Química Nova na Escola mostra os caminhos da criatividade no ensino
Elevar a qualidade do ensino de química no ciclo médio tem sido desafio constante para os professores brasileiros. A tarefa supõe não apenas formação pedagógica especializada, mas, também, criatividade para aproximar o conhecimento científico do cotidiano dos estudantes, de forma atraente. A divulgação de como isso pode ser feito é uma das missões da revista Química Nova na Escola, editada pela SBQ. Ao longo de suas 40 edições, desde que foi criada, em 1995, a publicação vem mostrando como professores, em diversos pontos do país, inovam na busca de caminhos para ensinar química a partir de conteúdos que se integrem à vida dos alunos.
Em sua última edição, de agosto, a revista traz artigos que ilustram esse tipo de abordagem. Relata o projeto realizado com alunos do ensino médio da rede pública de Pernambuco, onde o recurso é um filme comercial que trata de assassinatos e perfumes. ("Utilização do Cinema na Sala de Aula: Aplicação da Química dos Perfumes no Ensino de Funções Orgânicas Oxigenadas e Bioquímica"). Outro texto, este de educadores do Rio Grande do Sul, olha para o cotidiano das comunidades agrícolas do norte do Estado, e estuda os processos químicos na feitura artesanal do pão, à qual está associada forte tradição cultural. ("Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um Estudo Envolvendo a Produção Artesanal do Pão").
Com o mesmo enfoque, a formação preparatória para a carreira militar oferece oportunidade para relacionar a química com as atividades do curso. É o que fizeram os autores de "Desafio Militar: Missão Dada é Missão Cumprida – Contextualização e Interdisciplinaridade na Educação Química". O artigo relata a intervenção didática na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, no Rio de Janeiro, tendo como objetivo a "simulação de destruição de uma ponte e a destruição de peças da artilharia inimiga".
Já o trabalho realizado com alunos do 3º ano do ensino médio de colégio público de Porto Velho (RO), tornou possível aos pesquisadores do ensino produzir o artigo "Bulas de Medicamentos, Vídeo Educativo e Biopirataria: Uma Experiência Didática". Tendo como origem a leitura de bulas de medicamentos, o projeto levou os alunos à discussão sobre as características desse tipo de informação para a população, a identificação de princípios ativos e funções orgânicas. Ampliando o foco, os professores exibiram o vídeo A química dos fármacos que abriu espaço para o detalhamento de conceitos, como os de síntese e interações moleculares.
A revista Química Nova na Escola pode ser acessada através do site da Sociedade Brasileira de Química, no endereço http://qnesc.sbq.org.br/
Fonte: Carlos Martins (Assossoria de Imprensa da SBQ)