.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 987

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


21/7/2011

SBQ tem participação de destaque na 63ª Reunião Anual da SBPC



Na cidade de Goiânia, situada no planalto central do Brasil, a SBPC realizou entre os dias 10-15 de julho sua 63ª Reunião Anual (RA), que em 2011 teve como tema central - Cerrado: Água, Alimentos e Energia. Como nos eventos anteriores, a SBPC deu ênfase a uma temática envolvendo o potencial da nossa rica biodiversidade. Em 2009, na 61ª RA ocorrida em Manaus, o foco foi a Amazônia, em 2010, em Natal, a 62ª RA teve como tema central o Mar, e este ano as discussões giraram em torno do bioma do Cerrado, o segundo maior ecossistema brasileiro, considerado um dos mais ameaçados de extinção. Com mais de 8 mil participantes, a RA da SBPC se destacou pela diversidade de temas de relevância para a ciência, tecnologia e desenvolvimento nacional. Dentre as várias instituições participantes, a SBQ vem contribuindo ativamente para o sucesso do RA da SBPC, considerado o maior evento de ciência da América do Sul. Neste ano, encabeçando as atividades do Ano Internacional da Química (AIQ) no Brasil, a SBQ levou para a SBPC uma programação rica e diversificada, tendo a Química como ciência estratégica para o desenvolvimento econômico e social do país.

O evento teve intensa participação de cientistas, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, e e representantes do governo e de outros setores da sociedade. Num ambiente de descontração e marcante atividade cultural, a RA teve como foco a pesquisa de vanguarda e a forte inovação como elementos essenciais ao desenvolvimento tão almejado da ciência e tecnologia deste país. Com a presença de Ministros de Estado, do governador e prefeito locais, dos presidentes do CNPq e da CAPES,além de inúmeras autoridades e personalidades de diversos setores, merece destaque, a posse da Profa. Helena B. Nader na presidência da SBPC. Terceira mulher a ocupar este cargo durante os 63 anos de existência da Sociedade, a posse de Helena evidencia o papel das mulheres na ciência, celebrado em todo o mundo como parte do Ano Internacional da Química.

A SBQ participou da 63a RA com uma programação científica de altíssimo nível, além dos debates sobre as políticas públicas de ciência e tecnologia para o desenvolvimento nacional. Dentre os minicursos oferecidos, o de Planejamento de Candidatos a Novos Fármacos, ministrado pelo nosso colega Prof. Eliezer J. Barreiro (UFRJ) foi um dos mais concorridos, marcando o sucesso desta disciplina, que vem sendo ministrada anualmente na SBPC. A Química contribuindo para o Desenvolvimento Regional Sustentável foi o tema da conferência apresentada pelo nosso Presidente, Prof. César Zucco, que destacou com exemplos o papel da Química para o desenvolvimento humano em todas as épocas. Primorosamente, ressaltou também a importância da graduação e pós-graduação em Química para a geração de recursos humanos altamente qualificados, tendo em conta os desafios de tecnologia e inovação para o pré-sal, fontes alternativas de energia, medicamentos, alimentos e água. O nosso Secretário Geral, Prof. Adriano D. Andricopulo nos brindou com uma conferência sobre Estratégias de Planejamento de Novos Fármacos: Interfaces da C,T&I com a Saúde Humana. Adriano fez uma excelente explanação sobre o estado da arte e o desenvolvimento de fármacos e medicamentos, ressaltando o expressivo crescimento da área de química medicinal no Brasil e lembrando, a necessidade de políticas de governo de ciência e tecnologia mais eficazes para promover o desenvolvimento da área de pesquisa e desenvolvimento de fármacos em nosso país. Ficou evidente na conferencia do Prof. Adriano, a importância de uma ciência básica de excelência, evidenciada pelas várias ferramentas utilizadas para o planejamento racional de fármacos. O simpósio sobre Mulheres na Ciência, coordenado pela Profa. Vanderlan Bolzani, contou com a presença da Dra. Vera M. Fonseca de Almeida Val, do INPA. O evento que lotou o auditório IQ, teve nas duas conferências apresentadas um panorama geral da trajetória de lutas, desafios e sucesso de algumas mulheres cientistas brasileiras e estrangeiras. O debate evidenciou que a ciência é um elemento de transformação e de prosperidade da humanidade e que a Mulher vem dando uma enorme contribuição ao conhecimento gerado em benefício da sociedade. Merece destaque também na programação, o simpósio Energia e Ambiente, que foi coordenado pelo Prof. Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA) e criou um ambiente favorável para a discussão deste tema de extrema relevância, contando com uma plateia bastante diversificada e interessada.

Tendo como tema central o Cerrado, a biodiversidade foi pauta de várias sessões na 63a RA da SBPC. Entre elas, a mesa redonda Utilização da Biodiversidade: Flora, Fauna e Microorganismos, contou com a participação da Prof. Vanderlan Bolzani, atual membro do Conselho Consultivo da SBQ, enfatizando a participação de membros da D&C na programação do evento. O tema da mesa redonda sob coordenação da Profa. Cecilia Maria Alves de Oliveira (UFG) levantou questões de ordem política e o entrave causado pelo IBAMA à pesquisa de bioprospecção, mesmo em nível acadêmico, como acontece na maioria dos casos desta pesquisa no Brasil. A SBQ também preocupada com os entraves e problemas que ainda se arrastam no Brasil quanto a produção de fármacos e medicamentos programou a mesa redonda A produção de Fármacos no Brasil: Entraves e Desafios, em que o nosso colega e conselheiro da SBQ, Prof. Eliezer J. Barreiro, teve participação destacada. Sob a coordenação da Prof. Claudia Rezende (UFRJ), o simpósio Novas Abordagens Analíticas para Investigação de Produtos Naturais e Alimentos de Alto Valor Agregado, contou ainda com a participação dos membros associados, Profs. Ian Castro-Gamboa (UNESP) e Luciano Morais Lião (UFG).

Num cenário de beleza árida, a 63a RA da SBPC evidenciou um elenco de metas para ser colocado em prática urgentemente, se o país almeja, futuramente, ser uma potência com modelo econômico socialmente sustentável. Neste contexto, a Química ocupa lugar estratégico na promoção do desenvolvimento tecnológico sustentável, e a SBQ vem concentrando esforços na divulgação da Química em todo o território nacional, enfatizando sempre os inúmeros benefícios que esta ciência traz para a humanidade. Seguindo o slogan do AIQ (Chemistry our life our future), é nosso consenso - Química para um mundo melhor.


Vanderlan da Silva Bolzani (Membro do Conselho Consultivo da SBQ)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299