.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 979

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


12/5/2011


Sociedades científicas debatem sua missão no futuro


Nos últimos anos vem se intensificando o diálogo entre as sociedades científicas dedicadas à Química, movimento que deverá ganhar ainda mais força com o encontro programado para o dia 25 de maio, durante a 34ª Reunião Anual da SBQ. Além da anfitriã brasileira, o Simpósio "Soluções Integradas para o Mundo de Amanhã, o Papel das Sociedades Científicas", reunirá representantes da American Chemical Society, dos EUA, Royal Society of Chemistry, da Grã-Bretanha, IUPAC e da Federação das Sociedades Africanas de Química.

Para os profissionais associados a essas entidades, o estreitamento dos laços significa a ampliação da troca de informações internacionais e a possibilidade de inserção em iniciativas conjuntas. Em 2011, a aproximação soma esforços para divulgação do Ano Internacional da Química. As cinco organizações têm em comum o objetivo de levar ao maior número de pessoas a visão da ciência sobre as questões que preocupam o mundo e a capacidade do conhecimento científico de criar novas soluções.

"Será uma excelente oportunidade para discutir a contribuição das sociedades científicas e comparar diferentes situações mundiais", observa o secretário-geral da SBQ, Adriano Andricopulo, lembrando que o encontro deverá gerar propostas de ações integradas entre as organizações. Reuniões semelhantes têm ocorrido na Europa, nos EUA, na África e na Ásia.

O Simpósio terá a coordenação, pela SBQ, da coordenadora de Assuntos Internacionais para o AIQ 2011, Vanderlan da Silva Bolzani e de Alejandra Palermo, gerente de Projetos Internacionais da Royal Society of Chemistry. Os participantes serão Nicole Jeanne Moreau, presidente da IUPAC, Terry Renner, diretor executivo da IUPAC, David Phillips, presidente da RSC, Nancy B. Jackson, presidente da ACS e Temechegn Engida, representante da Federação das Sociedades Africanas de Química.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)




















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299