.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 990

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


11/8/2011

São Paulo receberá jovens cientistas de 28 países na Escola Avançada de Química


A Unicamp sediará, de 14 a 18 de agosto, a Escola São Paulo de Ciência Avançada, projeto pioneiro da Fapesp voltado, nesta edição, para o Ano Internacional da Química, com foco em Produtos Naturais, Química Medicinal e Soluções Integradas de Síntese Orgânica. O encontro oferecerá cursos curtos que contribuam para o desenvolvimento acadêmico dos participantes, com base no conhecimento científico de ponta. A ESPCA receberá 144 jovens pesquisadores, 90 brasileiros e 54 do exterior, provenientes de 28 países.

A programação inclui apresentações de quatro pesquisadores detentores do Prêmio Nobel de Química, os cientistas Ei-ichi Negishi (2010), Ada Yonath (2009), Richard Schrock (2005) e Kurt Wuthrich (2002). O evento financiado pela FAPESP conta com a colaboração da SBQ e apoio das quatro universidades paulistas: UFScar, UNESP, UNICAMP e USP. O programa reúne 19 conferências, sendo a de encerramento proferida pelo diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, sobre o tema "Ciência Básica e Inovação Tecnológica" (veja a íntegra da programação). A sessão da manhã do dia 18 foi reservada para reunião entre os alunos e os laureados pelo Nobel.

Os estudantes participantes da ESPCA foram selecionados de acordo com quatro critérios: afinidade com as três áreas de interesse do evento; qualidade da produção bibliográfica e da pesquisa; cartas de recomendação e possibilidades de dar prosseguimento aos estudos em instituições do Estado de São Paulo.

"A Escola Avançada vai propiciar uma oportunidade inédita para explorar o potencial das universidades paulistas. Durante esses cinco dias, o encontro será um polo internacional de ciência, tecnologia e inovação em áreas vitais para o desenvolvimento do país", afirma Vanderlan da Silva Bolzani, do IQ da UNESP, membro do Conselho Consultivo da SBQ e coordenadora do evento.

A pesquisa de ponta feita no país nas áreas de Produtos Naturais, Química Medicinal e Síntese Orgânica estará representada nas aulas dos oito cientistas brasileiros presentes na ESPCA. São eles: Célia Regina da Silva Garcia, do Instituto de Biociências da USP; Eliezer J. Barreiro, do Laboratório de Avaliação e Síntese de Substâncias Bioativas, da UFRJ; José Daniel Figueroa Villar, do Instituto Militar de Engenharia; Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ; Paulo Mourão, da Faculdade de Medicina da UFRJ; Carlos Roque Duarte Correa, do Instituto de Química da Unicamp; Massuo Jorge Kato, do Instituto de Química da USP; Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Unicamp; Adriano Andricopulo, do Instituto de Física da USP/São Carlos.

Para ver o programa completo da Escola Avançada, clique aqui.

Considerando a sua importância para a comunidade científica nacional e internacional, o evento terá transmissão ao vivo pela internet.


Fonte: Carlos Martins (Assessoria de Imprensa da SBQ)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299