.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 979

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


12/5/2011


Saiu a Química Nova número 4 - Volume 34




Editorial

34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química – Ano Internacional da Química

Pela primeira vez em sua história, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ) vai ser realizada na região Sul, um momento especial que se enche ainda mais de brilho com o local escolhido: a belíssima cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Popularmente conhecida como a "Ilha da Magia", Florianópolis é uma cidade moderna, que reúne a agitação característica dos centros urbanos desenvolvidos, mas ao mesmo tempo oferece uma natureza espetacular que encanta a todos que a conhecem. A 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (34ª RASBQ, http://www.sbq.org.br/34ra) será realizada de 23 a 26 de maio de 2011, no Centro de Convenções do Costão do Santinho Resort, localizado na Praia do Santinho, ao norte da ilha de Santa Catarina.

Com uma programação científica rica e diversificada, composta por workshops, minicursos, conferências, simpósios, sessões temáticas, sessões coordenadas, sessões de painéis, além de lançamentos de livros, homenagens e atividades sociais, a 34ª RASBQ promete ser o grande palco de importantes discussões científicas na celebração do Ano Internacional da Química (AIQ-2011). O AIQ-2011 foi aprovado e proclamado na 63ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo a frente das atividades mundiais a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). A SBQ uniu-se a outros órgãos representativos da Química brasileira, à UNESCO e à IUPAC para celebrar esta grande conquista. Em particular, a SBQ está intensamente envolvida no planejamento e execução de ações capazes de congregar a comunidade científica brasileira (http://www.quimica2011.org.br), em um trabalho fantástico coordenado pela Profa. Claudia Moraes de Rezende, tesoureira da SBQ.

Com 4.420 inscritos, a 34ª RASBQ será a maior reunião da comunidade química brasileira em toda a história e, também, o principal ponto de encontro dos químicos para a comemoração do AIQ-2011 no Brasil. Abaixo, temos uma representação gráfica do número de inscritos nas Reuniões Anuais - de 2004 (27ª RASBQ) a 2011 (34ª RASBQ).


O ano de 2011 coincide com o 100º aniversário do prêmio Nobel em Química concedido a Marie Curie (1867–1934), em reconhecimento às extraordinárias contribuições ao avanço da Química através da descoberta dos elementos rádio e polônio, pelo isolamento do rádio e o estudo da natureza de seus compostos. Marie Curie foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel e a única a receber o prêmio em duas áreas, Física (1903) e Química (1911). Este momento, de justas homenagens às contribuições das mulheres à ciência, se torna muito especial pela expressiva participação feminina no número de inscritos da 34ª RASBQ: 56,5% contra 43,5% dos homens.


Uma análise do perfil por categoria revela que os alunos de iniciação científica (IC, 1.873 inscritos, 42,4%) e de pós-graduação (PG, 1.329 inscritos, 29,8%) são a grande maioria, totalizando 72,2% dos inscritos. Os pesquisadores, na categoria PQ, são responsáveis por 27,8%, com 1.218 inscritos. Do total de 4.420, 93,3% são sócios da SBQ, divididos entre as categorias de sócios efetivos e colaboradores, sendo de apenas 6,7 o percentual de inscritos não sócios.


Todas as 27 unidades federativas do Brasil (26 estados e um distrito federal) estarão representadas na 34ª RASBQ. A região Sudeste é a que possui o maior número de inscritos, com 51,5%, seguida das regiões Sul (19,4%), Nordeste (15,5%), Centro-Oeste (10,5%) e Norte (3,1%). Na divisão por estados, São Paulo é o que possui o maior número de inscritos (1.086 inscritos, 24,6%), seguido de Minas Gerais (582 inscritos, 13,2%), Rio de Janeiro (546 inscritos, 12,4%), Paraná (394 inscritos, 8,9%), Rio Grande do Sul (255 inscritos, 5,8%), Santa Catarina (204 inscritos, 4,6%), Goiás (196 inscritos, 4,6%), Bahia (180 inscritos, 4,6%) e assim por diante, até chegar ao Amapá e Tocantins, com apenas 1 inscrito cada (< 0,05%).

