.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 987

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/7/2011

Universidade e Indústria

Workshop vai discutir aplicações da Química Inorgânica



O país perde oportunidades ao não aproveitar o conhecimento científico que detém em química inorgânica sintética. Esse prejuízo acontece sempre que alguém importa substâncias ou produtos cujo valor agregado resulta de processos químicos de transformação. Processos dominados por pesquisadores das universidades brasileiras que podem reduzir custos e contribuir para um melhor desempenho da balança comercial. Esse é um dos eixos do I Workshop sobre Química Inorgânica Sintética que será realizado de 21 a 24 de setembro, em Bento Gonçalves (RS), organizado pela Universidade Federal de Santa Maria, com patrocínio da FAPERGS, CNPq, CAPES e apoio da SBQ.

Ao lado de uma grade de palestras científicas, os organizadores do Workshop querem amplificar a discussão sobre os recursos disponíveis nas universidades no campo da química inorgânica sintética. São muitos os exemplos, lembra o coordenador do evento, Ernesto Schulz Lang, professor da UFSM. "Derivados de ouro, nióbio, lantanídeos e actinídeos, cuja matéria-prima nós vendemos em estado bruto, retornam depois ao país com preços extremamente elevados, e passam a valer dezenas ou centenas de vezes mais", observa. O ouro é um dos exemplos mais simples: o grama custa R$80,00 enquanto o grama de cloreto de ouro será encontrado por aproximadamente ou R$800,00, dependendo do grau de pureza. Todos esses processos de transformação são dominados por laboratórios de química inorgânica de várias universidades, constata. "Em vários países, a área de transformação é considerada estratégica", acrescenta. No Brasil, tal realidade se dá por desconhecimento das indústrias ou empresas de serviço usuárias dos produtos.

O Workshop pretende tratar também da viabilidade da criação de linhas de financiamento para projetos que façam a ligação entre empresas e universidade. Assim como da ampliação do número de profissionais que atuam com processos de sínteses de compostos inorgânicos. Outro objetivo é estimular os estudantes a dialogarem com palestrantes internacionais. A expectativa é que o encontro reúna os melhores pesquisadores de todo o país e tenha continuidade nos próximos anos com reuniões semelhantes em outros estados.

Mais informações sobre o evento.



Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299