Com o objetivo de discutir questões relativas às políticas científicas e tecnológicas, com vistas à ampliação e fortalecimento da ciência brasileira, ocorreu de 14 a 16 de setembro de 2011, na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro, o Simpósio "Ciência, Tecnologia e Inovação: Visões da Jovem Academia". A programação científica do simpósio foi elaborada pelos membros afiliados da ABC, categoria criada em 2007 e que conta atualmente com 112 membros de diferentes áreas.
O evento contou com a participação de importantes representantes de agências de fomento como CNPq, CAPES, FINEP e de fundações de amparo à pesquisa (FAPs) de diversos estados. Estiveram presentes o presidente da ABC, Jacob Palis; a presidente da SBPC, Helena Nader; o vice-presidente da ABC/Regional São Paulo, Adolpho Melfi; o diretor de planejamento da FAPEMIG, Paulo Kleber; o presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman; o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, o diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima; o presidente da Finep, Glauco Arbix; o diretor do CNPq, Paulo Sergio Beirão; e o presidente da Capes, Jorge Guimarães.
A SBQ se fez presente com a participação dos acadêmicos Jailson B. de Andrade (IQ/UFBA), Hamilton Varela (IQSC/UP), Leandro H. de Andrade (IQ/USP) e Adriano D. Andricopulo (IFSC/USP). O Prof. Hamilton Varela participou da organização científica do Simpósio e coordenou uma mesa redonda sobre Critérios de Avaliação Acadêmica. Outros temas de grande interesse foram debatidos durante o evento, como (i) educação e divulgação científica, (ii) inovação, (iii) gestão e carreira científica e (iv) assimetrias regionais.
Fonte: Hamilton Varela (IQSC-USP)