.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 979

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


12/5/2011

Lançamento do Ano Internacional da Química (AIQ) – 2011 em Salvador, Bahia - Experimento Global: o pH do Planeta


O lançamento do AIQ-2011, em Salvador, Bahia, ocorrerá dia 13 de maio, na sala de videoconferência do Instituto Anísio Teixeira. O evento é uma promoção da Secretaria Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Química, SBQ, com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energia e Ambiente – INCT-E&A, UFBA e CNPq, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

A solenidade será transmitida para todas as salas de videoconferência do Estado, de forma a permitir ampla participação dos colégios estaduais. Contará a presença do Secretário da Educação Professor Osvaldo Barreto, da Professora Irene Cazorla, Diretora do Instituto Anisio Teixeira, IAT, da apresentação do Secretário Regional da SBQ, Professor Wilson A. Lopes, sobre as atividades e importância do AIQ, e de uma Palestra do Professor Jailson B. de Andrade sobre "Química para um Mundo Melhor".

A solenidade servirá também para dar início ao projeto Experimento Global: o pH do Planeta, apresentado pelo Professor Mauricio M. Victor, que é uma ação da UNESCO, em parceria com a IUPAC. O objetivo é a medida de pH de águas como forma a promover o desenvolvimento do espírito científico de nossas crianças e jovens num movimento mundial em prol da vida. A ação se dará pela distribuição de 2.000 kits de medida de pH às escolas estaduais. O kit foi idealizado e financiado com recursos do INCT-E&A, sob a coordenação dos Professores Wilson A. Lopes e Mauricio M. Victor. A montagem dos kits foi realizada pelos estudantes e professores do IFBA, sob a coordenação da Professora Núbia Moura Ribeiro. A distribuição está a cargo da SEC/BA.

O primeiro experimento pH do Planeta, na Bahia, foi realizado em 10/05/201, em Salvador, com participação de alunos do Colégio de Aplicação Anísio Teixeira que coletaram amostras de água no Dique do Tororó e na Bahia de Todos os Santos e realizaram as medidas no Colégio.


Fonte: Wilson A. Lopes, Mauricio M. Victor e Jailson B. de Andrade (UFBA)




















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299