.: Notícias :.
Boletim Eletrônico
Nº 998

DESTAQUES:



Logotipo

Visite a QNInt





capaQN



capaJBCS



capaQnesc



capaRVQ




Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home SBQ


06/10/2011

Estudantes selecionados por programa apoiado pelo CNPq se destacam em olimpíada de química




 

Estudantes selecionados pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, da Associação Brasileira de Química (ABQ), e desenvolvido com apoio do CNPq, conquistaram medalhas de ouro e prata na 16ª Olimpíada Iberoamericana de Química, realizada em setembro último na Universidade Federal do Piauí (Ufpi).
O estudante do ensino médio Raul Bruno Machado da Silva, do Colégio Farias Brito, no Ceará, conquistou o primeiro lugar geral e uma medalha de ouro. Também foram laureados Davi Rodrigues Chaves, do Colégio Ari de Sá, de Fortaleza (CE), com medalha de ouro; Tábata Cláudia Amaral de Pontes, do Colégio Etapa, de São Paulo, com medalha de ouro, e Daniel Arjona de Andrade Lima, do Colégio Objetivo, de Granja Viana (SP), com medalha de prata.
Das seis medalhas de ouro em disputa, metade ficou com o Brasil. Dessa forma o país repetiu o mesmo desempenho que alcançou em 2010, no México, e manteve sua hegemonia sobre as equipes iberoamericanas de química.
Participaram da competição, além do Brasil, Portugal, Espanha e outros 13 países das Américas, com delegações de até quatro estudantes.
A equipe que representou o Brasil foi selecionada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, da ABQ, e preparada por professores do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O Programa tem ações destinadas aos alunos do ensino médio e dos dois últimos anos do ensino fundamental com o objetivo de despertar e estimular o interesse pela ciência, melhorar o ensino de química e incentivar a escolha por carreiras científico-tecnológicas.
Além do CNPq também apoiam o Programa os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais informações pelo endereço http://www.ufpi.br/oiaq2011

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq





SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299