O AIQ-2011 e a 34ª RASBQ têm como tema central "Química para um mundo melhor", promovendo oportunidades para uma reflexão profunda sobre o nosso papel na criação de um mundo mais equilibrado, sustentável e justo. A SBQ não poupou esforços visando proporcionar as melhores condições e o maior conforto aos participantes da 34ª RASBQ. Este compromisso tem mobilizado mais de 30 membros da Comissão Organizadora, Comissão Organizadora Local e de toda a Diretoria, Conselho e Secretaria Nacional da SBQ, que ao longo dos últimos 12 meses vem trabalhando com grande afinco e determinação em prol de nossa Reunião.


A 34ª RASBQ oferece uma programação especialmente desenvolvida para atrair os participantes. Teremos como tradicional atividade pré-evento, a realização de 12 workshops promovidos e coordenados pelas Divisões Científicas da SBQ, dos quais um será dedicado às Secretarias Regionais da SBQ e outro, aos professores do ensino básico, fundamental e médio. A conferência de abertura "Fascínio e Inspiração do Universo Micromolecular da Biodiversidade" será proferida pela Profa. Vanderlan da S. Bolzani (UNESP), ex-presidente da SBQ e insigne cientista brasileira.

O evento contará com 14 minicursos que abrangem uma grande variedade de temas na área de Química, tendo como público-alvo, principalmente estudantes de graduação e de pós-graduação. Serão realizadas 15 conferências convidadas e 2 conferências empresa, contando com um time de grandes nomes que apresentarão o estado da arte em suas respectivas áreas, atualizando a visão dos participantes em aspectos cruciais em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Teremos, também, dois grandes Simpósios, sendo um deles de abrangência internacional, com a participação de representantes de importantes organizações e sociedades científicas, entre os quais os presidentes da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), Nicole J. Moreau, da American Chemical Society (ACS), Nancy B. Jackson, da Royal Society of Chemistry (RSC), David Phillips, e da Federation of African Societies of Chemistry (FASC), Temechegn Engida. No outro Simpósio, coordenado pelo presidente da SBQ, César Zucco (UFSC), serão discutidos os progressos e desafios da avaliação científica em Química. As sessões temáticas continuarão com papel central na promoção da interdisciplinaridade, através de debates em áreas estratégicas da Química, incluindo: (i) fármacos e medicamentos, (ii) materiais avançados e, (iii) novas tendências de métodos de determinação estrutural. O importante papel dos jovens talentos na ciência será enfatizado na sessão temática "The International Year of Chemistry 2011 (IYC 2011) - Joint Symposium of the Brazilian Chemical Society (SBQ) and American Chemical Society (ACS): Young Talents in Science", promovida pela SBQ em parceria com a ACS e que contará com a participação de 6 cientistas de destaque no cenário internacional, sendo 3 do Brasil e 3 dos Estados Unidos.

Além disso, o programa conta com 15 sessões coordenadas, onde serão apresentados os trabalhos selecionados pelas Divisões Científicas e pelas Comissões Avaliadoras de cada área. Esta será uma excelente oportunidade para pesquisadores seniores, pós-doutorandos, estudantes de pós-graduação e de iniciação científica apresentarem seus trabalhos e discutirem seus resultados com uma plateia altamente especializada. Também fazem parte da grade da 34ª RASBQ, as assembleias divisionais e regionais, que proporcionarão um importante espaço para debates de assuntos pertinentes às áreas e regiões. Contaremos, ainda, com três sessões de painéis para apresentação e discussão dos trabalhos e ideias dos alunos, pesquisadores e professores. Este ano, teremos a apresentação de aproximadamente 4.000 trabalhos científicos, outro recorde na história da SBQ que proporcionará momentos intensos de integração e aprendizado. Os trabalhos estão divididos em 19 seções, com destaque para as Divisões de Produtos Naturais – QPN, com 472 trabalhos; de Ensino de Química – EDU, com 432 trabalhos; de Química Analítica – ANA, com 383 trabalhos e de Química Orgânica – ORG, com 376 trabalhos.


