Tem início hoje, (1º), na Universidade de Brasília, o 14º Encontro Brasileiro de Síntese Orgânica, que durante cinco dias reunirá especialistas das universidades do país e internacionais para a realização do principal fórum científico latino-americano da área. Ao longo de vinte anos, o Brazilian Meeting on Organic Synthesis tornou-se uma das mais importantes iniciativas de divulgação de novos conhecimentos nesse campo, criando um espaço privilegiado de discussão interdisciplinar para estudantes de graduação e pós-graduação . Participarão desta edição, entre as 28 sessões, que incluem quatro minicursos, pesquisadores de 17 instituições internacionais, provenientes da Alemanha, Argentina, Cuba Estados Unidos, Espanha, Holanda, Japão, Suécia e Uruguai.
O encontro terá como palestrante de abertura Akira Suzuki, da Hokkaido University, Nobel de Química de 2010. A programação abrange nove temas principais, entre eles Fronteiras da Síntese Orgânica, Novos Métodos Sintéticos, Síntese de Produtos Naturais e Química Supramolecular (veja a programação completa aqui).
"O evento deste ano pode ser considerado um marco na história do encontro não apenas pela relevância dos palestrantes. É a primeira vez que se realiza em uma universidade do centro-oeste e terá cerca de 400 inscritos", informa Carlos Kleber Andrade, da UNB e secretário geral do comitê de organização. Ele nota que a grande maioria dos inscritos é formada por estudantes de pós-graduação da área de síntese orgânica. Para eles, a reunião é uma oportunidade de fazer contatos e serem aceitos em cursos no exterior nas mais renomadas instituições de pesquisa.