.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 988

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


28/7/2011

Parceria entre prefeitura e PUC-Rio monitora a qualidade do ar da Gávea


Ação prossegue até setembro e colabora com o Departamento de Química da Universidade

Desde o final de junho, uma van localizada na PUC-Rio verifica a qualidade do ar na região. O Programa MonitorAr-Rio — resultado de um convênio entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), e a Petrobras — conta com uma estação móvel na Gávea, em local cedido pela PUC-Rio.

A iniciativa contribui também para que o Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) possa calibrar os monitores que utiliza para determinar a concentração de poluentes no ar. "Instalamos nossos monitores perto da estação móvel e, a partir dos resultados obtidos pela SMAC, conseguiremos calibrar nosso equipamento e verificar se os nossos resultados são compatíveis com os dados da Prefeitura da Cidade", explica o professor José Marcus Godoy.

Diariamente, os resultados obtidos na estação móvel são publicados no site http://www.rio.rj.gov.br/web/smac/ com os índices de dióxido de enxofre, monóxido de carbono, material particulado, ozônio e dióxido de nitrogênio encontrados no ar da cidade.

Já os monitores do CTC/PUC-Rio, utilizados em trabalhos feitos por alunos do primeiro período de Engenharia, monitoram o ozônio e o dióxido de nitrogênio. O uso deste tipo de monitores, chamados de passivos, irá colaborar nesta avaliação. "Estes monitores, apesar de fornecerem apenas um valor médio representativo de seu período de instalação, possibilitam uma avaliação espacial mais ampla, uma vez que seu custo é baixo", revela Godoy.

"O posicionamento da unidade móvel na Gávea permite a avaliação da qualidade do ar em outro ponto da Zona Sul, além de Copacabana, onde já dispomos de uma estação fixa. A rede do MonitorAr-Rio está sendo ampliada para as zonas Norte e Oeste da Cidade e campanhas de monitoramento na Zonal Sul permitirão um melhor conhecimento da qualidade do ar na região, onde há grande lacuna de dados", esclarece Marcos Borges, gerente de Monitoramento do Ar da SMAC.


Fonte: Maria Estrella (Approach)















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299