.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 939

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


29/07/2010


ETENO VERDE

Fábrica da Braskem entra em operação em agosto


         Anunciada como a primeira fábrica de eteno verde, em âmbito mundial, a utilizar matéria-prima 100% renovável, a nova unidade da Braskem localizada em Triunfo (RS) entra em operação em agosto. A indústria terá capacidade para produção de 200 mil toneladas/ano de eteno com base no álcool de cana-de-açúcar, que podem ser transformadas em volume equivalente de resina. De acordo com as informações da Braskem, essa produção irá requerer cerca de 500 milhões de litros de etanol por ano. A empresa mantém, no polo petroquímico de Triunfo, plantas industriais para fabricação de polietileno e polipropileno, e também seu Centro de Tecnologia e Inovação.
         Ao divulgar o novo produto, a Braskem ressalta que além dos benefícios ambientais, o polímero obtido por esse processo tem “características de aplicação e propriedades idênticas às do plástico tradicional, o que permite às indústrias de transformação aproveitarem seu parque fabril para processar a resina de fonte renovável”. O fato de se obter polietileno igual ao convencional significa também que ele pode ser utilizado em várias aplicações, uma vantagem sobre os demais biopolímeros, com campos de aplicação mais restritos. Os principais compradores potenciais são a indústria automobilísitca, de embalagens alimentícias, de cosméticos e higiene pessoal. Parte da produção da nova fábrica está contratada com clientes do exterior. Entre as empresas brasileiras que já firmaram acordo de compra estão a Brinquedos Estrela e a Acinplas.
         A Braskem obteve, em 2007, a certificação do produto pela norma internacional ASTM D6866-06 que identifica em uma substância o conteúdo de carbono de fonte renovável. O biopolímero resultante obteve reconhecimento internacional como os prêmios Best Innovation in Bioplastics, da revista European Plastic News, e Responsabilidade Ambiental, da Global Plastics Environmental Conference 2009, promovido pela Society of Plastics Engineers. Foi, também, um dos destaques da feira Bio Japan 2008.



Fonte: Carlos Martins (com informações da assessoria de imprensa da Braskem)

















SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299