.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 980

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


19/5/2011


34ª Reunião Anual

Biodiversidade: a beleza micromolecular


Sessão de abertura terá palestra de Vanderlan da Silva Bolzani, do IQ, da UNESP


Não faz parte do senso comum associar o resultado do trabalho científico à estética ou à inspiração. Mas quem se dedica a entender a sofisticada engenharia micromolecular da natureza, pode facilmente ver beleza no resultado desse trabalho. Ela está, por exemplo, na forma como as plantas e animais encontram soluções, em nível molecular, para responder a desafios complexos impostos pela necessidade de sobrevivência. Trata-se de um laboratório "mais que perfeito", observa a pesquisadora do IQ da UNESP Vanderlan da Silva Bolzani, conferencista convidada para a sessão de abertura da 34ª Reunião Anual da SBQ, que acontecerá no dia 23 de maio, às 20:30 horas.

Ao tratar do "Fascínio e Inspiração do Universo Micromolecular da Biodiversidade", a palestrante mostrará como o conhecimento sobre produtos naturais tem evoluído nas últimas décadas e se mostra como uma fonte permanente de grande potencial de exploração para diversas atividades, entre elas a produção industrial de fármacos. Ilustrando com três exemplos de trabalhos realizados por seu grupo, Bolzani apresentará uma parte da contribuição brasileira nessa área, que tem obtido reconhecimento crescente em âmbito mundial.

Os avanços de tal conhecimento, no entanto, têm implicações que ultrapassam as fronteiras da química. Eles ganham uma nova dimensão quando se inserem nos grandes movimentos internacionais que acentuam a preocupação com a preservação da vida no planeta: em 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade e, em 2011, o Ano Internacional da Química. Assim, a apresentação vai situar o esforço da pesquisa para entender o "laboratório" da natureza como o caminho mais efetivo para alcançar os objetivos dessas iniciativas.

"Os dois movimentos, um com ênfase na biologia e o outro na química, se complementam", lembra Bolzani. "Para se entender os processos biológicos, a química é uma ferramenta essencial. Para preservar a natureza, que é a base de tudo, precisamos entendê-la através da química."

Criado pelo biólogo norte-americano Edward Wilson, o termo biodiversidade é o eixo da apresentação, que procura ampliar o olhar dos participantes. "As pessoas estão acostumadas a reconhecer a beleza do mundo natural, mas precisam descobrir também essa beleza no fascinante universo da construção molecular", afirma.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)








SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299