18/8/2011
pH do Planeta
Experimento Global sobre a qualidade da água
O folder anexo contém descrições da atividade "pH do Planeta", que é
parte do Experimento Global que será realizado em todo o mundo durante
o Ano Internacional da Química - AIQ 2011. Integra uma série de
atividades e eventos propostos pela UNESCO e pela União Internacional
de Química Pura e Aplicada (IUPAC) para o AIQ 2011. No Brasil, as
atividades estão sendo coordenadas e estimuladas pelas entidades
representativas da química brasileira e apoiadas pelo Ministério da
Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo MEC e outros órgãos de governo,
por universidades e instituições de pesquisa e por várias FAPs e
secretarias estaduais e municipais, dentro do lema: QUÍMICA PARA UM
MUNDO MELHOR.
Este experimento faz parte de um conjunto de ideias e ações destinadas
à melhoria da educação e da pesquisa em química (e em ciências) no
país e é uma maneira de se contribuir para uma conscientização
coletiva sobre importância da qualidade da água e para a preservação
do planeta Terra.
Nesta atividade, os alunos irão coletar, auxiliados pelo professor,
uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local. Eles irão
medir o pH da amostra, através da utilização de soluções indicadoras
coloridas. Os valores médios provenientes dos resultados da turma
deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global
(Global Experiment Database), juntamente com informações sobre a
amostra e a escola participante, através de um portal nacional de
recebimento dos dados (portal QNInt da Sociedade Brasileira de Química
- SBQ).
A SBQ e o MCT&I estão produzindo 25.000 kits deste experimento para as
escolas públicas do país (especialmente para o ensino médio e para os
últimos anos do ensino fundamental). A proposta é que o experimento
seja realizado intensamente durante a Semana Nacional de Ciência e
Tecnologia de 17 a 23 de outubro (mais informações), e
também ao longo de todo o ano.
Em São Paulo e Bahia, órgãos educacionais e instituições locais também
estão produzindo kits para as escolas.
Fonte: Claudia M. Rezende (UFRJ)
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