Venha celebrar o Ano Internacional da Química e fazer parte deste momento extraordinário de nossa SBQ. Nesta edição especial da RASBQ, organizaremos uma grande festa na sessão de abertura (23/5), além da tradicional festa de confraternização, por adesão, no dia 24/5. A reunião chegará ao seu final no dia 26/5 com uma Assembleia Geral Ordinária, seguida de um coquetel de encerramento. A Comissão Organizadora tem o compromisso de realizar um evento memorável, do mais elevado teor científico e humano, à altura das expectativas de nossa Sociedade. Temos grandes desafios pela frente e esperamos contar com a valiosa colaboração e o apoio de todos!

Adriano D. Andricopulo
Secretário Geral da SBQ
Presidente da Comissão Organizadora
da 34ª RASBQ

 

Fonte: Editoria de QN


Química Nova On-Line
Volume 34, Número 3
2011


Artigo
561 Adsorção de arsênio(V) pelo compósito magnético hidrotalcita - óxido de ferro Thiago V. Toledo, Carlos R. Bellato, Rafael H. do Rosário e José de O. Marques Neto

PDF
MS

568 Biodegradação de uma mistura de corantes têxteis usando o fungo Ganoderma sp: um estudo cinético Wagner J. Barreto, Nathalia D’E. Bernardino, Renata Afonso e Suely M. O. Doi

PDF

573 Temperature-dependent benzoic acid elimination mechanisms in pyrolysis of (−)-cocaine Michal Novák

PDF

577 Preparação de copolímeros à base de 2-vinilpiridina com propriedades bactericidas Aline S. S. Valle, Luciana C. Costa, Mônica R. C. Marques, Camila L. P. Silva, Luiz C. de Santa Maria, Fábio Merçon e Alcino P. de Aguiar

PDF
MS

584 Adsorção do corante azul de metileno em partículas de argilominerais: análise dos tamanhos das partículas Rogerio A. Sartori, Luis C. de Morais, Nelson Consolin-Filho, Délcio D. Marques e Fergus Gessner

PDF

589 Uso da FTIR na obtenção de resinas e na síntese de peptídeos em fase sólida Graziely F. Cespedes, Eduardo F. Vicente, Eduardo M. Cilli, Guita N. Jubilut e Clovis R. Nakaie

PDF
MS

595 Precipitação seletiva de tamanhos em nanopartículas semicondutoras coloidais de CdTe e CdSe: um estudo por espectros copia UV-Vis Lívia C. de S. Viol, Fernanda O. Silva, Diego L. Ferreira, José L. A. Alves e Marco A. Schiavon

PDF
MS

601 H3PW12O40 (HPA), an efficient and reusable catalyst for biodiesel production related reactions. Esterification of oleic acid and etherification of glycerol Jorge H. Sepúlveda, Carlos R. Vera, Juan C. Yori, Juan M. Badano, Daniel Santarosa e Dalmo Mandelli

PDF

607 Determination of traces of nitrate in water samples using spectrophotometric method after its preconcentration on microcrystalline naphthalene Mohammad R. Baezzat, Golabatoon Parsaeian e Mohammad A. Zare

PDF

610 Composição química das águas pluviais e deposição atmosférica anual na Bacia do Alto Sorocaba (SP) Fabiano T. da Conceição, Diego de S. Sardinha, Guillermo R. B. Navarro, Mª Lúcia P. Antunes e Vivian A. Angelucci

PDF
MS

617 A green synthesis of α,β-unsaturated carbonyl compounds from glyceraldehyde acetonide Cláudia O. Veloso, Cristiane A. Henriques, Ayres G. Dias, Evanoel C. de Lima, Bianca M. Souza e José Luiz F. Monteiro

PDF

621 Identificação de adulteração de biocombustível por adição de óleo residual ao diesel por espectrofluorimetria total 3D e análise das componentes principais Marilena Meira, Cristina M. Quintella, Tiago M. Ferrer, Humbervânia R. G. da Silva, Alexandre K. Guimarães, Mariana A. Santos, Pedro R. da Costa Neto e Iuri M. Pepe

