.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 938

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


22/07/2010


Novas Federais


Alfenas avalia mudanças no currículo


         O momento de adequação ao crescimento pelo qual passa hoje o Curso de Química da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) ilustra os desafios vividos por algumas das recentes instituições de ensino superior no país. No grupo de 22 formandos do primeiro semestre deste ano, diplomados como bacharéis em Química com Atribuições Tecnológicas, é provável que a maior parte encontre emprego nas empresas da região. Uma parcela deverá permanecer em atividades de pesquisa, na própria instituição, enquanto outra seguirá também a carreira acadêmica, fora da UNIFAL . Embora sem números precisos, essa distribuição ocorreu na turma anterior, de 12 formandos, com a diferença que naquele período a escola ainda não contava com a atual estrutura de pós-graduação, apta a absorver um número maior de alunos.
         Federalizada em 2005, a Universidade de Alfenas, que mantém também os campi de Poços de Caldas e Varginha, passa por um processo de mudança intenso nos últimos 3 anos, com a instalação de vários novos cursos e a preocupação de integrar-se ao contexto econômico da região. No caso da Química, essa preocupação coloca em pauta uma possível alteração na grade curricular, observa a coordenadora do curso Keila Bossolani Kiil. Herdeiro de uma tradição voltada para a área de saúde, que tem base na origem da instituição - a antiga Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, fundada em 1914 – o curso de Química incorporou, nas atribuições tecnológicas, um pouco desse passado, com disciplinas dirigidas a esse campo, explica ela.
         Hoje os responsáveis pela área dedicam-se a obter informações sobre a demanda profissional das empresas da região, procurando “formar profissionais cada vez mais qualificados e competitivos, que atendam às exigências do mercado”, observa. Para isso, existe uma Comissão de Estágio, responsável pelo contato com as empresas de forma a assegurar que os alunos tenham oportunidade de realizar o estágio curricular obrigatório.



Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)
















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299