11/8/2011
Profa. Vanderlan da Silva Bolzani é homenageada pela IUPAC como uma das "2011 Distinguished Women in Chemistry/Chemical Engineering"
|
Vanderlan da Silva Bolzani |
Durante o 43rd IUPAC World Chemistry Congress, realizado de 31 de julho a 5 de agosto, em San Juan – Porto Rico, a Profa. Vanderlan da Silva Bolzani (UNESP), ex-Presidente e atual membro do Conselho Consultivo da SBQ, foi homenageada como uma das "2011 Distinguished Women in Chemistry/Chemical Engineering". Nessa oportunidade, a Profa. Vanderlan apresentou uma palestra no simpósio "Are Women Still Underrepresented in Science?", onde enfatizou o papel de destaque das mulheres na ciência brasileira. Além disso, ministrou a conferência "Chemical Diversity from Tropical Biodiversity: Source of Molecular Models for Medicinal Chemistry", em uma sessão conjunta entre a Royal Society of Chemistry, a Sociedade Brasileira de Química e o Colegio de Químicos de Puerto Rico. Esta sessão, coordenada pelo Dr. Simon Campbell – químico inglês responsável pela descoberta do Viagra, contou também com as participações do Prof. Luiz Carlos Dias (UNICAMP), coordenador da área de Química da CAPES, que ministrou a conferência "Recent Progress Towards the Total Synthesis of Bioactive Products", e do Prof. Adriano D. Andricopulo (USP), Secretário Geral da SBQ, que falou sobre "Structure- and Ligand-Based Drug Design Approaches for Neglected Tropical Diseases". Vale destacar que a Profa. Vanderlan foi a única cientista da América Latina entre as 23 mulheres que receberam essa importante homenagem da IUPAC. Entre as homenageadas estão nomes como Ada Yonath (Israel), laureada em 2009 com o prêmio Nobel de Química; Nicole J. Moreau (França), presidente da IUPAC, Nancy B. Jackson (EUA), presidente da American Chemical Society, Her Royal Highness Thai Princess Chulabhorn Mahidol (Tailândia), entre outras personalidades de destaque do Canadá, Alemanha, Hungria, Japão, Kuwait, Holanda, Polônia, Rússia, Suécia, Turquia e Reino Unido. Este prêmio tem como objetivo o reconhecimento e valorização do papel fundamental das mulheres nas áreas de química e engenharia química no mundo todo. O ano de 2011 coincide com o 100º aniversário do prêmio Nobel em Química concedido a Marie Curie (1867-1934), que foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel e a única a receber o prêmio em duas áreas, Física (1903) e Química (1911).
|
Homenageadas pela IUPAC - "2011 Distinguished Women in Chemistry / Chemical Engineering" |
O Brasil teve presença marcante no 43rd IUPAC World Chemistry Congress, contando com as participações ilustres do Prof. Jailson B. de Andrade (UFBA), ex-Presidente e atual membro do Conselho Consultivo da SBQ, da Profa. Marília Oliveira F. Goulart (UFAL), Primeira Tesoureira da SBQ, do Prof. Watson Loh, diretor do Instituto de Química da UNICAMP, do Prof. Henrique Eisi Toma (USP), do Prof. Alzir Batista (UFSCar), da Profa. Salete Linhares Queiroz (USP), da Profa. Vânia Zuin (UFSCar), da Profa. Regina Mara Silva Pereira (UNIBAN) e do Prof. Ricardo Belchior Torres (FEI). O Brasil é forte candidato a sediar a Reunião Internacional da IUPAC em 2017, na comemoração dos 40 anos da SBQ.
|
Da esq. para a dir.: Adriano D. Andricopulo, Marília Oliveira F. Goulart, Alzir Batista, Salete Linhares Queiroz, Vanderlan da S. Bolzani, Jailson B. de Andrade, Ricardo Belchior Torres, Watson Loh, Regina Mara Silva Pereira, Vânia Zuin e Luiz Carlos Dias |
Adriano D. Andricopulo
Secretário Geral da SBQ
|