.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 993

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


1/9/2011

Ciclo de Conferências Ano Internacional da Química – 2011

Doenças negligenciadas e os desafios no desenvolvimento de novos medicamentos


14 de setembro (13:30 – 18:00)

Coordenador: Carlos A. Montanari (IQ-USP, São Carlos, SP) 

Conferencistas:
Celia Garcia (IB-USP, São Paulo)
Glaucius Oliva (IFSC-USP, São Carlos, SP)
Adriano Andricopulo (IFSC-USP, São Carlos, SP)

As doenças tropicais negligenciadas (DTN) afetam mais de 1 bilhão de pessoas, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. Essas doenças afetam as populações mais pobres e vulneráveis do planeta e causam grande impacto socioeconômico sobre o desenvolvimento das regiões atingidas. Os medicamentos disponíveis são extremamente limitados e apresentam sérios problemas, como baixa eficácia e elevada toxicidade. Nesta sessão do Ciclo de Conferências serão discutidos os desafios e oportunidades para o desenvolvimento de novos medicamentos para as DTN, com ênfase nos aspectos relevantes em ciência, tecnologia e inovação. 

Local: FAPESP – Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto
Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa – São Paulo – SP
Sugestão de estacionamento: Tonimar – Rua Jorge Americano, 89 
 

Mais informações: (11) 3838-4216/4362


SOBRE O CICLO 

Química: nossa vida, nosso futuro

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) – por meio da revista Pesquisa FAPESP – e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) celebram com um ciclo de palestras a partir de abril o Ano Internacional da Química. A ideia deste Ano foi discutida pela primeira vez em 2006 em uma reunião do Comitê Executivo da União Internacional de Química Pura e Aplicada, que, a partir daí, elaborou junto com a Unesco um plano de ações para garantir uma grande celebração em todo o mundo em 2011 destinada a ressaltar a importância da química em todas as etapas do desenvolvimento humano, dos primórdios da civilização aos dias atuais. 

Há, entretanto, outro motivo para comemorar neste ano: o centenário da conquista do segundo Prêmio Nobel para Marie Curie, o de Química. Em 1903 ela havia sido agraciada com o de Física junto com Antoine Henri Becquerel e Pierre Curie. A cientista polonesa é, até hoje, a única mulher laureada duas vezes com Nobel de áreas distintas da ciência e os cem anos de seu segundo prêmio permitem lembrar o papel da mulher na ciência e na construção de um mundo melhor e mais humano.

A temática do Ano Internacional é Química: nossa vida, nosso futuro. O Ciclo de Conferências foi pensado para discutir como essa área do conhecimento pode contribuir com soluções inteligentes e sustentáveis para os grandes desafios globais. Pretende também despertar o interesse dos jovens para a investigação científica, além de promover uma reflexão sobre a importância da química para a sustentabilidade do planeta. O Brasil tem hoje um ambiente favorável à pesquisa e inovação. 

A química, por ser essencial para o entendimento da natureza, tem um papel especial nesse cenário. Como ciência aplicada, estuda a matéria e suas transformações, participando de todos os processos de produção de alimentos, medicamentos, combustíveis, transportes, metais e muitos outros – por essa razão, parte considerável do desenvolvimento socioeconômico de um país se deve às aplicações da química. No Brasil elas respondem por milhares de empregos e são responsáveis por parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB) e equilíbrio da balança comercial.

As conferências do ciclo organizado pela FAPESP e SBQ serão proferidas a partir de abril por eminentes pesquisadores que atuam na fronteira do conhecimento multidisciplinar, indispensável ao desenvolvimento sustentável do planeta (veja o programa).

Mariluce Moura (diretora da revista Pesquisa FAPESP, Coordenação, FAPESP)
Vanderlan da Silva Bolzani (professora do IQ-Unesp, Coordenação, SBQ)

Mais informações sobre o ciclo com Marcelo Meletti (meletti@fapesp.br) / (11) 3838-4216 



Fonte: Eventos FAPESP (link da notícia)





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299