "Os professores incentivam bastante, todo sábado temos uma aula teórica bastante interativa e também temos aulas práticas que complementam o aprendizado. Além da atenção e cuidado dos professores, os recursos da PUC são muito bons", afirma o aluno Yan.


Iniciação Científica apresenta pesquisas nas áreas de petróleo, farmacêutica, ambiental e saúde

Paralelamente ao curso do "PUC por um semestre", os alunos participam do PROVOC (Programa de Vocação Científica) da universidade. O projeto de iniciação científica é uma oportunidade de conhecer melhor a profissão de químico e auxiliar na escolha da carreira a seguir no vestibular.

Quatro projetos são voltados à área de petróleo e gás: Determinação de Metais em Água de Produção Petrolífera, Métodos de Fluorescência de Raios-X para Determinação de Espécies Químicas de Interesse na Indústria do Petróleo, Análise de Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos no Biodiesel e Análise e Caracterização de Combustíveis. "Essa é uma área de grande empregabilidade no país e, por meio dos serviços que prestamos às empresas do ramo, mostramos aos alunos os detalhes das pesquisas que coordenamos no Departamento de Química da PUC-Rio", revela o Coordenador e Prof. André Pimentel.

Na área ambiental, outra de grande relevância no momento, as pesquisas tratam de: "Determinação da Alcalinidade e de Metais em Água Mineral" e "Fracionamento de Classes de Hidrocarbonetos por Cromatografia Líquida de Amostras Ambientais". Já no setor de Farmácia, o projeto que recebe alunos do ensino médio estuda a síntese de compostos orgânicos de interesse na indústria farmacêutica. E no quesito saúde, a novidade fica por conta da análise de metais em fios de cabelo, que podem conter chumbo e estanho, por exemplo.

O Programa de Vocação Científica (PROVOC) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), em convênio com a Fiocruz e em prática desde 1998, já ofereceu a cerca de 200 (aproximadamente 15 por ano) alunos da rede pública e privada do ensino médio a oportunidade de trabalhar em projetos de iniciação científica nas áreas de Informática, Ciências e Engenharia dentro da Universidade. O objetivo é interar os alunos com projetos de pesquisa, iniciar o interesse pelas carreiras de ciências e tecnologia e encaminhar os alunos para futuros profissionais da área.

Maiores informações através do e-mail: maria.estrella@approach.com.br


Fonte: Maria Estrella (Approach)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299