PDF

625 Metodologias para reutilização do resíduo de terra diatomácea, proveniente da filtração e clarificação da cerveja Marcos R. Goulart, Cristian B. da Silveira, Mari L. Campos, Jaime A. de Almeida, Silvana Manfredi-Coimbra e Aline F. de Oliveira

PDF
MS

630 Determinação simultânea de ácido kójico e hidroquinona por espectrofotometria visível e calibração multivariada Giselle N. Calaça, Sandra Stets e Noemi Nagata

PDF

636 Thermal and structural study of guava (Psidium guajava L) powders obtained by two dehydration methods Coralia Osorio, José G. Carriazo e Helber Barbosa

PDF
MS

641

Electrodeposition of gold from formaldehyde-sulfite baths: bath stability and deposits characterization

Juliana L. Cardoso e Sebastião G. dos Santos Filho

PDF

Revisão
646 Catalisadores metalocênicos suportados para a produção de poliolefinas: revisão das estratégias de imobilização Adriano G. Fisch, Nilo S. M. Cardozo, Argimiro R. Secchi e João H. Z. dos Santos

PDF

658 Uma revisão sobre o efeito Toms – o fenômeno onde macromoléculas atenuam a turbulência em um líquido Vanessa C. Bizotto, Melissa I. Alkschbirs e Edvaldo Sabadini

PDF

665 Aplicações de cromatografia líquida de alta eficiência para o estudo de poluentes orgânicos emergentes Carla G. A. da Silva e Carol H. Collins

PDF
MS

Nota Técnica
677 Spectrophotometric and spectrofluorimetric determination of some drugs containing secondary amino group in bulk drug and dosage forms via derivatization with 7-chloro-4-nitrobenzofurazon Armağan Önal

PDF
MS

683 Simultaneous determination of moxifloxacin and H2 receptor antagonist in pharmaceutical dosage formulations by RP-HPLC: application to in vitro drug interactions Najma Sultana, Mahwish Akhtar, Sana Shamim, Somia Gul e Muhammad S. Arayne

PDF

689 Método para determinação de carboidratos empregado na triagem de adulterações em café Elis D. Pauli, Valderi Cristiano e Suzana L. Nixdorf

PDF

695 Planejamento experimental na otimização da extração dos frutos de Syzygium cumini (L.) Skeels Ketylin F. Migliato, Marcos A. Corrêa, Hérida R. N. Salgado, João O. Tognolli, Luis V. S. Sacramento, João C. P. de Mello, Mª José S. M. Giannini, Ana M. F. Almeida e Antonio C. Pizzolitto

PDF
MS

700 Preconcentración y atomización con tubo en la llama para la determinación de cadmio en agua de mar Elizabeth G. Sepúlveda, Andrea A. Fuentes e José N. Hinojosa

PDF

704 Separação semipreparativa de α e β-amirina por cromatografia líquida de alta eficiência Marluce O. Dias, Lidilhone Hamerski e Angelo C. Pinto

PDF
MS

Educação
707 Simulação Monte Carlo de mecanismo de transferência de energia de excitação eletrônica: modelo de Perrin para a supressão estática da luminescência João B. M. Novo e Lauro C. Dias Jr.

PDF

710 Variación del grado de avance de reacción en sistemas cerrados en equilibrio químico que modifican la temperatura a volumen constante Joan J. Solaz-Portolés

PDF

714 Formação docente no ensino superior de Química: contribuições dos programas de aperfeiçoamento de ensino Daniel L. Teodoro, Josias F. Pagotto, Artur de J. Motheo e Salete L. Queiroz

PDF

Assuntos Gerais
720 Recuperação de chumbo, mercúrio e elementos dos grupos 4 a 7 da Tabela Periódica de seus resíduos Bruno G. A. L. Borges, Cristiano N. da Silva, Lidiane K. da S. Guedes e Júlio C. Afonso

PDF

i Programa da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química  

PDF

Geral
Secretarias SBQ

PDF

Índice

PDF



 

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299