O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançam Chamada pública que tem como objetivo o apoio financeiro a projetos conjuntos de pesquisa para o Programa Casadinho/Procad utilizando-se de recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis em instituições distintas, que estimulem a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente e visem promover o fortalecimento e a consolidação de Programas de Pós-Graduação stricto sensu de instituições nacionais.
O Programa Casadinho/Procad possui, como objetivo geral, promover o fortalecimento de grupos de pesquisa, vinculados a Programas de Pós-Graduação recomendados pela CAPES, a consolidação de Programas de Pós-Graduação stricto sensu, estimular a formação pós-graduada e a mobilidade docente e discente por meio do apoio à cooperação inter- ou intra-regional entre grupos de pesquisa de qualquer região do país vinculados a Programas de Pós-Graduação de instituições nacionais de ensino superior e/ou de pesquisa.
Espera-se com o Programa, que haja fortalecimento da interação científico-acadêmica de modo a constituir redes de cooperação, implantação e recuperação da infra-estrutura de pesquisa, o aumento na formação e na capacitação de recursos humanos.
As propostas devem ser enviadas ao CNPq exclusivamente via internet, por intermédio da Plataforma Carlos Chagas (Link), até o dia 4 de novembro de 2011. A chamada tem um orçamento total estimado em R$ 60 milhões.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq (link da notícia)