.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 989

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


4/8/2011

Encontro Capixaba de Química SBQ/ES reflete momento positivo da economia do Estado



O aumento no número de candidatos tem levado as instituições de ensino públicas e privadas do Espírito Santo a implantar novos cursos de química nos últimos anos. A expansão decorre do dinamismo da economia capixaba que vem crescendo a taxas superiores às dos demais estados brasileiros e passa a necessitar de profissionais especializados, principalmente nas áreas de petróleo, siderurgia e mineração. É nesse cenário que será realizado o III Encontro Capixaba de Química. O evento acontecerá de 25 a 28 de outubro na Universidade Federal do Espírito Santo. A UFES é responsável pela organização em conjunto com a SBQ, cuja regional reinicia suas atividades no Estado. O encontro conta também com a parceria do Instituto Federal do Espírito Santo, Ifes, das Faculdades Integradas Espírito-santenses, FAESA e Faculdade de Aracruz, FAACZ.

Valdemar Lacerda Júnior, do Departamento de Química da UFES, e um dos coordenadores da reunião nota que o aumento da procura pela profissão está refletido na relação entre candidatos e vagas. Historicamente, lembra, essa relação era de 3 ou 4 candidatos na UFES. Em 2007/2008, o número saltou para 11 postulantes mostrando o interesse pelas oportunidades que surgiram, principalmente no setor de petróleo, do qual o Espírito Santo tornou-se o segundo produtor do país. Em razão de outras instituições de ensino passarem a oferecer novos cursos de química, ou de engenharia química, o número de candidatos por vaga diminuiu (para 8) mas ainda se mantém acima dos antigos patamares. No ano passado, a UFES formou a primeira turma do curso de bacharelado em química tecnológica, com ênfase em petróleo, que criou em 2006, como opção para os graduandos disputarem esse espaço profissional.

O III Encontro vai captar essa realidade em sua programação. Entre as apresentações está a do geólogo Fernando Fontes, da Petrobras, que falará sobre "O Complexo Sistema Petrolífero e a Geoquímica do Petróleo". Mas abre um leque de palestras que cobrem várias áreas, entre elas a de Química Inorgânica Biológica, de Quimiometria ou de Espectrometria de massas aplicada aos Produtos Naturais. A conferência de abertura será proferida por Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Unicamp apresentado um tema motivador: "Esta maravilhosa e apaixonante Química Orgânica! Interdisciplinaridade, perspectivas e contribuições de nosso laboratório".

Para maiores informações sobre o evento, clique aqui.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)













SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299